O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Conselho

Conselho comemora dez anos de resolução contra homofobia
por MARCELO CERQUEIRA SALVADOR, 27/08/09

Andrezza Almeida, Luiz Mott, psicólogos Verona, Paulo, Castellar e Canna Brasil palestrantes da noite.


 

 

Em comemoração ao dia da (o) psicóloga (o), o Conselho Regional de Psicologia Bahia e Sergipe   promoveu uma semana com diversos eventos, incluindo Salvador, Seção Sergipe, Pólos Barreiras, Extremo Sul, Feira de Santana, Santa Cruz e Vitória da Conquista. O evento em Salvador a sede do Conselho na Federação constou da presença de psicólogos filiados ao Conselho e de jovens estudantes de psicologia e áreas afins.

Na noite de ontem realizou-se na sua sede, às 19h uma mesa redonda  sobre Diversidade Sexual com participação do presidente do Conselho Federal de Psicologia em Brasília, psicólogo Humberto Verona, do conselheiro do CRP-05/RJ Pedro Paulo Bicalho, da representante do CRP da Paraíba,  do Prof.Luiz Mott representando o GGB “O sistema conselho tem sido importante aliado na luta contra a homofobia”, disse o ativista Luiz Mott em relação à punição posta à psicóloga Rozangela Justino que promovia cura de homossexuais em sessões de analise em seu consultório no Rio de Janeiro. “Nunca tivemos um processo com tanta repercussão na imprensa nacional como este” disse Pedro Paulo ao tempo que durante fala informou que por diversas vezes protestantes promoviam protestos a frente do Conselho no Rio de Janeiro. Também fez parte da mesa a acadêmica de antropologia Andrezza Almeida do Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual.

O tema das palestras centrou-se nos dez anos da Resolução 001/1999, que proíbe aos psicólogos tratar a homossexualidade como se fosse doença. O evento contou com a direção do psicólogo e ativista Mauricio Brasil, do Grupo de Trabalho Homofobia do CRP/Ba, ex- psicólogo do Centro de Referência Joazinho da Goméia do Grupo Gay da Bahia e da psicóloga Marilda Castellar do Conselho da Bahia e Sergipe.

No dia 27 de agosto de 1962, a lei 4.119 regulamentou a profissão de psicóloga (o) e dispôs sobre os cursos de formação em Psicologia no Brasil. Muitas transformações ocorreram ao longo desses 47 anos e por isso é tempo de comemorarmos as muitas possibilidades que ainda virão para nossa profissão.

 

Anteriores

PSICOLOGIA - 10 anos de compromisso com a Diversidade Sexual.

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia