O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Sudoeste e Sertão Produtivo
Conferência gay termina com eleição de delegados
Por Redação

Delegados eleitos para a conferência estadual em Salvador. Abaixo, travesti Iara Perla, delegada e membro do recémf ormado grupo Vitória de promoção e defesa da categoria em Vitória da Conquista.

Especial para o Site do GGB

VIT DA CONQUISTA, 12/04/08 – 19HS - Tudo como havia sido previsto. Terminou no final da tarde de hoje a I Conferência Territorial de promoção dos Direitos de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis do Sudoeste e do Sertão Produtivo da Bahia, que teve inicio na noite de ontem nas dependências do Colégio Modelo Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista.

No dia de hoje foram eleitos oito delegados da sociedade civil e cinco do poder público. Eleitos pelo voto irão representar as suas comunidades na Conferência Estadual que acontece em Salvador ainda este mês e disputar vaga para a Conferência Nacional que acontece em Brasília no mês de maio.

Os trabalhos começaram logo bem cedo com a leitura do regimento interno da Conferência, seguido da divisão dos participantes em grupos para a discussão de temas relativos os direitos da comunidade homossexual regional. Os participantes se dividiram em cinco grupos. Direito a Segurança, Educação, Cultura e Saúde. Os facilitadores dos grupos foram, Marcelo Cerqueira e Gutemberg Macedo Júnior, professor Adão Albuquerque, Afonso Silvestre e finalmente Monalisa Barros, respectivamente. Eles facilitaram o entendimento dos participantes sobre os temas que eleitos foram aprovados na plenária final.

Cento e trinta e cinco pessoas foram inscritas no processo, resultado que deixou a comissão organizadora local muito contente. Estamos muito apreensivos com a participação, mas foi tudo ótimo “disse José Mario, ativista que atua no poder público local.

Ativistas fundam grupo para combater o preconceito

Doze pessoas resolveram fundar uma entidade para lutar contra o preconceito na região. Eles atuaram na comissão local de mobilização para que a conferência fosse um sucesso. Foi fundado na tarde de hoje a entidade Vitória, alusivo ao nome da cidade e tem a finalidade de promover a cultura, direitos e cidadania dos homossexuais locais. Vitória – entidade de defesa dos direitos de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis de Vitória da Conquista.

A entidade que tem a frente a militante lésbica Rosilene Santana  que além de ser ativista pelos direitos dos homossexuais é líder religiosa de religião de matriz africana e casada a mais de doze anos com outra mulher. Ambas adotaram duas crianças e vivem felizes em seu terreiro de candomblé em um bairro popular em Conquista. Rosilene Santana será a primeira mulher lésbica e de religião de matriz africana, Yalorixá a liderar um grupo misto de homossexuais na Bahia. Ela recebeu destaque também por fazer parte da comissão de organização local da I Conferência Territorial. O Grupo Vitória já agendou reunião com o prefeito local para discutir apoio a realização da I Parada Gay de Conquista que deverá acontecer na cidade no mês de setembro próximo.

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia