O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Segurança

Bahia realiza I Conferencia de Segurança Pública


 

SALVADOR, 13/07/09 – Terminou em clima de festa e confraternização a I Conferência de Segurança Pública da Bahia, apesar das declarações bombásticas do delegado César Nunes de que em Salvador não existe toque de recolher. Essas declarações do delegado inundou a imprensa baiana com matérias, artigos e rádios dedicaram programas populares com a participação dos ouvintes denunciado ação dos bandidos na capital impossibilitando em muitas comunidades que as pessoas saiam ou cheguem em casa a partir de determinada hora da noite. Outro ponto de conflito foi ausência da leitura do regimento interno da conferência logo no inicio da tarde.

A I Conferência de Segurança Pública começou nessa última quinta-feira, dia 9 de julho nas dependências do hotel Pestana no Rio Vermelho. As 8hs tiveram início as atividades do credenciamento e às 9hs abertura solene com presença do governador Jacques Wagner, seguido abertura desfez-se a mesa, muitas pessoas foram embora, especialmente as dúzias de autoridades e teve inicio palestra magna com o professor Ignácio Cano a cerca do tema da Cultura da Paz. O tema foi bem apropriado para abaixar os ânimos acirrados pela ausência da leitura do regimento interno que teria a finalidade de nortear a Conferência e indicar critérios para a eleição dos delegados no próximo dia 10 e último dia do evento que reuniu membros do governo, polícia e sociedade civil.

No dia seguinte às 8hs começaram as exposições dos princípios e diretrizes oriundas dos grupos temáticos e explicação das regras de votação. Na tarde do dia 9 Franklin Silva e Ana Cristina “Negra Cris” da Rede Afro LGBT propuseram a inserção do Plano GLBT no Plano Nacional de Segurança, aprovado em plenária com mais de oitenta votos. Na tarde do dia 10 foi o momento de escolha das propostas para o Plano Nacional de Segurança Pública e resultado das apurações.

O processo de votação e escolha se deu com a distribuição de um formulário no qual o congressista votava em seis nomes, três representando o Governo e mais três da sociedade civil.  Apesar do cansaço e dos tumultos iniciais terminou em tom de amizade e alegria a I Conferencia. Os eleitos delegados da sociedade civil que de algum modo atua no movimento homossexual foram Ana Cristina, Paulete Furacão, Marcelo Cerqueira, Deise Queiroz, Geovan Adorno, Franklin Silva, Sandra Munhoz entre outros.

O GGB distribuiu texto e entregou ao governador Jacques Wagner a solicitação da criação de uma Delegacia Especializada para apurar Crimes Homofóbicos na Bahia. Também distribuiu aos presentes à cartilha Orientação Sexual e Homossexual, um cartaz e o livreto o que todo mundo deve saber sobre homossexualidade produzidas pela entidade em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo da Bahia. No Estado poucos poucos foram os segmentos que realizaram Conferência Livre ao exemplo do Movimento Negro. A I Conferência Nacional de Segurança Pública acontece em Brasília de 27 a 30 de agosto próximo. Os delegados terão despesas com passagem, hospedagem e alimentação custeada pelos organizadores no Distrito Federal.

A I Conferência de Segurança Pública da Bahia foi um esforço coletivo da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Pronasci, Pnud e Minsitério da Justiça.(Marcelo Cerqueira – DRT 2135-2003-ba)

Anteriores

SEGURANÇA PUBLIÇA NA BA Conselho da conferência se reune na SSP, confira!

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia