O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  


Beijo gay movimenta centro de Salvador

Jovens do Se Ligue, em ato público pelo Beijo Livre na Praça da Piedade, centro de Salvador.

A tarde desta quarta-feira, 29/6, foi inusitada para muitos dos transeuntes da Praça da Piedade, no centro de Salvador. Logo cedo, uma bandeira enorme representando as cores do Arco Iris foi incorporada ao gradil do artista Caribé. Estava montado o palco do beijaço, manifestação ultra-pacífica protagonizada por jovens da capital baiana.

Não demorou muito para que das várias transversais surgissem os muitos garotos e as garotas que integram o Projeto Se Ligue do GGB, um projeto que durante os últimos três anos atuou na educação sexual e cidadania de uma parcela significativa de jovens baianos. E eles chegaram dispostos a beijar. No início tímidos mas depois... Quem os imaginava assim tão beijoqueiros?

Motivos para a realização do ato não faltam, afinal, só para começar, beijar é sempre bom. Mas em relação ao ato em sio, o coordenador do Grupo Quibanda-Dudu, Oséias resumiu tudo numa só frase “quem disse que a boca só foi feita para comer e falar o que não se deve? Os lábios são fonte de prazer. E depois, aqui pra nós, o mal é o que sai da boca do homem e não o que entra não é?” .

Já para Cristiano integrante do Grupo Gay da Bahia e líder do grupo Se Ligue “a questão é que através do beijo, e este sendo entre pessoas do mesmo sexo e ao ar livre, e diante de todos, queremos mostrar que nos orgulhamos da nossa condição de homossexuais e de lésbicas. Não há culpa onde existem sentimentos verdadeiros e a nossa resistência ao ódio e ao preconceito contra os gays é esta, mostrar que assim como os heterossexuais se acariciam e demonstram o seu afeto em público, nós também queremos fazer o mesmo. Nunca para chocar ou destratar a moral de quem quer que seja, mas para evidenciar que somos naturais e amamos também. É nosso dever educar as pessoas a que aceitem esta nova era em que se conviver com os diferentes é necessário sim!”.

Cláudio, também integrante do Projeto Se Ligue e 'beijoqueiro', afirmou “vim beijar porque hoje é festa para todos nós”. Perguntamos ao mesmo que festa seria essa, e ele: “estamos comemorando o Orgulho Gay. Ontem foi o Dia 28 de Junho e hoje é a grande ressaca da Diversidade. Se no passado os gays criaram coragem ara enfrentar a polícia e muitos deles foram para as ruas brigarem por espaço e respeito, chegou a nossa vez de nos alegrar por estarmos aqui e, sem medo da repressão, promover um beijaço. Unir lábios que promovam visibilidade, pois acredito que no futuro e aqui mesmo nesta Praça, estar de mãos dadas e namorar à vontade não há de chocar mais ninguém, mas para isso é preciso existir os bois de piranha, alguém tem que começar, ousar e dar o exemplo”.

Algumas familias, desocupados e curiosos, cercaram a área da Bandeira do Arco Iris para saber o que se passava. Em troca recebiam o material explicativo: 10 Verdades Que Você Precisa Saber Sobre a Homossexualidade. Um folheto mais que didático informando cientificamente que ser gay ou lésbica não é nenhum desvio, anomalia crime ou pecado. (Marccelus Blag para o Mix Brasil)


 



 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia