O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  


Por Marccelus Bragg

Sua Alterza a Européia

Uma das mais importantes celebridades internacionais e quem representa muito bem o estilo de vida das Européias, ela a Embaixatriz July de Glamour.

Sua alteza a “Européia”!

Por Marccelus Bragg.

Se existisse uma premiação, alguma homenagem ou aquela celebração especial, nós a batizaríamos de “ Troféu A Européia”.  A palavra “Européia” em nossa Comunidade Gay ganhou contornos que tem pouco a ver com quem nasce ou quem reside no velho continente. Mas, de uns tempos para cá, se tornou uma condição social relevante. Um ítem a mais na bagagem de gente que circula pelo mundo e que não passa despercebida. A essência do termo ganhou um status importante e virou uma qualidade, um adjetivo de muito valor. Normalmente a designação “Européia” é dada a quem tem uma projeção na Comunidade Gay local e se refere as personalidades que transitam entre os gêneros; podendo pertencer  esta pessoa ao grupo das transformistas, das crossdressers, transexuais ou das travestis.

Ao contrário do que muita gente imagina, ser “Européia” significa alguém que está batalhando muito para conquistar o seu lugar ao sol ou quem já se estabeleceu socialmente como uma pessoa “vitoriosa”. A "Européia" é uma criatura contemporânea, se utiliza dos recursos da modernidade como a tecnologia da era digital, acompanha ou cria a sua própria moda e entende como niguém da estética feminina. A verdadeira "Européia" não mostra desequilíbrios de personalidade, quase sempre está maravilhosamente apresentável e não passa despercebida em nenhum local e o básico, mantém o nível do diálogo sempre elevado.

O QUE É SER “EUROPÉIA”?

0 -  Ter algum tipo de vínculo com a Europa.
1 – Ser artista ou demonstrar interesse para com as artes em geral
2 – Ser alguém com a simpatia e a aceitação social verdadeiras
3 – Formar opinião e se destacar no seu meio, sempre de maneira positiva.
4 – Manter o contato com as suas raízes. Estar informada sobre os acontecimentos da sua cidade, do seu país e da sua gente.
5 – Demonstrar generosidade e zelo para com as outras pessoas trans.
6 – Integrar um grupo que pode ser o das travestis, das transexuais, dos transformistas ou das crossdressers.
8 – Ser  possuidora de um histórico de vida interessante. Ter assuntos bons sobre si mesma. Despertar o interesse coletivo.
9 – Saber sobre a sua própria condição de trans. Ter consciência da sua natureza e cuidar-se em todos os sentidos.
10 –  Se comportar com altivez, honestidade, naturalidade e educação.

11 - Ter uma cultura mínima que a permita ter desenvoltura entre os continentes em que transita. [Por exemplo saber um pouco do idioma, da história e da atualidade - tanto do seu país de origem quanto daquele em que resolveu residir]

Se você possui pelo menos 05 [cinco] das características acima então você é uma "Européia"

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS “EUROPÉIAS”?

Na realidade, a condição de “Européia” virou sinônimo de poder e de projeção social. Muitas das nossas iniciantes trans, principalmente as mais jovens se espelham ou sonham em se tornar uma “Européia” . Para tanto, estas personalidades  que povoam a imaginação e até se tornam realidade, são símbolos de uma existência, as vezes invejada, mas todo o tempo,  importantes porque influenciam e formam opinião em nosso meio GLS. Sem que as próprias "Européias" saibam, elas são sem querer o espelho de uma Europa trans que significa marcas famosas, roupas de grife, perfumes caros, paisagens belas, corpos turbinados, contas bancárias, apartamentos com piscina, maridos escolhidos, etc.

O MITO DAS “EUROPÉIAS” PASSADO À LIMPO, QUEM É QUEM:

Selecionamos várias celebridades trans que de alguma forma representam o status de “Européias”. Elas preenchem vários requisitos que as fazem festejadas, respeitadas e muito importantes na cena Gay da nossa cidade.

Nós do Portal Marccelus prestamos a nossa homenagem a essas fantásticas personalidades e são elas, que à distância ou não, mantém vivos o estilo de vida trans, a visibilidade constante e alicerçam a diversidade sexual e de gênero em nosso mundo GLS.

A NOSSA SELEÇÃO ESPECIAL

DAS RAINHAS EUROPÉIAS :

JULY DE GLAMOUR - Ela personifica a condição de Européia. Tem estilo e excelente bom gosto, conhece profundamente a cultura trans na Europa, não esquece as raizes baianas, colabora com a arte do transformismo representando a sua personagem divinamente bem e como mecenas ajuda as artistas iniciantes. Tem uma personalidade forte, é bastante respeitada enquanto empresária da moda e estilista de sucesso. Quando vem ao Brasil deixa a sua marca e o seu nome é uma referência internacional.

 

 

 

 

 

SIBILA BAIANA - Esta é uma das mais amadas das nossas Européias. Ela tem um altíssimo astral, está sempre antenada com os acontecimentos na cena Gay de Salvador, é excelente filha e amiga e construiu em torno de si laços de ternura jamais vistos. No quesito emoção é insuperável.
DAYANNA FERRÉ - Discretíssima, se veste com um requinte de fazer inveja, não exagera nos atributos e muito menos nos adereços e chegou a ser consagrada como uma verdadeira socialite no meio. Se expressa com finess e os seus modos são os de uma pessoa superior. Ela é adepta da grife John Galliano, quer mais?

 

DIVINA VALÉRIA - A mais internacional das nossas travestis. Surgiu no cenário artístico nos anos 60. Se divide atualmente entre Paris e Salvador e para os baianos é uma celebridade incontestável. Esta é uma "Européia" de fama adquirida através do seu canto e da sua arte. Recentemente foi uma das atrizes do filme "Cidade Baixa" ao lado do Lázaro Ramos e da Alice Braga. Atualmente participou do Show Meia Noite se Improvisa no Teatro Vila Velha.

 

CHADÊ - Uma moça misteriosa, que não fala muito e não se expõe. Mas cuja a presença "causa"! Ela é bonita, inteligente, possui coisas boas e se tornou uma executiva de sucesso. O seu grupo de amigas é selecionadíssimo e mais das vezes, abre um precedente para visitar as nossas boates e assistir aos Shows locais. Enfim, uma das "Rainhas Européias" mais sofisticadas.

 

PÂMELA CLOSE - Cujo arsenal de qualidades passa pelo seu carinho extremado a familia. Casou-se de véu e grinalda com um estrangeiro, pesquisador e compositor de música eletrônica, adora os felinos [gatos] de raça pura; é dadivosa e nos deu de presente um Show na Boate Tropical após 10 anos afastada da cena soteropolitana.

 

JÉSSICA BRENDHER - "A Bonequinha de Luxo", é uma surpresa máxima entre nós. Ela vem de férias para Salvador e não descansa, faz Shows, promove espetáculos e participa ativamente de todas as atividades artísticas que envolvam o transformismo. Não é egoista, ajuda e colabora com o que for preciso para o sucesso de uma demonstração de nível. Está sempre muito arrumada, fala comedidamente, costuma agradecer e ser gentil com as pessoas e acima de tudo, faz uma falta enorme quando volta para a Europa.
MARINA GARLEN - Por muito tempo "Européia", agora, baiana de vez! Essa "Menina Moça" sapeca e divertida resolveu não sair mais de Salvador e se tornou a apresentadora de plantão e para quase todos os eventos inusitados. Ela está sempre alegre, continua motivando as outras pessoas e a sua presença de palco, com experiência que tem, tem crescido muito. A Marina é uma estrela inconfundível !

 

MADELEINE D'CHAMPS - Sempre que vem à Bahia participa ativamente de Shows temáticos, dessa vez ela roubou a cena com a sua chiquérrima participação no sketch "O Viado veste Prata" no palco da Boate Tropical.

 

 

 

PALOMA - Empresária, recentemente abriu mais um empreendimento de Beleza em Salvador, reside num endereços mais chiques da capital baiana, é uma hostess elegantíssima, recebe muito bem, as suas festas são inesquecíveis e a julgar pelo Mascote da raça WEST HIGHLAND WHITE TERRIER todos já advinham: a Paloma é realmente uma Rainha!
GINA SANCHEZ - Essa é de verdade uma "Européia". Ela é espanhola das Ilhas Canárias, mas tem uma verdadeira adoração por Salvador. A maioria das suas verdadeiras amigas são brasileiras e está nos seus planos morar na Bahia. Quando aqui esteve no últim verão, ela nos encantou com o espetáculo "Noites Canarianas" cujo figurino riquíssimo e tradicional foi uma grande lição de folclore internacional. Esta é uma Européia nata que ama a nossa gente e o nosso país.

 

 

 

 

SHIRLEY VALENTINE - Com esta foto, tal uma princesa de contos infantis, podemos avaliar o quanto esta moça tem valor entre nós. A Shirley é a primeira-amiga da apresentadora Bagageryer Spielberg e de lá da Italia ela exerce com a sua capacidade de avaliação uma influência enorme nos concursos de Misses. A sua opinião é levada à sério e a Shirley já foi chamada de "Rainha dos Strasses" por causa dos seu figurino riquíssimo.

 

FABIANNE CASTRO - Falar de "Européias" sem falar de riso, alegria e descontração é muito chato. Essa linda mulher comemorou o seu aniversário no Âncora do Marujo e fomos presenteados por uma linda página da existência humana. A Fabianne tem ao seu redor pessoas interessantes e muito, bastante para contar. Ela é uma simpatia de "Européia" e sabe ser flexível, está em todos os lugares e não faz pose de difícil. Ela faz o seu momento!

 

 

 

DIKA RIOS - Os relógios da cidade deram Stop! As horas demoram a passar! O tempo está sendo contado para o regresso desta nossa estrela do transformismo, ela que irradia toda a melhor energia do mundo. A Dika Rios é uma das artistas que mais atua na noite Gay local. Sem falar que o seu telefone não para, todos querem convidá-la para fazer espetáculos. Integrando a nossa lista de Rainha Européias, a Dika Rios, uma celebridade que não pode faltar.

 

SABRINA STILLO- Contemporânea de artistas oriundas da antiga Boate IS KISS em Salvador, passou pelas décadas de 80 e 90 possuindo um brilho exemplar. Recentemente foi Homenageada na Italia como la vedette della serata pelo Domenica Tropicale. Ela apresenta e promove espetáculos com artistas transformistas no espaço Central Brasil.

 

ROBERTA LERROUX - Nascida baiana, com as feições e origem indígenas relacionadas aos Pataxós, essa agora realizada 100% Mulher é uma pessoa que tem a sua base nos Cantões suiços mas que percorre o mundo fincando empreendimentos do seu mundo empresarial. A Lerroux sabe unir o útil ao agradável, se diverte muito e tem sempre uma amor à altura da sua natureza solidária.

 

 

BRENDA PONDÉ - Essa estilista, cenógrafa, maquiadora, artista transformista e linda mulher é uma referência nas artes e na cultura trans do além-mar. Ela é a responsável pelos mais sofisticados e ricos vestidos de noite e por fantasias temáticas usados por especialíssimas modelos ou quem tem um gosto acima da média. Brenda Pondé é uma das nossas Rainhas porque constituiu em torno de si a fama do trabalho de qualidade, de excelência criativa e inquestionávelmete belo.

 

 

 

 

RAINHA RAYANNE - Esta é a MUSA de Sergipe, está à altura em representar as trans altruistas e dignas de Aracajú. Ela tem participado de eventos baianos, tem promovido com a sua beleza e corpo perfeito a visibilidade internacional para as travestis e está sendo aguardada com muita saudade. Esperá-se que ao regressar muita animação e mais agitos aconteçam ao longo da Praia de Atalaia e a expectativa que mais preocupa é sobre as suas roupas maravilhosas e o glamour do seu séquito de amigas "Européias".

 

ANDRÉA CAMARGO - Uma das Deusas de Milano, forma opinião, está sempre cercada de amigas muito bonitas e sempre é esperada com ansiedade em Salvador. A Andréa é um nome consagrado nas listas de celebridades trans que se frequentam na Italia e nos paises vizinhos. Ela é dedicadíssima a sua própria aparência, não costuma repetir figurino e está presente nas melhores festas ou acontecimentos sociais do meio.
ROSANA MIGLER - Essa é uma jovem Rainha Européia, sinceramente, uma das nossas eternas Misses. Ela é inteligente, tem a lógica da consciência trans no seu dia à dia. É antenada com a realidade cultural da cidade de Barcelona onde vive e frequenta ONGs pelo respeito e pela dignidade cidadã das travestis e das transexuais. Linda e carismática, a Rosana Migler ocupa um lugar cativo no imaginário soteropolitano pois foi uma das nossas mais bonitas e elegantes Misses saida dos concursos da Bagageryer. Excelente em muitas qualidades dentre elas a de ser uma ótima filha a Rosana Migler é uma das melhores "Européias" que possa existir. Um símbolo!
MAE MATTOS - Estamos falando de um mito, mistério ou de uma lenda viva, de alguém que desapareceu por completo da cena GLS da Bahia, mas que nunca e jamais será esquecida. Nos anos 90 essa empresária, recém chegada da Suiça, enfrentou o desafio e manteve aberta a antiga Boate Holmes e a todo custo, com muita dificuldade mas cheia de criatividade, deu continuidade ao espaço artístico daquela casa de espetáculos a que hoje se tornou a Boate Tropical. Sobre essa inesquecível guerreira todos só possuem boas recordações. Ela, durante o tempo em que comandou a cena Gay na Gamboa, o fez com uma maestria singular. Refinadíssima, jamais se viu a MAE tomar atitudes que não fossem as da educação, do respeito as pessoas e acima de tudo, com os atos de uma grande e memorável Rainha Européia. Onde quer que ela esteja agora, saiba pois, que as nossas recordações e o carinho são de todos os que frequentaram a sua Boate e que ela, em nossa terra, só tomou as iniciativas do bem!
STEFANY SIMPSON - Quando não houver nenhuma estrela na terra ela brilhará no Céu, absoluta e radiante porque tem luz própria! Assim é a tragetória desta baiana, cada vez mais bonita que tem, nos dois Continentes um seleto grupo de fãs. Muito cheia de si, a Stefany tem a total segurança das escolhas. Por um capricho divino a beleza lhe cai bem e ela se tornou uma das mais sofisticadas das nossas Rainhas Européias. Para sua Magestade, aplausos e aplausos!
MARCELA VERISSIMO - Como a genealogia real não para de crescer, na lista das beldades contemporâneas há que se colocar o nome desta Rainha que nos últimos tempos tem se esmerado em participar de eventos ao lado dos seus súditos. A Marcela Veríssimo nesta última temporada baiana foi participante ativa das nossas atividades artísticas. Ela ganhou um especial no Âncora do Marujo, realizou um evento de confraternização regada à "Feijoada da Edileuza", personificou a arte do transformismo com números ensaiados, se mostrou em clássico figurino e de quebra, contrariando a sua timidêz, sorriu bastante e interagiu com todos com muita simpatia.(SALVADOR,BA, 13/09/09
   
   
   

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia