O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Lavagem
O Bandeira gay leva cor a Lavagem do Bonfim
Por Redação

SALVADOR, BA  17/01/08 -  Coroada de sucesso a Caminhada do Grupo Gay da Bahia (GGB) rumo a Colina Sagrada nessa  quinta-feira na tradicional Lavagem do Bonfim, evento que reúne tradicionalmente adeptos das religiões de matriz africanas, partidos políticos, organizações da sociedade civil e muitos populares.  A bandeira gay com reluzindo as cores do Arco-íris deu um colorido especial e o toque gay a tradicional festa. Mais de 30 grupos, entidades e indivíduos acompanharam a Bandeira do Arco-íris, com faixas multicoloridas e muito aplauso da multidão. Com a linda bandeira generosamente emprestada pelo Grupo Gay de Mata de São João, saímos da Igreja Conceição da Praia as 9h30, encontrando como primeira “autoridade” nada menos que o Senador Cezar Borges, que gentil, conversou com Luiz Mott, o Decano do Movimento Homossexual da Bahia, comprometendo-se enfaticamente em apoiar o projeto 122/2006 – embora tendo dito que sua assessoria não lhe havia comunicado a correspondência por nós enviada pedindo seu apoio à lei contra homofobia.

Contacto crucial a ser ratificado nos próximos dias. O GGB estará se mobilizando para uma audiência com o senador na Bahia para pontuar o seu apoio na aprovação do projeto que qualifica a homofobia como crime.  Optamos por levar bandeira menor, de 5 metros por 10, pois seria inviável abrir a nossa mega bandeira de cinqüenta metros já que a multidão, na Caminhada do Bonfim, ocupa grande parte da avenida que leva até a Montanha Sagrada. A reação do público – tanto os caminhantes quanto os que se apinhavam nas calçadas, não poderia ter sido mais receptiva e simpática! Milhares nos aplaudiam alegremente, mandando beijos e indicando com o polegar ereto o sinal de positivo! Todo mundo queria tirar foto ao lado do Arco-íris!Muitas mulheres e homens corriam pra perto da bandeira, para “tomar a bênção”, nos ajudando a carregá-la. “Era muito divertido ver as pessoas passarem por baixo da bandeira, era uma alegre brincadeira”. Declarou Marcelo Cerqueira, sugerindo que a brincadeira, a molecagem ajuda a quebrar o preconceito contra gays.

Outros indicavam os colegas gays ou lésbicas enrustidos ou presumidos jocosamente de se-lo, sugerindo que se incorporassem a nosso batalhão. Na hora da chuva, a bandeira serviu de grande guarda-chuva para a multidão, alguns dizendo que aquele era a cerimônia do batismo na viadagem.  Ao passar em frente ao palanque de um pré-candidato, de inicial n.15 Luiz Mott, fundador do GGB foi convidado pelo locutor a falar aos participantes. Em sendo Mott, esperava-se a sua palavra de ordem repetida por muitos no cotidiano da cidade. “A Bahia é Gay”. No microfone o decano do movimento homossexual Brasileiro e cavalheiro da Ordem do Rio Branco criticou o preconceito e pediu ao senhor do Bonfim que ilumine a cabeça de nossos parlamentares para o combate a homofobia que causa vitima mortais na Bahia e no Brasil. “A Bahia é lésbica, travesti, transexual, bissexual, a Bahia é negra, branca, mestiça, todos somos uma única raça humana! O Bomfim é Gay” bradou o militante.

Para o Grupo Gay da Bahia (GGB) com certeza, milhares e milhares de baianos e turistas guardarão imagens e lembranças ultra positivas da atuação do movimento homossexual da Bahia. Gratidão do GGB pelo apoio, aos militantes do Quimbanda-Dudu, Grupo Seligue de Jovens Gays , do Grupo Gay da Terceira Idade da Bahia, da Associação de Travestis de Salvador, do Grupo Palavra de Mulher Lésbica, do Diadorim da UNEB, do Grupo Espartano de Salvador, do Portal Marcellus, e de tantas amigas e amigos que nos ajudaram a carregar a maior e mais colorida  bandeira da Caminhada do Bonfim de 2008. A bandeira seguiu até o largo de Roma onde terminou a manifestação com um sonoro aplauso dos participantes.

 

   

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia