O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Bahia realiza sua II Conferência LGBT
Evento segue até domingo, 23 com escolha dos delegados que irão á Brasília representar a Bahia na Conferência Nacional em dezembro próximo.

Mesa de abertura com Secretário Almiro Sena da SJCDH. Foto (SCS/BA) 2011.

Salvador, BA, sábado 22 de outubro de 2011, 22h - por MARCELO CERQUEIRA

Teve inicio ontem 21 e segue até amanhã, 23 no auditório principal do hotel Sol em Patamares a II Conferência Estadual LGBT evento que tem como finalidade sistematizar as propostas para a promoção da cidadania, cultura e direitos humanos dos LGBT do Estado indicadas pelas quatorze territoriais realizadas nesse semestre na Bahia.

O professor Ricardo Santana um dos facilitadores do evento estadual considera que este é um momento importante para o fortalecimento da luta na Bahia “Daqui vão sair propostas que servirão de base para a construção da política LGBT na Bahia”, declarou ao tempo que considera o governo muito lento na implementação dessas indicações, feitas desde a I Conferência a dois anos passados, e ainda em sua opinião pouca coisa mudou, ao contrário a homofobia tem sido algo real e a Bahia tem se destacado nesse ponto.

O professor Santana relatou divesros casos graves de homofobia na Bahia, destacou a morte de um gay por um policial militar no banheiro da Estação da Mussurunga por motivo de resistência a prisão. O Grupo Gay da Bahia (GGB) protocolou pedido de abertura de processo na Corregedoria das Policias para averiguação do caso ainda sem resposta da Corregedoria.

De acorco com Luiz Mott um dos conferencistas da noite de ontem o governo tem uma divida histórica com os LGBT na construção da política. “É preciso criar meios de combater o preconceito, através da instituição de órgão dentro do governo que faça isso” disse Luz Mott, decano do movimento homossexual brasileiro na mesa de abertura, junto ao Secretário Almiro Sena da SJCDH e de Keyla Simpson da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT).

O momento de emoção hoje foi protagonizado pela palestrante Cida Tripodi da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Emocionada ela destacou a presença da professora Ivete Sacramento ex-Reitora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e atual Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Após terminar sua apresentação ela de forma simbolica entregou a bandeira LGBT à professora que recebeu também muito emocionada aos aplausos dos conferencistas que se levantaram em homenagem á professora.

O dia de domingo vai ser reservado para a escolha dos representantes da sociedade civil e poder público da Bahia que irão a Brasília representar o Estado na II Conferencia Nacional em dezembro próximo. A II Conferência é uma realização do Governo da Bahia autorizado por decreto do Governo Federal que determina a todos os Estados Brasileiros que realizem o evento de cidadania LGBT. Confira abaixo as fotos do evento.

Nelson Pelegrino visitou II Conferência nessa tarde
Posou para fotos, deu tapinhas em vários pescoços e foi aplaudido pela presença

O deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) marcou presença nesse sábado à tarde, 22 na II Conferência LGBT. O parlamentar aproveitou o horário do lanche dos conferencistas para distribuir abraços, beijos, tapinhas no pescoço e posar para fotos com ativistas LGBT eleitos nas quatorze conferências regionais que aconteceram no Estado. Ele chegou discretamente, mas foi logo reconhecido e aplaudido pela presença e solidariedade a causa LGBT.

Luiz Mott, decano do movimento homossexual brasileiro na escada de acesso ao auditório onde acontecem as plenárias anunciou a presença do deputado e pediu palmas por sua presença. “Palmas para a presença do deputado Nelson Pelegrino” gritou para todos ao em seguida foi destacando a atuação do deputado em defesa da causa. “Nelson sempre foi nosso aliado, sempre esteve ao nosso lado, inclusive participando de atividades de rua contra o preconceito e a intolerância”, ressaltou o fundador do GGB.

Na escada ao lado de Mott Pelegrino fez mine discurso e desejou boas vindas aos participantes, destacou seu trabalho como Secretário de da SJCDH e declarou que o seu mandato de deputado federal está à disposição para encaminhar as demandas dos LGBT da Bahia tiradas na Conferência. “Tenham em mim um aliado da causa de combate a homofobia”, declarou o deputado que é membro da Frente Parlamentar LGBT no Congresso Nacional.

Meninos e transexuais suspiraram com a presença do parlamentar que é considerado um dos mais "gato" do Partido dos Trabalhadores. “ Nossa, ele é um tipão”, declarou Milena Passos presidenta da Associação de Travestis de Salvador (Atrás) a sua colega Ranella também integrante da entidade que na Conferência se apresentou como representante das colegas que batalham.

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia