O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Mott em Cores e Faces do Divino no IAT

Seminário para educadores
Evento acontece hoje 26/10 no Instituto Anísio Teixeira
DA ASSESSORIA DO GGB



Luiz Mott, palestrante.

 



 

 

 

 

SALVADOR, BA, 26/10/07 - O professor e antropólogo Luiz Mott, fundador e presidente de honra do Grupo Gay da Bahia (GGB) é uma das presenças mais esperadas do seminário Cores e face do Divino que acontece durante todo o dia de hoje no Instituto de Educação Professor Anísio Teixeira, conhecido por IAT, na Paralela.

Mott que tem um vasto conhecimento sobre religiosidade vai abordar aspectos relativos à homossexualidade e suas representações junto às culturas religiosas dos budistas, mulçumanos e povos indígenas. Mott faz a referência de que a homossexualidade já existia e era respeitada entre os Tupinambás os quais deram nomes para homossexuais masculinos e femininos. Tibira e Sacoaimbeguiras eram termos para identificar índios e índias, “gays” e “lésbicas”, respectivamente.

Em se tratando de religiosidade Mott é uma importante referência da historiografia Brasileira. Mesmo declarando-se ateu miliante na sua diversificada bibliografia figuram obras importantes para o entendimento da mentalidade Brasileira nos aspectos da religiosidade. O clássico Rosa Egipciaca: Uma Santa Africana no Brasil Colonial lançado pela Editora Record, o polêmico Modelo de Santidade para um Clero Devasso nas Minas Gerais e a sofisticada colaboração na festejada primeira edição da História da Vida Privada no Brasil Colônia com o artigo Cotidiano e Vivência Religiosa no Brasil, lançado pela Companhia das Letras e organizado pelo festejado Luiz Felipe Alencastro. A palestra de Mott tem início às 14hs. Vale à pena conferir, especialmente professores da Rede Pública de ensino. . (Editoria do site do GGB)

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia