O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Adeus ao mito

AFORIMOS DE CLODOVIL
Editoria local


Lustre no gabinete do deputado desenhado pela estilista matogrossense Chiquita Folharal, responsável pelos ornamentos do caixão de Clóvis Bornay.

 

Frases ditas por Clodovil que entraram para o imaginário popular, fizeram história. Confira a irreverência do apresentador, costureiro e Deputado Federal.

"Eu entrei [na política] mais para ser garoto propaganda da Câmara do que qualquer outra coisa. Porque não tenho feito nada. Eu vim aqui para trabalhar e não para brincar." - Na Folha, em 2007

"Eu sou do tipo de homem que gosta verdadeiramente de mulher porque eu nunca enfrentei uma mulher." - Na Folha, em 2007

"Da fruta que eu gosto, o Leonardo DiCaprio gosta até do caroço. Sei disso porque boi preto conhece boi preto." - Na revista "Veja", em 2007.

"Digo aos senhores que a única coisa de que tenho medo --já me fizeram muito medo aqui, como estrangeiro que sou nesta Casa-- é da expressão 'decoro parlamentar'. Eu não sei o que é decoro, com um barulho destes enquanto um deputado fala. Eu não sei o que é decoro, porque aqui parece um mercado! Nós representamos o país! Não entendo por que há tanto barulho enquanto um orador está falando. Nem na televisão, que é popular, fazem isso." - Primeiro discurso na Câmara dos Deputados, em 2007

"Será que precisamos de gravata ou de seriedade?" - Na Folha, em 2007

Direita ou esquerda? "Erecto" "É claro que vou precisar de apoio, porque sozinho a gente não consegue nem se masturbar --tem de pensar em alguém." - Na Folha, em 2006

"Você conhece alguém com 70 anos que tenha essas pernas?" - No Guia da Folha, em 2006

"Estava desempregado e não tenho cara de pobre; não conseguiria nem inventar uma. Precisava fazer alguma coisa. Acordei num domingo de manhã, depois de operado de câncer de próstata, e resolvi escrever um espetáculo. Você sabe, o segredo da cura é o bom humor." - No Guia da Folha, em 2006

"Se o Collor tinha aquilo roxo, o meu é cor de rosa-choque." - No site G1, em 2006

"As donas-de-casa me adoram porque sabem que eu vim de baixo. Vivi a história da Cinderela. E pobre gosta mesmo é de luxo." - Na Folha, em 1998

(Clodovil apresentou 17 propostas como deputado) Algumas dessas propostas são controvertidas e outras geraram críticas dos próprios colegas como a PEC que sugere a redução de 513 para 250 deputados federais na Casa. Segundo Clodovil, não havia necessidade de manter o atual número de políticos no Congresso. Salvador, 17 de março de 2009.

 

ATUALIZADA EM: 17/03/2009 às 19:56  - A Tarde
Morre o deputado Clodovil Hernandes

Agência Brasil

O deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), 71 anos, morreu às 18h45 de hoje (17), com uma parada cardíaca. A informação é do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde Clodovil estava internado desde a última segunda-feira (16) quando teve um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.


A morte cerebral do deputado foi confirmada pela equipe médica, hoje às 16h, mas estava ele sendo mantido vivo por meio de equipamentos para permitir a retirada de órgãos para doação e a parada cardíada ocorreu justamente quando ele estava sendo preparado para o procedimento.

O diretor do hospital, Cícero Henrique Dantas Neto, disse que desde o início da manhã o deputado começou a apresentar sinais de morte cerebral.
“Não sabemos a hora exata, foram realizados três tipos exames para confirmar a morte, sendo que o último foi feito às 15h45. Nós tomamos todas as medidas necessárias para que houvesse a recuperação de Clodovil”, explica.

Ontem (16), depois do AVC, Clodovil foi levado para o hospital Santa Lúcia pela equipe médica da Câmara dos Deputados em estado grave.

Segundo Cícero Neto, ele foi entubado e teve os sinais vitais retomados. “Ele chegou ao hospital inconsciente. Foi submetido a uma tomografia que mostrou um intenso e volumoso hematoma intracraniano. Um cateter foi implantado para drenagem do hematoma, mas infelizmente não houve evolução satisfatória”, informou.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital o corpo de Clodovil seguirá para capital paulista, onde será velado na Assembléia Legislativa do Estado, amanhã (18) às 8h30. O enterro será no Cemitério do Morumbi, mas o horário ainda não está definido.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou a pouco uma nota de pesar pelo falecimento do deputado manifestando solidariedade aos seus parentes, amigos e correligionários.

O texto diz que Clodovil "ficou conhecido pela maneira direta de se expressar e pelas idéias polêmicas que defendeu" e  lembra que mesmo tendo entrado "tardiamente na vida política provou que tinha muitos adeptos, uma vez que foi terceiro deputado federal mais votado no Estado de São Paulo".

 

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia