O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Já é carnaval cidade

GGB abre inscrições para XIII Concurso de Fantasia Gay da Bahia
Editoria local Salvador, Ba, 8.01.2010


 

Cartaz divulgação do evento. Primeiro lugar recebe 4 mil de premiação em dinheiro.

 

SALVADOR, BA 8/01/2010 – O Grupo Gay da Bahia (GGB) abre inscrições para os interessados em participar da XIII edição do Concurso de Fantasia Gay da Bahia que acontece na segunda-feira do carnaval da Bahia. A entidade vai premiar as seis primeiras fantasias na categoria única de originalidade o prêmio para o vencedor em primeiro lugar é de 4 mil reais. No total serão distribuidos 13 mil reais em prêmios entre os classificados.

O XIII Concurso de Fantasia Gay da Bahia é aberto à participação de qualquer pessoa independentemente de sua orientação sexual, apesar de ser um evento gay. De acordo com a entidade o evento tem a finalidade de possibilitar um momento no carnaval da Bahia onde os homossexuais possam mostrar suas criações artísticas e culturais, especialmente aqueles que possuem essas características e atributos. Para o evento na segunda-fera do carnaval a partir das 18hs será armada uma passarela na Praça Municipal onde os participantes devidamente inscritos possam desfilar suas criações.

O critério de eleição das melhores fantasias será por julgamento que deverá levar em conta a beleza, elegância, simpatia, desenvoltura na passarela, postura, andar, exuberância e sensualidade de cada candidato (a). A entidade adianta que em caso de empate os jurados deverão avaliar a qualidade da fantasia e dos materiais utilizadas e por fim o custo avaliado da fantasia para o desempate. No ano de 2009 os temas relacionados à natureza e ao meio ambiente e a religiosidade popular afloraram na passarela. O GGB não indica um tema especial porque prefere deixar por conta da criatividade do candidato.

Os jurados do XIII Concurso de Fantasia Gay são escolhidos entre a comunidade gay e pessoas de expressão na sociedade baiana. Já foram jurados em concursos anteriores a primeira dama da Bahia Fátima Mendonça, Moema Gramacho, os artistas Francisco Santos, J Cunha, babalorixa Bel de Oxum, Verinha Luedy entre outros.

O XIII Concurso de Fantasia Gay da Bahia tem apoio da Prefeitura de Salvador através da Saltur. Ficha de inscrição e regulamento estão disponíveis no site da entidade. Veja como participar clicando AQUI.

Confira também - Edvaldo dos Santos "devagar com o andor" vence na praça

Comemoração de 30 anos do GGB durante desfile de Fantasia Gay

Para pontuar os 30 anos da entidade considerada pelo cantor Caetano Veloso Orgulho da Bahia o GGB vai celebrar aniversario em pleno carnaval da Bahia na Praça Municipal. O bolo de aniversario com a marca de 30 anos vai ser cortado durante o desfile e a entidade quer reunir os fundadores e primeiros militantes remanescentes que apagarão as velinhas do bolo com as cores do arco íris, mesma marca divulgada na última Parada Gay promovida pelo GGB em outubro do ano passado. O GGB foi fundado em 29 de fevereiro de 1980 em Salvador.

Inicialmente as reuniões da entidade aconteciam no Relógio de São Bento na sede do jornal anarquista Inimigo do Rei, por mais de dez anos funcionou na Escadaria da Barroquinha, no mesmo prédio onde morou o cantor Gilberto Gil e jornalista Silvio Lamenha, seguido mudou-se para um Casarão a Rua do Sodré, 45 no Largo Dois de Julho, ao lado do tradicional Colégio Ipiranga.

De lá para cá funciona desde o inicio dos anos noventa na Rua Frei Vicente, no Pelourinho. Entre as ações da entidade ao longo desses anos destaca-se a distribuição de mais de 1,5 milhões de preservativos masculinos, a inserção na Lei Orgânica Municipal de Salvador da proibição de não discriminar pessoas em virtude da orientação sexual, em 1985 coleta de dezesseis mil assinaturas para retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde com assinaturas de personalidades como Ruthe Cardoso, Ivete Vargas, Fernando Henrique Cardoso, Ulisses Guimarães. O GGB também é primeiro grupo a fazer prevenção do HIV a partir de 1983, primeiro a ter utilidade pública municipal e registro de sociedade civil no Brasil.

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia