O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

1 de dezembro mundial de luta contra Aids
Ações de órgãos públicos e entidades marcam dia de luta em Salvador

GGB e GGLF fazem pedágio na Estrada do Coco em Lauro de Freitas. Ação distribuiu preservativos aos populares como estimulo ao uso. (foto) GGB imagem 2011.

Salvador, BA, 23h, quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

por MARCELO CERQUEIRA  marcelocerqueira@atarde.com.br

Confira também: Mobilização em Salvador
Gays se mobilizam no Dia Mundial de Combate a Aids com várias ações!

O dia 1 de dezembro mundial de luta contra a Aids em Salvador e região Metropolitana foi marcado pela grande mobilização de pessoas, entidades da sociedade civil e órgãos públicos ligados atenção, prevenção e assistência às pessoas que vivem com o vírus que na Bahia já infectou cerca de 19 mil pessoas destes 6.930 notificados em Salvador.

O Grupo Gay da Bahia (GGB) começou as suas atividades alusivas ao dia na noite do último dia 30 de novembro com a instalação de vinte faixas contendo mensagem de promoção ao uso do preservativo e incentivo ao diagnóstico precoce do vírus e incentivo a vacinação contra hepatite e HPV, este último que faz parte de uma grande família de vírus dos quais não tratados corretamente causam câncer de pênis, ânus e útero. As faixas foram distribuídas em pontos na cidade com grande fluxo de pessoas ao exemplo da Praça da Piedade, Campo da Pólvora, Porto da Barra e Campo Grande. A mensagem “Com camisinha você goza mais!” foi motivo de muito debate por parte da população que entendeu a mensagem de forma descontraída.

Durante a manhã de hoje Cristiano Santos, Otávio Reis acompanhados de outros militantes do GGB realizaram um pedágio no semáforo da Avenida Vale de Nazaré sentido Centro, ostentando faixa nos intervalos de abre e fecha do semáforo distribuindo folhetos e preservativos. Durante a tarde a partir das 14h a mesma atividade foi realizada em Lauro de Freitas na entrada principal da cidade e contou com o apoio da Coordenação Municipal de Aids, participação de militantes do Grupo Gay de Lauro de Freitas (GGLF), incluindo o presidente Alessandro Fraga e os agentes comunitários de saúde Raimundo Mário e Tânia Regina. A atividade foi elogiada pelo atual vice-prefeito João Oliveira que passou no momento e parabenizou o grupo. Ao todo foram 10 mil preservativos distribuídos e cerca de 5 mil folhetos.

Tendo em vista o resgate da história da epidemia durante três décadas o GGB mantém em sua sede social no Pelourinho uma exposição de cartazes da entidade, nacionais e internacionais de prevenção a doença ao longo dos anos. As atividades do Grupo foram encerradas às 18h com a exposição do filme documentário do grupo "Dzy Croquetes". De acordo com Cristiano Santos as ações realizadas atenderam as expectativas que foi promover a saúde através da distribuição de preservativos e incentivo ao diagnostico e vacinação contra hepatite e HPV.

Cristiano Santos observou que esse ano a mobilização foi muito mais expressiva em relação ao ano passado. Integrantes do GGB foram recebidos no gabinete do Secretário Municipal de Saúde, Gilberto José em audiência para tratar do tema da prevenção voltado para a população focada pelo Ministério da Saúde. A entidade ainda este mês deverá oficializar a cooperação com o órgão no sentido de fazer um maior incremento a prevenção da doença.

Para essa ação o GGB contou com o apoio da Coordenação Municipal de DST/Aids, projeto Fique Sabendo do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Salvador e Lauro de Freitas (ESP), Superintendência do Uso do Solo (Sucom) e Secretarias de Saúde e de Planejamento de Lauro de Freitas. Confira localização das faixas clicando nos nomes.

Praça do Campo Grande, Aflitos
Praça da Piedade, acesso ao Terminal da Lapa
Praça da Piedade
Praça da Piedade, Faculdade Economia
Campo da Pólvora
Estrada do Coco, Lauro de Freitas, acesso ao cento da cidade.

Coordenadora municipal parabeniza mobilização em Salvador

Socorro Farias atual diretora da Coordenação Municipal de DST/Aids de Salvador considerou expressivas as atividades realizadas pelas ONGs e órgãos públicos por ocasião do dia 1 de dezembro. Ela também considerou muito bem elaborada a campanha central desenvolvida pelo Ministério da Saúde focando a população de jovens. “Resgatou o olhar para uma população especifica sem colocar como grupo de risco estigmatizado” avaliou ao tempo que parabenizou todos os envolvidos no esforço coletivo de combate a Aids e promoção da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de DST mobilizaram todos os esforços para pontuar o dia nas unidades de saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais, em Dendezeiros, exibiu ás 13h30 o filme “Positivas”, de Susanna Lira, que retrata a história de mulheres em relação estável, que contraíram a doença.

Já a Unidade de Saúde da Família do Terreiro de Jesus realizou testes rápidos para diagnóstico precoce do HIV durante todo o dia. Já os profissionais da Unidade de Saúde da Família no Gamboa, juntamente com estudantes de enfermagem da FIB, fizeram palestras e atividades sobre a doença, tratamento e prevenção na sala de espera.

No período da manhã a vereadora municipal Vânia Galvão (PT-SSA) promoveu sessão solene no auditório da Casa Legislativa para e ressaltou a necessidade das ações de prevenção para evitar novas infecções do vírus. Nesse mesmo auditório aconteceu o lançamento da 5ª edição do Calendário Abrace a Vida 2012 da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) que atende crianças com HIV, resultado trabalho realizado desde 2007 pelo fotografo Marcelo Mendonça.(foto).

A frete do prédio da Prefeitura Municipal de Salvador a Pastoral da Aids da Arquidiocese de Salvador em parceria com o Grupo Cidadãs Positivas colocaram um laço vermelho, símbolo da luta, nas instalações do Elevador Lacerda que une a cidade alta com o comércio de Salvador.

O conjunto de atividades do dia foram concluídas ás 16h40 com o lançamento do laço vermelho no auditório dos Correios na Pituba. O evento em Salvador foi organizado pela Coordenação Estadual de DST em parceria com a União das Nações Unidas Contra a Aids (UNAIDS).

Dados epidemiológicos

O boletim divulgado este mês pelo Ministério da Saúde chama a atenção para públicos específicos, que têm tido comportamento diverso, ampliando o número de casos.  Ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu. Já entre os homossexuais da mesma faixa houve aumento de 10,1%.

Na população de 15 a 24 anos, entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de Aids, sendo 38.045 no sexo masculino (57%) e 28.648 no sexo feminino (43%). O número é equivalente a 11% do total de casos da doença, notificados no Brasil, desde o início da epidemia.

O avanço da doença na Bahia foi considerado estável em 2010. De acordo com os dados epidemiológicos, foram registrados 1.682 novos casos, o que representa um pequeno acréscimo de 20 casos em relação ao ano de 2009. Do começo de 2011 até o dia 30 de junho, data da finalização parcial do Boletim, foram 609 novos registros.

Desde 1980, quando foi diagnosticado o primeiro caso no país, cerca de 19 mil baianos contraíram a doença, que ainda não tem cura, mas as pessoas infectadas podem contar com o acesso universal ao tratamento e hoje em dia a estimativa de vida é similar a da população em geral.

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia