O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Dia de combate a homofobia
Presidente do GGB foi entrevistado no programa Conexão Transamérica FM
Por Redação Salvador, Bahia, 17/05/2010 - 20hs.

Foto: GGB imagem

Marcelo Cerqueira, Ildasio Tavares e Michele Santana, Conexão Transamérica da FM Transamérica.

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), professor Marcelo Cerqueira foi o entrevistado desta segunda-feira do programa Conexão Transamérica na Rádio Transamérica FM conduzido pelo apresentador Ildasio Tavares e Michele Santana.

O programa foi dedicado inteiramente ao dia internacional de combate a homofobia e nos estúdios da Rádio o apresentador recebeu Cerqueira e fez perguntas sobre o tema e ao longo do bate papo diversos ouvintes tiveram a oportunidade de dialogar com Cerqueira e expressarem suas opiniões sobre o tema. O apresentador fez uma enquête aos ouvintes que entravam no ar perguntando se era a favor ou contra a punição da homofobia, conforme projeto que tramita no Senado Federal que pune praticas homofobicas no Brasil.

Cerqueira, respondeu perguntas e disse que é importante tornar a homofobia crime no Brasil, porque assim a sociedade caminha para um aperfeiçoamento das relações individuais. Na opinião do ativista gay punir empresas pela pratica é muito mais tranqüilo que punir o cidadão comum àquele que mais hostiliza homossexuais. "Mesmo que pese os avanços a homofobia no Brasil ainda é muito grande conforme dados do GGB 198 homossexuais foram exterminados em 2009" disse Cerqueira.

Hoje é o dia de combate a homofobia porque em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença. O programa Conexão Transamérica teve uma hora de duração, terminando às 19hs.

Já nessa próxima quarta-feira o professor Marcelo Cerqueira é um dos debatedores do seminário Pensar a Bahia promovido pela Secretaria de Planejamento. Cerqueira participa da mesa que aborda os temas de mulher, sexualidade e igualdade de gênero numa perspectiva dos dias atuais até 2023. No dia 25 próximo faz palestra para estudantes da Faculdade Unifacs abordando homossexualidade e geração, um debate sobre a terceira idade. Para conhecer agenda de Cerqueira, clieque AQUI!

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia