O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Região do Recôncavo

Criada entidade GLBT para a região do Recôncavo da Bahia em Santo Amaro da Purificação
Editoria local Salvador, Ba, 16/06/2010 - 23hs


Foto: GGB imagem

Integrantes da novissima Diretoria Executiva da Associação GLBT do Recôncavo da Bahia fundada em Santo Amaro da Purificação.

 

 

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), professor Marcelo Cerqueira, foi o convidado da noite de hoje em Santo Amaro da Purificação para a fundação da Associação de Gays, Lésbicas e Travestis do Recôncavo da Bahia. O evento começou às 20hs na sede do Terreiro de pai Pote, localizado na entrada da cidade e contou com a presença também de outros homossexuais de mérito na cidade berço da família Veloso. A mesa de abertura contou com as presenças de pai Pote, José Luiz Santos, Adriano Pinto e Hilton Araújo.

Cerqueira foi o palestrante da noite e falou aos presentes de como aconteceu a fundação do GGB a trinta anos passados em Salvador. “Quando o GGB foi fundado era uma época de muito preconceito, as pessoas tinham medo de dar dados pessoas como nomes e endereços”, disse o professor. “Até mesmo para registrar a entidade Luiz Mott, presidente de honra da entidade, decano do Movimento Homossexual Brasileiro, teve de lançar mão de uma autorização judicial” conclui Cerqueira informando que hoje a situação é muito mais fácil para esses procedimentos junto aos cartórios em todo o Brasil. O presidente do GGB também falou que hoje no Brasil existem grupos em todos os Estados da Federação e três Associações Nacionais voltadas aos segmentos.

Mesmo com tantos avanços é preciso encorajar homossexuais para que eles possam ser protagonistas de suas histórias. “Antes de vir eu precisei tomar uma xícara de chá de coragem” disse Adriano Pinto, ao tempo que se mostrava tomado de grande alegria em poder ver esse movimento crescer em Santo Amaro. Já Hilton também membro da mesa de abertura disse que a cidade apesar da fama ainda é muito conservadora, ele que já atravessou gerações sentiu o preconceito de varias formas, inclusive dentro da comunidade menos esclarecida. “Antes passávamos na rua jogavam pedra, lá vai a bicha gorda”. Ele se mostrava muito feliz por poder presenciar a criação da entidade homossexual em sua cidade que vai atuar em toda a região do Recôncavo. O homossexual Sandoval também vivenciou muita história de preconceito na cidade e dentro da sua família. “Eu fui internado porque recebi por duas vezes um cristel de pimenta no ânus” conta Sandoval que fazia parte da platéia do evento.  

Após as falas e participações da platéia foi eleita a diretoria executiva da entidade. Foram eleitos José Luiz dos Santos, Clarinaldo Lago, Valentin Adorno, presidente, vice e tesoureiro, respectivamente. Os outros cargos que compõem a diretoria executiva da Associação como conselheiros e secretários também foram empossados nessa noite. A entidade nos próximos meses estará indicando os representantes das setoriais nos municípios que compõem a região do Recôncavo da Bahia, uma área composta por mais de vinte municípios com pouca ou excipiente movimentação do gênero. O babalorixá pai Pote foi empossado presidente do honra. O babalorixá goza de grande prestigio na cidade e detentor de grande popularidade é também irmão do produtor cultural Roberto Chaves que organiza a lavagem das escadarias da igreja da Madaleine em Paris.

Durante o evento os participantes convidaram Cerqueira a ser padrinho da III Parada Gay de Santo Amaro que acontece no dia 8 de agosto próximo. Ao fim de tudo foi servido coquetel aos participantes. Em relação ao convite a ser padrinho Cerqueira disse. "Aceito com muito orgulho em poder estar nesse movimento com vocês", disse. Após ao término dos trabalho Cerqueira retornou a Salvador na mesma noite.

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia