O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Eleições Municipais Salvador
14/8/2008
Grupos Homossexuais enviam questionáriocom 10 questões aos cinco prefeituráveis de Salvador para avaliar o apoio àcidadania GLBT
Editoria Local


Foto ( div) Antônio Imbassahy

foto(div) ACM Neto, candidato

Foto (div) Walter Pinheiro, candidato



SALVADOR, BA - Os homossexuais representam 10% da população mundial. Em Salvador devem existir 300 mil gays,lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais (GLBT). São baianos e baianas quevotam, pagam impostos, estão presentes em todos os setores profissionais, mascontinuam sendo o grupo social mais discriminado em nossa sociedade, vítimas dahomofobia, o ódio anti-homossexual. Pais e mães ainda repetem "prefiro umfilho ladrão do que homossexual", e muitas travestis são expulsas daprópria  casa e da escola, e devido ao baixo grau de instrução e aodesemprego, sendo empurradas para a prostituição e marginalidade.

A Bahia é o estado campeão de assassinato de homossexuais: 18 homicídios no ano passado,  16mortes só neste primeiro semestre de 2008. O Estado, os governantes, os políticos são peças vitais na erradicação da homofobia, e os Prefeitos, particularmente, têm poder para estimular e apoiar propostas da Câmara Municipal visando a cidadania plena da população GLBT.

Assim sendo, oGrupo Gay da Bahia, o Grupo Palavra de Mulher Lésbica,   Associaçãode Travestis de Salvador, Núclelo de Estudos de Gênero e Sexualidade daUNEB-Nugsex Diadorim e o Grupo Quimbanda Dudu de Gays Negros da Bahia solicitama todos os candidatos à Prefeitura de Salvador que respondam este pequenoquestionário a fim de orientar os 300 mil eleitores GLBT de Salvador a votarnaqueles candidatos que não têm medo nem vergonha de apoiar a cidadania doshomossexuais.

 RESPOSTAS DOS  PREFEITURAVEIS DE SALVADOR AO QUESTIONÁRIO ENIVADO

PELO Grupo Gay da Bahia, Grupo Palavra de Mulher Lésbica, Associação de Travestis de Salvador, Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade da UNEB-Nugsex Diadorim e o Grupo Quimbanda Dudu de Gays Negros da Bahia. Até agora, 9hs de 15-8-2008 recebemos três respostas, (em ordem de chegada). Como o prazo expira-se às 24hs de hoje, ficamos no aguardo dos demais para divulgar o resultado final. Faltam respostas de Hilton Coelho e João Henrique.

RESPOSTAS DO CANDIDATO ACM NETO (DEM)

1. O Sr. apóia a criação de uma superintendência ou departamento na estrutura municipal destinado à implementação de políticas afirmativas para a população GLBT?

Sim [X] Não [ ]

APÓIO A CRIAÇÃO DE UMA COORDENAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NA PREFEITURA DE SALVADOR E A CRIAÇÃO DE UM COMITÊ DE GARANTIA DE DIREITOS, A EXEMPLO DO QUE VEM SENDO FEITO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO GOVERNADA PELOS DEMOCRATAS.

2. O Sr. apóia ampliar e capacitar os serviços municipais de saúde destinados à prevenção da Aids e DST e apoio aos soropositivos, com especialistas no atendimento das minorias sexuais e contratação de homossexuais para atuarem junto à comunidade GLBT?   

Sim [X] Não [ ]

CONCORDO INTEGRALEMENTE. NESTE MOMENTO QUE A EPIDEMIA DE AIDS VOLTA A CRESCER NA COMUNIDADE GAY É FUNDAMENTAL CONTAR COM ESSA COMUNIDADE NESTA LUTA. SEM DÚVIDA A PARCERIA NESTE CASO É FUNDAMENTAL.
3. O Sr. apóia estender aos parceiros homossexuais de funcionários municipais os mesmos direitos e benefícios previdenciários e demais vantagens trabalhistas atribuídas aos casais heterossexuais ?

Sim [X] Não [ ]

4. O Sr. apóia alocar no orçamento municipal, verba específica para auxiliar a manutenção e projetos sociais desenvolvidos pelos grupos GLBT, incluindo apoio financeiro à realização anual da parada GLBT?

Sim [X] Não [ ]

5. O Sr. apóia a nomeação de homossexuais assumidos e competentes para ocupar cargos do primeiro e segundo escalão do governo municipal?

Sim [X] Não [ ]

A NOMEAÇÃO EM SALVADOR SERÁ POR COMPETÊNCIA E MÉRITO. NINGUEM SERÁ DISCRIMINADO POR SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL.
6. O Sr. apóia a abertura de vagas para gays e lésbicas no quadro institucional da Guarda Municipal afim de ocupar-se do policiamento das áreas predominantemente freqüentadas por homossexuais?

Sim [ ] Não [ ]

TODOS TEM DIREITO A PARTICIPAR DE CONCURSO, INDEPENDENTE DA SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL.
7. O Sr. Apóia a capacitação do funcionalismo municipal para atendimento não discriminatório à população GLBT, estimulando a convivência harmoniosa com colegas e usuários homossexuais?

Sim [X] Não [ ]

8. O Sr. apóia a celebração de convênios de parceria entre o poder municipal e cidades de outros países que desenvolvam políticas públicas exemplares destinadas à comunidade GLBT?

Sim [X]   Não [ ]

9. O Sr. apóia a inclusão na grade curricular das escolas municipais de cursos de educação sexual com conteúdo programático positivo sobre a homossexualidade e os direitos humanos dos GLBT e implementação do acervo das bibliotecas municipais com obras científicas e literárias de referência que tratem a homossexualidade de forma positiva?

Sim [X] Não [ ]

SE EXISTIREM CURSOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL É CLARO QUE A QUESTÃO DA HOMOSEXUALIDADE DEVE SER TRATADA.
10. O Sr. apóia a atribuição do nome de homossexuais célebres a logradouros e instituições municipais?

Sim [X] Não [ ]

RESPOSTAS DO CANDIDATO PINHEIRO (PT)

 1.      O Sr. apóia a criação de uma superintendência ou departamento na estrutura municipal  destinado à implementação de políticas afirmativas para a população GLBT? Sim [   ]  Não [   ]

As políticas afirmativas terão no nosso governo acompanhamento e tratamento especificos.

  2.      O Sr. apóia ampliar e capacitar os serviços municipais de saúde destinados à prevenção da Aids e DST e apoio aos soropositivos, com especialistas no atendimento das minorias sexuais  e contratação de homossexuais para atuarem junto à comunidade GLBT? Sim [   ]  Não [   ]

As políticas de saúde são uma das prioridades do nosso governo. A obrigação do poder público é prestar serviços de qualidade a todos os cidadãos e preparar-se devidamente para atendimento qualificados aos segmentos que demandam serviços específicos. 

3.      O Sr. apóia estender aos parceiros homossexuais de funcionários municipais os mesmos direitos e benefícios  previdenciários e demais vantagens trabalhistas atribuídas aos casais heterossexuais ? Sim [   ]  Não [   ]

O governante, para alem do apoio, deve cumprir todas as decisoes que orientem aplicacao de direitos.

4. O Sr. apóia alocar no orçamento municipal, verba específica para auxiliar a manutenção e projetos sociais desenvolvidos pelos grupos GLBT, incluindo apoio financeiro à realização anual da parada GLBT? Sim [   ]  Não [   ]

Um dos mecanismos para otimizar a implementação de políticas públicas é aproveitar a enorme capilaridade das organizações dos movimentos sociais. Por isso mesmo iremos ampliar os convênios com entidades e organizações vinculadas a todos esses movimentos sem preconceitos de credo, gênero, etnias e sexo. Manifestações de rua de diversos segmentos sociais – desde que não estimulem o racismo, intolerâncias e o preconceito - o poder público deve prover as condicoes de sua obrigacao para a realizacao.

 5.      O Sr. apóia a nomeação de homossexuais assumidos e  competentes  para ocupar cargos do primeiro e segundo escalão do governo municipal?      Sim [   ]  Não [   ]

A ocupação de cargos no poder público é determinada pela competência, probidade e compromissos com o programa de governo do pretendente ao cargo. É inaceitável fazer da ocupação de cargos instrumento de discriminação de qualquer natureza.

6.      O Sr. apóia a abertura de vagas para gays e lésbicas no quadro institucional da Guarda Municipal afim de ocupar-se do  policiamento das áreas predominantemente freqüentadas por homossexuais? Sim [   ]  Não [   ]

Nos pautaremos sempre por critérios republicanos. O ingresso no serviço público decorre de concurso público que, evidentemente, deve ser feito sem discriminações de qualquer natureza

  7.     O Sr. Apóia a capacitação do funcionalismo  municipal para atendimento não discriminatório à população GLBT, estimulando a convivência harmoniosa com colegas e usuários homossexuais? Sim [   ]  Não [   ]

 Um dos compromissos fundamentais da nossa gestão é a melhoria substancial da qualidade da prestação dos serviços públicos. Para isto iremos investir de modo arrojado na capacitação dos servidores municipais para atender a todos os cidadãos sem qualquer tipo de discriminação. 

8.     O Sr. apóia a celebração de convênios de parceria entre o poder municipal  e cidades de outros países que desenvolvam políticas públicas exemplares destinadas à comunidade GLBT? Sim [   ]  Não [   ]

 Apoiamos integralmente a colaboração por meio de convênios e/ou outras modalidades de cooperação com quaisquer entidades, cidades ou países que redundem em benefícios para a nossa cidade.

 9.   O Sr. apóia a inclusão na grade curricular das escolas municipais de cursos de educação sexual com conteúdo programático positivo sobre a homossexualidade e os direitos humanos dos GLBT e  implementação do acervo das bibliotecas municipais com obras científicas e literárias de referência que tratem a homossexualidade de forma  positiva? Sim [   ]  Não [   ]  

As escolas devem, sim, se engajarem na formação integral dos educandos, inclusive quanto a educação sexual em bases científicas e humanistas, sem qualquer tipo de discriminação. Quanto aos acervos das bibliotecas considero inaceitável a censura de qualquer obra científica ou literária.

   10. O Sr. apóia a atribuição do nome de homossexuais célebres a logradouros e instituições municipais? Sim [   ]  Não [   ]

 Cidadãos célebres, com relevantes serviços prestados à cidade, podem e devem ser homenageados de diferentes modos, inclusive emprestando seus nomes a logradouros e instituições municipais, sem qualquer tipo de discriminação.

  RESPOSTAS DO CANDIDATO IMBASSAHY (PSDB)

   1.      O Sr. apóia a criação deuma superintendência ou departamento na estrutura municipal  destinado àimplementação de políticas afirmativas para a população GLBT? Sim[ X  ]  Não [   ]

2.      O Sr. apóia ampliar ecapacitar os serviços municipais de saúde destinados à prevenção da Aids e DSTe apoio aos soropositivos, com especialistas no atendimento das minoriassexuais  e contratação de homossexuais para atuarem junto à comunidadeGLBT? Sim [  X ]  Não [   ]

3.      O Sr. apóia estender aosparceiros homossexuais de funcionários municipais os mesmos direitos ebenefícios  previdenciários e demais vantagens trabalhistas atribuídas aoscasais heterossexuais ? Sim [   ]  Não [   ] DEPENDE DE LEI FEDERAL PARA SER CONCRETIZADO

4. O Sr. apóia alocar no orçamento municipal, verbaespecífica para auxiliar a manutenção e projetos sociais desenvolvidos pelosgrupos GLBT, incluindo apoio financeiro à realização anual da parada GLBT? Sim[  X ]  Não [   ]

5.      O Sr. apóia a nomeaçãode homossexuais assumidos e  competentes  para ocupar cargos doprimeiro e segundo escalão do governo municipal?      Sim[ X  ]  Não [   ]

6.      O Sr. apóia a aberturade vagas para gays e lésbicas no quadro institucional da Guarda Municipal afimde ocupar-se do  policiamento das áreas predominantemente freqüentadas porhomossexuais? Sim [ X  ]  Não [   ]

7.     O Sr. Apóia a capacitaçãodo funcionalismo  municipal para atendimento não discriminatório àpopulação GLBT, estimulando a convivência harmoniosa com colegas e usuárioshomossexuais? Sim [ X  ]  Não [   ]

8.     O Sr. apóia a celebraçãode convênios de parceria entre o poder municipal  e cidades de outrospaíses que desenvolvam políticas públicas exemplares destinadas à comunidadeGLBT? Sim [ X ]  Não [   ]

9.   O Sr. apóia a inclusão na gradecurricular das escolas municipais de cursos de educação sexual com conteúdoprogramático positivo sobre a homossexualidade e os direitos humanos dos GLBTe  implementação do acervo das bibliotecas municipais com obrascientíficas e literárias de referência que tratem a homossexualidade deforma  positiva? Sim [   ]  Não [ X  ] PRECISA SER AVALIADO E MELHOR ESTRUTURADO.

10. O Sr. apóia a atribuição do nome de homossexuaiscélebres a logradouros e instituições municipais? Sim [ X ] Não [   ]

Mensagens enviadas pelos prefeituraveis a comunidade gltb

Antonio Imbassahy

“Toda forma de intolerância deve ser repelida pela nossa sociedade. Nas minhas duas gestões sempre tive uma relação de respeito e de colaboração com o Grupo Gay da Bahia, em 1997 recebi, em audiência, a diretoria da entidade em meu gabinete para assinatura de convênio de prevenção à Aids. Em 98, outro convênio, dessa vez para a realização do desfile de fantasia Gay da Bahia, durante o carnaval, e em 2004 instituímos o dia 28 de junho como o Dia Municipal do Orgulho Gay”

 ACM Neto

“Com o Grupo Gay da Bahia, organização pioneira de reconhecimento nacional e internacional, Salvador sempre esteve na vanguarda da luta pelos direitos dos homossexuais. Luta este que se insere sem duvida alguma na causa dos direitos humanos por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Hojem, felizmente, temos junto ao GGB outras entidades engajadas e que assinam esta consulta aos candidatos a prefeito de salvador. Na Prefeitura de Salvador, nós do  Democratas ,  vamos prezar pelo direito da igualdade, para que as pessoas possam manifestar livremente  sua crença, ideologia e orientação sexual. Aos homossexuais de Salvador, homens e mulheres, cidadãos desta cidade, meu apreço. “

Lista dos candidatos que concorrem a prefeitura de Salvador.

CANDIDATO

PARTIDO

VICE

PARTIDO

ACM Neto

DEM

Bispo Marinho

PR

Antonio Imbassahy

PSDB

Miguel Kertzman

PPS

Hilton Coelho

PSol

Lucas Ribeiro

PSTU

João Henrique

PMDB

Edvaldo Brito

PTB

Walter Pinheiro

PT

Lídice da Mata

PSB

 

 

   

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia