O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Caso Rozangela Justino

Gays entregam documento a Conselho de Psicologia na Bahia
Editoria local Salvador


 

SALVADOR, 5/8/09 – Militantes do Grupo Gay da Bahia (GGB) e do Coletivo Universitário pela Diversidade Sexual entregaram na tarde de hoje carta a Diretoria do Conselho Regional de Psicologia da 3º Região na Bahia com sede a Rua Direita de São Lazaro, na Federação.

A carta tem como endereço o Conselho de Ética do Conselho Regional de Psicologia da 5º Região no Rio de Janeiro. No seu conteúdo a indignação do grupo de homossexuais queixando-se ao órgão de regulação da categoria devido o mesmo ter aplicado a pena de censura pública a psicóloga carioca Rozangela Justino, uma penalidade branda quando na opinião dos homossexuais ela deveria receber uma punição mais severa por infringir normas e procedimentos clínicos no tratamento com homossexuais.

Segundo denúncias de grupos homossexuais cariocas ela vinha ao longo dos anos promovendo cura de homossexuais, fazendo com que estes virassem heterossexuais a partir de sua intervenção como psicóloga. Um engodo, porque a homossexualidade não é doença e conforme o próprio Conselho dela é uma Orientação Sexual.  

O grupo entendeu que dado a gravidade dos fatos e as declarações de “cura” o impacto que essas declarações vem tendo na imprensa nacional ela merecia uma penalidade mais severa, ao invés da censura pública que não impede de ela vir continuar exercendo a profissão.  Rozangela Justino desobedeceu a Resolução 001/99 a alínea “b” do artigo 2º do atual código de Ética Profissional do Psicólogo que estabelece normas e procedimentos de clinica para tratar casos similares."No minimo a suspenção temporaria do seu diploma", disse Marcelo Cerqueira do GGB.

O grupo foi recebido no salão de reunião do Conselho na Bahia pelas Conselheiras Manoelita Mota e Lilia Novais. Ao receber o documento as Conselheiras reforçaram a postura do Sistema Conselho, inclusive ao exemplo da Bahia vários deles tem Grupos de Trabalhos atuantes sobre Orientação Sexual. “Recebemos o documento e vamos enviar ao Conselho Federal em Brasília e ao Rio de Janeiro”, disse a Conselheira Manoelita Mota. O documento foi escrito pelo advogado e psicólogo membro do Conselho na Bahia dr.Marcelo Navarro. " A censura pública é algo muito brando" disse Navarro.O docuemnto foi assinado pelo próprio Marcelo Navarro, Marcelo Cerqueira, Luiz Mott e Natalia Soares, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia e do Coletivo.

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia