O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Líderes Gays do Brasil se reúnem no I Encontro Nacional da ArtGay em Natal
O evento teve como tema central “País rico é país sem gay excluído”

Salvador, BA, sexta-feira, 22h, 19 de agosto de 2011

Lideres gays do Brasil se reuniram de 14 a 17 de agosto na cidade de Natal, Rio Grande do Norte durante o 1º Encontro Nacional da Articulação Nacional de Gays para debater os avanços e retrocessos do Movimento em todo o Brasil. O tema escolhido para o debate foi “País rico é país sem gay excluído” proposto pela entidade que tem como líder o ativista gay de Goiânia, Leo Mendes.

O evento buscou abordar de forma profunda assuntos como segurança pública, saúde, juventude e terceira dade, assistência social e educação como direitos dos gays e dever do Estado oferecer espaço de convivência e acolhimento dos jovens LGBT nas escolas públicas de todo o Brasil. Um ponto do debate foi a “censura” do Projeto Escola Sem Homofobia que causou a reação de setores conservadores da sociedade e acabou sendo vetado pela Presidente Dilma Roussef.

Ainda não existe no país uma política voltada para homens gays e as iniciativas ainda são muito tímidas. “A fundação da Articulação Nacional de Gays e o Encontro foram passos iniciais para uma política voltada exclusivamente para essa população” afirma Leo Mendes, diretor da instituição. De acordo com Mendes não se trata de um cisma mas, acredita ele que homens gays tem especificidades em diversos aspectos, especialmente em questões relativas a saúde.

Durante o evento foram empossadas representações regionais. Da Bahia foram eleitos Ícaro Ceita do Grupo Adé Diversidade ao cargo de coordenador nacional Nordeste, Rafael Myranda do Grupo Contra o Preconceito de Simões Filho ao cargo de coordenador nacional pelo Nordeste da juventude e Alexsandro Barbosa como coordenador estadual da entidade na Bahia Além de representantes governamentais do Governo Federal participaram ainda, Diva Basílio representante a Secretaria Nacional da Juventude, Luiz Mott antropólogo fundador do Grupo Gay da Bahia e Decano do Movimento Homossexual Brasileiro.  (Marcelo Cerqueira com informações de Rafael Myranda do Grupo Contra o Preconceito de Simões Filho).

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia