O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Movimento de aids
Veja como foi o dia de Luta contra Aids em Salvador
Por Redação

 

Exposição do Grupo Gay da Bahia na Biblioteca Central dos Barris, de 1 a 12 de dezembro. Abaixo ação com a Coordenação Estadual de Aids no Dique do Tororo.

SALVADOR, 1/12/09 – O Grupo Gay da Bahia e o Centro Baiano Anti-Aids, promovem no salão de entrada da Biblioteca Central dos Barris a exposição Aids tem Solução que reúne mais de cinqüentas cartazes sobre a doença publicados no Brasil e exterior, objetos e várias marcas de preservativos. Incluindo preservativos de 55 mm que são maiores e mais largos para quem precisa de espaço e muito mais conforto na hora do sexo.

A exposição que começou hoje, marca as celebrações do Dia Mundial de combate ao HIV/Aids e fica até o dia 12 próximo, em horário comercial. O primeiro caso de Aids na Bahia foi ao inicio dos anos oitenta, de lá para cá a doença já infectou mais de 15 mil baianos, dois quais cerca de a metade já veio a falecer.

O Tema da Aids esse ano é Viver com Aids e Possível, Com o Preconceito Não. Viver com Aids é possível porque a cada dia a doença caminha para se tornar crônica, viver com o preconceito bate direto na auto estima da pessoa soropositivo.

A exposição consta de peças curiosas e enigmáticas, como um pênis de cera vermelha confeccionado em forma de vela, usado em rituais de Umbanda, certamente como ebó de cunho sexual. Nessa mesma linha afro-umbanda a exposição destaca o “Protetor Pomba Gira” um preservativo que vem envolvido em uma caixa azul com os dizeres " no jogo da paixão feche seu corpo com perfeição" , material que veio do Estado do Ceará, grande difusor da Umbanda no Brasil, o protetor Pomba Gira foi distribuído nos anos 90 entre praticantes da Umbanda naquele Estado.

Peças antigas e de grande circulação na Bahia, ao exemplo do cartaz do CBAA Negão Vivo Usa Preservativo, verdadeiro sucesso que mostra um lindo e forte negão de cueca, um cartaz do Grupo Pela Vidda, Rio de Janeiro com ilustrações do Carlos Zéfiro e finalmente uma peça histórica é apresentada na exposição. Trata-se do cartaz Assim Pega, Assim Não Pega impresso pelo Ministério da Saúde, assinado pelo Governo Sarney, isso há muito tempo atrás.

Também conta em uma das três vitrines o livro O Que é Aids publicado nos anos oitenta por Nestor Perlong pela editora Brasiliense. Segundo Luiz Mott, que fez a curadoria da exposição “ Tem a finalidade de alertar aos jovens dos riscos de infecção pelo HIV”, alertando que quanto mais cedo se falar sobre a doença, melhor.

Um dia dedicado para a prevenção do HIV e Aids

Diversos eventos aconteceram na cidade e na região metropolitana de Salvador, por alusão ao dia de combate a doença em todo o mundo. A Coordenação Estadual de DST/Aids junto com entidades da Sociedade Civil organizou uma intervenção na manhã de hoje no Dique do Tororo abordando os corredores que passavam no local.

No ato houve a distribuição de preservativos, folhetos, bandanas, camisetas todas as peças com o laçinho, símbolo de luta contra a Aids. Participaram do Evento Associação de Travestis (ATRAS), GGB, CBAA, Quimbanda Dudu e Articulação de Ongs Aids da Bahia (ABOA) e Grupo Gay de Pojuca, através de Alessandro Monte.

Instituto Conceição Macedo Lança Calendário

A Instituição Beneficente Conceição Macedo que atente crianças lançou hoje no auditório da Câmara Municipal de Salvador o calendário Lute Contra a Aids Abrace a Vida. O Evento foi conduzido pela vereadora Vânia Galvão e contou com a presença da Voluntária Social e Primeira Dama da Bahia, Fátima Mendonça, Socorro Chaves Coordenadora Municipal de DST/Aids, Simone Struraro da Coordenação Estadual de Aids. O evento começou às 8hs e terminou  as 11hs com coquetel oferecido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) na sala dos retratos.  

As fotos que ilustram o calendário mostram celebridades abraçando as crianças dos projetos do IBCM como a cantora Mariene de Castro, a cantora argentina Mercedes Sousa e outros artistas baianos. “São vinte e quatro fotos grandes e dezenas de fotos menores” disse o fotografo Marcelo Mendonça autor dos ensaios. “Grande alegria fazer esse trabalho”, conclui Mendonça. Cada calendário de mesa custa à sugestão de R$ 10, mas quem quiser ofertar mais é sempre bem vindo, toda ajuda.

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia