O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

V EGHON
Homossexuais se reúnem em Natal até domingo próximo
Por Redação

Luiz Mott, fez palestra de abertura do V EGHON em Natal, ao lado de Toni Reis presidente da ABGLT Nacional.

 

NATAL, RN 6.08.09 - Começou hoje em Natal Rio Grande do Norte a V Edição do Encontro de Grupos Homossexuais do Nordeste. São mais de cento e cinqüenta participantes oriundos dos Estados Nordestinos e convidados de fora que vieram de seus estados para proferir palestra e trocar experiências de militância com os ativistas nordestinos.

Abertura solene ocorreu às 19hs de hoje com a presença de todos os participantes na plenária e na mesa as presenças de representantes do Estado e Município, Luiz Mott fez a palestra de abertura, palestra magna. Ele falou da importância do movimento na região e mostrou detalhes da perseguição aos homossexuais ao longo da historia do Brasil.

Um dos destaques da noite foi após apresentação de boas vindas da mesa, alguns políticos fizeram uso da fala, a vereadora Sargento Regina se assumiu lésbica e destacou que não poderia omitir algo que é parte de sua vida. “Eu sou lésbica” disse.

Toni Reis, Fernanda Bevenute e Roberto Barbosa do Programa Nacional de DST e Aids também fizeram parte da mesa de abertura. Estava presente também o ativista Léo Mendes de Goiânia. A Bahia marcou presença com a maior delegação do evento, cerca de 27 participantes de Salvador, Itabuna, Mata de São João, Pojuca, Passé, Camaçari entre outros. Militantes dos grupos Atrás, Gritte, GHP, GGLF, Grupo Gay de Pojuca, Humanus, Licoria Ilione, projeto Esperança, GGB, Grupo Adamor, GGC, CBAA e Quimbanda Dudu. O evento segue até o dia 9 domingo próximo.

Declaração de votos para nova eleição da ABGLT. Dantas, um dos organizadores do evento declarou voto para a presidência da ABGLT para a lésbica carioca Ione Lindrig que também marca sua participação no evento. Já Mott em sua fala disse que há três homossexuais importantes na História do Movimento no Brasil, são eles, João Antonio Mascarenhas, o próprio e Toni Reis, pessoas que mais se dedicaram a causa nesses últimos trinta anos, Mott declarou-se partidário de Toni Reis a presidência da Organização ABGLT.

O evento é um esforço dos regionais são eles; Grupo de Afirmação Homossexual Potiguar, Fórum LGBT Potiguar, Associação Potiguar pela Livre Orientação Sexual, (APOLOS), Grupo de Articulação Lésbica do Rio Grande do Norte, (GAL), Grupo Oxente de Libertação Homossexual, Associação de Travestis do Rio Grande do Norte. Comissão Política formada pelos Grupo Licoria Ilione, Algas, GGAL, GHC, Mel, Apolos, Miridiba, Atraque e Lema.

O EGHON tem a finalidade de fortalecer grupos e ativistas da região Nordeste com conteúdo político, cultural e de saúde voltada para implementação de ações para o segmento. (Marcelo Cerqueira, direto de Natal, Rio Grande do Norte)

Confira também matéria e fotos abaixo

V EHGON promove debate sobre saúde homossexual

Segue pelo terceiro debatendo saúde, cultura e direitos civis

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia