O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Parada Gay no Paraíso de Arembepe

II Parada Gay da Vila de Arembepe em Camaçari,BA
A Parada é uma parceria do GGB, Arembepe Arte Viva e com apoio da Prefeitura de Camaçari
Da Assessoria da Parada



Cartaz que divulga a Parada Gay de Arembepe prega o amor e a liberdade símbolo imaginário da simpática e paradisíaca Vila de Pescadores que ficou conhecida no mundo inteiro como paraíso ecológico dos alternativos e modernos.

 

 



Vista do Paraiso - Panoramica da Aldeia, banhada pelas águas escuras do Rio Capivara.

 

 

 

 

SALVADOR, 15/10/07 - Tá confirmado, ou melhor, tudo dominado para a II Parada Gay de Arembepe, paraíso tropical da Costa dos Coqueiros no dia 18 de novembro, um domingo. Graças à parceria do Grupo Gay da Bahia (GGB) com o movimento Arembepe Arte de Viva e o total apoio da Prefeitura de Camaçari vai ser possível realizar a segunda edição do evento com todo o glamour e pompa que a vila de Arembepe merece.

O tema da Parada Gay é “Viva o Amor e a Liberdade” escolhido a partir de uma reunião com representantes da prefeitura de Camaçari, do Grupo Gay da Bahia (GGB) e do Movimento Arembepe Arte Viva. A concepção visual das peças é do artista gráfico Carlos Vilmar a pedido do GGB.  As peças gráficas são cartazes, folhetos e out-dors. “A idéia é de que muitas pessoas de outras localidades possam vir participar do evento” disse Manú do Arembepe Arte Viva.  “A última parada foi um ensaio do que promete ser essa com o apoio do GGB e da prefeitura de Camaçari” destaca.

A concentração do evento acontece a partir das 10hs da manhã de 18 de novembro no centro da Vila de Arembepe. Na programação um palco armado onde vão acontecer shows de transformistas, bandas locais e da região.  A partir das 14hs dois trios elétricos um com música eletrônica e outro com banda musical vão conduzir a multidão as ruas da cidadezinha. A previsão é de terminar o evento com shows no palco às 21hs.

A Vila de Arembepe é considerada um dos sete paraísos do município de Camaçari. Saindo de Salvador fica cerca de 40min de carro, seguindo pela estrada do Coco, logo após Lauro de Freitas.

Saiba mais sobre Arembepe

Nos anos 60, no auge do movimento hippie, começou a circular a idéia das comunidades alternativas. Vilas erguidas no meio do nada com casinhas auto-suficientes onde os bichos-grilo comeriam hortaliças e viveriam sua vida de paz e amor. Os Mutantes construíram a sua, na Serra da Cantareira, em São Paulo. Na Bahia, aparentemente, os hippies eram mais espertos e se pirulitaram para o litoral, onde desbravaram ao menos três destinos acachapantes (ops!): Trancoso, Itacaré e Arraial d'Ajuda.

Mas na verdade, o destino hippie mais famoso da Bahia (e talvez de todo o Brasil) é Arempebe, a 42 quilômetros de Salvador. A fama é merecida: em 1968, de férias no país, Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, se cansaram do cerco dos papparazzi cariocas e se mandaram para a Bahia. Lá, tostaram suas peles brancas sob o sol da isolada Arembepe e conheceram terreiros de umbanda em Salvador. "(Os baianos) têm uma visão incrível do mundo, nada parecida com aquela visão estreita com que estamos acostumados", declarou Jagger à revista Esquire alguns meses depois. A experiência "exótica" renderia até uma música, "Sympathy for the Devil", que definiram como um "samba louco". Dois anos depois dos Stones, Janis Joplin esteve no Brasil e também fez a rota Rio de Janeiro-Arembepe, de moto.

Atualmente, existe uma comunidade hippie no mesmo local, vivendo como nos anos 70, plantando mandioca e vendendo artesanato para os turistas na Praia de Arembepe. Ironicamente, a vila hippie é um dos pontos turísticos mais famosos do local. Nada que rivalize com as belezas naturais, claro. Em toda a cidade de Camaçari existem áreas de proteção ambiental - como na Bacia Hidrográfica do Rio Joanes I e do Rio Capivara.
A Praia de Arembepe é uma das mais belas de toda a (naturalmente bela) Costa dos Coqueiros, com ondas mansas e piscinas formadas nos recifes. Os hippies podem ser malucos, mas de bobos não têm nada. (Matéria publicada na revista Viagem e Turismo Ed. 97b - 01/11/2003).

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia