O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Belas Artes

O colorido das saunas e esquinas pintado por Hamilton Lima
Da Assessoria



Dois trabalhos do artista em exposição no Teatro Gamboa, confira.

 

O universo dos garotos de programa é retratado na exposição aGOSTO do FREGUÊS, de Hamilton Lima. O artista plástico iniciou a concepção desse trabalho desenhando os michês numa sauna em Salvador, no intervalo dos banhos a vapor, entre os drinks e conversas sobre cinema europeu, ele sacava caneta, papel e se punha a esboçar. O resultado dos traços e das cores de Lima pode ser conferido a partir do dia 04.08 (segunda-feira), às 20 horas, na Galeria Jayme Fygura, localizada no Teatro Gamboa Nova. Durante o vernissage, aberto ao público e gratuito, acontece um recital de poemas homoeróticos e performances artísticas. 
Em aGOSTO DO FREGUÊS,  o artista plástico traz  vinte telas coloridas com homens de corpos trabalhados e expressões fortes, com idade entre 18 e 30 anos. Ao fundo, as paisagens urbanas ou as paredes de ambientes fechados se embaralham com trechos de poemas de Caio Fernando Abreu, Alan Ginsberg e Glauco Mattoso, com frases de João Silvério Trevisan, anúncios de encontros amorosos. As telas pintadas em alto contraste utilizam técnica mista de tinta acrílica, colagem sobre tela e papelão, uma influência marcante da pop art em junção com os quadrinhos eróticos Carlos Zéfiro e Guido Crepax.  

Os modelos do artista não ficaram circunscritos às fronteiras da sauna, o artista também se inspirou nos profissionais do sexo que atuam nas ruas da capital baiana e na paulicéia. “Eu acho a noite colorida, sei que a prostituição não é conto de fadas, por isso não pretendo glamorizar, mas não posso tirar a beleza das pessoas”, afirma Lima. A prostituição chamou a atenção dele na década de 1990, quando foi apresentar a peça Morangos Mofados, em São Paulo e ficou hospedado no bairro da Bela Vista. Quando retornava do teatro, passava a observar o comportamento das prostitutas, travestis e de outros personagens da noite que chamavam sua atenção.

Ao ser questionado sobre a marginalidade que permeia esse universo, Lima responde: “Não me interessa a barra pesada, quero que sexo seja felicidade”.    
Formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Lima é ator, cenógrafo e figurinista. Realizou mostras coletivas em Itapetinga, onde morou, e mostras individuais em diversos espaços culturais de Salvador. A exposição anterior, intitulada Velhas, novas histórias, coletânea de desenhos feitos na década de 1980, foi realizada no Espaço Cultural Casa da Mãe, em setembro do ano passado. Nas artes cênicas, com a Companhia Teatral Avatar, participou das montagens Morangos Mofados, direção Paulo Atto e Fernando Guerreiro; Viva o Povo Brasileiro, direção Wagner Salazar, dentre outros espetáculos. Ele também criou cenários e figurinos para as montagens O Escorial e A Pedra do Meio Dia, direção Ednilson Mota e o cenário de Zona Contaminada, direção Antônio Marques.

.Serviço:
O que: aGOSTO DO FREGUÊS, de Hamilton Lima
Galeria Jayme Fygura, Teatro Gamboa Nova
Quando: 04/08 até 31/08
Horário: De quinta a sábado, das 19h às 21h e aos domingos, das 16h às 18h.
Entrada gratuita
Informações: (71) 3329-2418

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia