O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda do GGB
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Municipios
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Pela Vidda/SP e Abia divulgam propostas para enfrentar a epidemia da Aids entre homossexuais no Brasil


SÃO PAULO 2/06/07 - O Grupo Pela Vidda São Paulo em parceria com a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) realizaram nos dias 18 e 19 de maio o seminário “Homossexuais e Aids no Brasil: esquecer ou enfrentar?”.

Cerca de 100 pessoas, entre ativistas e membros de grupos que atuam na luta contra a Aids e no movimento GLBT, além de pessoas vivendo com HIV/Aids e técnicos dos programas governamentais, participaram do evento, que aconteceu na sede da Abong/Ação Educativa, em São Paulo.

O encontro, que teve o apoio financeiro do Programa Nacional de DST/Aids, reuniu pessoas de vários estados do País, com diversas trajetórias, experiências e campos de atuação, mas com o propósito comum de discutir os rumos da prevenção e outras ações voltadas aos homossexuais. As políticas públicas foram abordadas principalmente na perspectiva da revisão da agenda governamental de prevenção em HIV/Aids para homossexuais, em debate que reuniu representantes do Programa Nacional de DST/Aids, da ABGLT e do movimento de Aids. Também foi abordado o tema “Pesquisa, Homossexualidade e Aids”, que trouxe elementos e resultados de pesquisas que podem ser utilizados no aprimoramento das ações de prevenção.

“A prevenção em campo: o que funciona realmente?” foi o momento do Seminário que expôs atividades de campo de diversos perfis: intervenções de rua e em locais de freqüência homossexual, o trabalho dirigido a travestis e transexuais, a atuação de agentes de prevenção em projeto executado por programa governamental, e a prevenção aliada à defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV e Aids. Também foi dedicado espaço para a discussão de conceitos e conhecimentos que podem e devem ser utilizados na prevencão para homossexuais: diversidade, vulnerabilidade e soropositividade.

 A partir das apresentações dos convidados, dos debates e das propostas do público presente, no final do encontro foi discutido e aprovado em plenária documento que contém recomendações e propostas para políticas públicas e ações em HIV/Aids dirigidas a homossexuais.

 O documento a seguir, que pode ser livremente reproduzido e divulgado, é dirigido a todos aqueles interessados em assumir o problema e contribuir com o enfrentamento da epidemia do HIV/Aids entre os homossexuais no Brasil. O Grupo Pela Vidda/SP e a Abia ressaltam que as propostas refletem apenas a opinião dos presentes no seminário, que não teve caráter deliberativo nem representativo formal dos diversos segmentos e movimentos que participaram das discussões.( Das assesorias)

RECOMENDAÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS E OUTRAS AÇÕES EM HIV/AIDS DIRIGIDAS AOS HOMOSSEXUAIS


 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia