O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Assassinatos de homossexuais e travestis é tema de livro
Obra inédita faz análise das mortes

Salvador,BA, quarta-feira, 17 de outubro de 2012 - Da Assessoria do livro

Ilustração: reprodução da capa do livro

Uma obra que analisa a tríade Estado, sociedade e famílias em face dos assassinatos que vitimam lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e outras(os) transgêneras(os) - LGBTTT - no Brasil acaba de ser disponibilizada para pré-venda em todo o país. Trata-se do livro “Assassinatos de Homossexuais e Travestis: Retratos da violência homo(trans)fóbica”, de autoria do advogado e professor Enézio de Deus.O livro pode ser adquirido com valor promocional até o dia 31 de outubro, através dos e-mails da editora. O lançamento oficial na Bahia será no dia 19 de outubro, na sede da OAB-Bahia, nos Barris, durante o I Seminário Baiano da Diversidade Sexual e Combate à Homo(trans)fobia, que acontece pela manhã e à tarde.

O objetivo da pesquisa publicizada no livro, conforme descreve o próprio autor, é promover uma reflexão, especialmente por parte dos poderes públicos. “A homo(trans)fobia tem sido a causa preponderante (mas não única) dos assassinatos que vitimam LGBTTT e o mínimo que Estado e sociedade civil podem fazer é combater, veementemente, tal violação grave ao direito fundamental à vida, trabalhando tanto as suas causas, quanto as suas danosas consequências”, explica.

De acordo com Enézio de Deus, além da base teórico-científica acerca da temática, a obra tomou por base levantamento de homicídios cometidos contra LGBTTT entre os anos de 2001 a 2010 em um município brasileiro. Foi preservada, nas análises, a confidencialidade, em respeito à dignidade das vítimas e das suas famílias, valendo-se de fontes diversificadas e tomando algumas áreas como referências no campo das Ciências Sociais e Humanas, especialmente o Direito e a Sociologia.

A vertente adotada pelo advogado-escritor (que já conta com sete livros de sua autoria) é de natureza qualitativa, guiada por quatro eixos: revisão de literatura, levantamento de legislação, realização de entrevistas e análise documental com jornais e processos-crime. “Entendemos ser dever do Estado e da sociedade, como um todo, educar para o respeito integral a toda e qualquer pessoa, tendo-se em vista, especialmente, os seus direitos fundamentais. E entre esses direitos, está a livre orientação sexual; bem como as nuances ou características de gênero”, destaca, reafirmando a linha ético-humanística de suas produções e atuação.

Segundo constatou, o Estado (mais abordado no livro, institucionalmente e em especial, pelo Poder Judiciário) não dá conta das demandas que lhe são apresentadas. A sociedade, cujo clamor se amplifica através da mídia, silencia e se esquece rapidamente das mortes. E as famílias das vítimas, quando falam e exigem justiça, não são atendidas nos seus clamores e só recebem uma maior solidariedade e presteza na prestação dos serviços das autoridades, quando possuem alta condição socioeconômica.

Serviço:
O que: Pré-venda e lançamento do livro “Assassinatos de Homossexuais e Travestis: Retratos da violência homo(trans)fóbica”, de autoria do advogado e professor Enézio de Deus.
Quando: pré-venda até o dia 31 de outubro (lançamento no dia 19/10/12).
Como: através dos emails semeandolivros@jurua.com.br ou sac@institutomemoria.com.br
Valor: R$ 63,84
 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia