O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Comemoração
GGB comemora direito ao naturismo na Bahia
Por Redação - MARCELO CERQUEIRA

Manifestação na Prai das Dunas

SALVADOR, 13/10/09 – O fato aconteceu em 5 de janeiro de 2004 e hoje faz exatos seis anos da conquista pelos gays do direito de freqüentar a Praia das Dunas em Massrandupió, município de Entre Rios Bahia. O Estatuto da Associação Baiana de Naturistas constava à condição de que apenas casais heterossexuais tivessem acesso à praia naturista. Essa ação feria de forma grave a Constituição Brasileira e o direito de locomoção e ir e vir das pessoas, incluindo os homossexuais masculinos e femininos. A entidade mudou seus documentos constitutivos e hoje a praia é para todos, claro desde que se comporte de acordo com o código de etica colocado aos frequentadores.

Uma denúncia feita por um casal de homossexual que se sentiu constrangido por terem sido proibidos de acesso e permanência no local em 2004 fez com que o Grupo Gay da Bahia (GGB) organizasse um protesto inusitado no local. Com a frase “Nenhuma Nudez será Castigada”, ativistas do GGB e de grupos regionais seguiram até a Vila de Massandupió destinados a tirar a roupa para protestar contra a proibição posta a homens e gays ao acesso a praia.

Ponto para os meninos. A Diretoria da Associação Baiana de Naturistas através de sua Assembléia Geral revisou seu Estatuto Social e desde então, numa atitude solidária e inclusiva abriu-se aos naturistas gays e lésbicas de todo o mundo. “Com gays só tivemos aquele incidente em 2004, agente aprende com os problemas a lidar com a situação”, disse Alda Ligia da Associação Baiana de Naturistas (ABRANT). “Hoje temos visitantes gays de varias partes do mundo, sem nenhum problema”, comemora também a decisão tomada pela Associação em relação aceitação de gays. “Alguns sócios ficam meio desconfiados com a presença de homens heterossexuais desacompanhados, conclui Alda Ligia.

Comemoração e Projeto Orla. Se para o GGB essa conquista é motivo de comemoração para a ABRANT existem muito mais motivos para comemorar e esperar o verão próximo. É que a entidade acaba de ser contemplada, agraciada com o Projeto Orla, incentivo do Governo Federal que busca promover a preservação da costa brasileira. Com esse apoio a entidade vai poder oferecer muito mais serviços aos visitantes e praticantes do naturismo na Bahia.

O projeto cobre e promove ações em Porto de Sauípe, Subauma e Massarandupió, que ganhou com isso foi a Pria das Dunas que vai receber um projeto diferenciado que inclui conscientização ambiental, placas de sinalização, demarcação de áreas, divulgação do código do naturista para divulgação desse estilo de vida junto à natureza. Esse trabalho também tem apoio da Prefeitura Municipal de Entre Rios que tem trabalhando para possibilitar melhorias no acesso a Praia das Dunas em parceria com a ABRANT.

Prepare a sua esteira e o seu chapéu. Vamos para a praia que o verão tá chegando e com ele a estação da alegria das cores, do sol e nada melhor que poder bronzear todo o corpo sem sensura na Praia das Duras no Paraiso de Massarandupió, evoé!

Serviços

Pousada Naturista (75) 3402 4012 – 71 9988 8077
Alameda dos Coqueiros s/n – Massarandupió, Entre Rios,BA
Pousada Santo Antonio (75) 3402.4042 (71) 9145.1590 - (71) 9980 0286
Alameda dos Coqueiros s/n – Massarandupió, Entre Rios,BA

 

Relacionadas

Gays querem direito de freqüentar praia nudista na Bahia

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia