O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Movimento
Gays vão as ruas em Brasilia na 12 Parada
Por Redação

 

SALVADOR, 24/07/09 – Domingo dia 19 passado aconteceu em Brasília a 12 Parada LGBT da cidade sede do poder no Planalto Central. O evento foi organizado pelo Grupo Estruturação com quatro trios elétricos animando a moçada. O evento começou com a concentração na Quadra 111 Sul a partir das 12hs já começava a chegar uma galera. Parada comportada, com pouca extravagância seja no discurso dos militantes ou na postura pouco escandalosa dos participantes.

As 15hs houve abertura com execução do Hino Nacional sem muita falação em cima do trio principal que teve a coordenação do Miltom Santos líder gay local. Cerca de 16hs a parada passou pela rodoviária e logo em seguida pela entrada da Esplanada dos Ministérios. Na Rodoviária muitos militantes usaram do microfone para discursar. Marcelo Cerqueira do GGB estava presente e foi convidado tanto pelo trio principal, quanto pelo terceiro trio sob a coordenação do ativista Michel Pratini. “ Foi uma sensação boa falar sobre a nossa luta na sede do poder do Brasil”, disse Cerqueira.

No seu discurso ele destacou que apesar do presidente Lula comparecer a Conferencia GLBT, segurar a bandeira e ter se manifestado de forma simpática e empenhada os Ministérios, Secretarias e outras repartições não fazem o mesmo, pois ainda existe muita homofobia nas instituições, salvo espaços humanizados pelos GLBTs como o Ministério da Saúde e Cultura. Os demais precisam ter um pouco de sensibilidade na luta contra a homofobia e começar a lição de casa.  

Já a noite ao fim da 12 Parada Gay houve festa no Parque da Cidade para compensar a festa da véspera da Parada que não foi muito bem sucedida de público. A festa de domingo lotou apesar do frio intenso que fazia naquele local a noite inteira.

Toni Reis da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT) esteve presente no trio oficial junto com Eduardo Barbosa do Programa de Aids do Ministério da Saúde. Poucas autoridades apareceram ao evento, conforme informou o Estruturação muitos foram convidados. A parte os malhados divulgando o site Parou Tudo, algumas travestis fazendo a sua política do corpo, muitos vestidos de cotidiano e felizes brincando abaixo da bandeira do arco íris.

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia