O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Instalações de arte visuais movimentam Semana da Diversidade.
Sexo, amor, saúde e masculinidade são temas quentes dos artistas da mostra!

Salvador, terça-feira, 4 de setembro de 2012 – Marcelo Cerqueira

Reprodução cartaz divulgação por Sandro Abade Pimentel

Oito instalações artísticas compõem a Semana da Diversidade Cultural de Salvador. São trabalhos com títulos e propósitos inusitados propostos pelo GGB e realizados a partir das abordagens dos artistas Sandro Abade Pimentel, Lúcia Monte Alegre, Tonico Portela, Aline Costa, Fao Miranda, Silverino Ojú e Tiago Santana. Os trabalhos tiveram como foco temas como masculinidade, promoção da saúde sexual, amor e ainda brincam com o medo dos homens diante da impotência e uso de folhas, sementes, comidas para prolongar a potência sexual. Esse é o tema da instalação do artista Silverino Ojú que leva o sugestivo nome  “Comer, comer prá poder crescer”, onde convida o público para degustação de alimentos considerados afrodisíacos em utensílios variados.

O amor e sua redesignação ficou a cargo da jovem artista Aline Costa, cuja  arte instalação “ Até se acostumar”,  retrata a perda da ilusão romântica como fim do amor e a necessidade de sua redefinição diante de temas cruéis e atuais como, doenças, medo solidão e a necessidade de continuar vivendo.

Na mesma linha, mas com abordagem diferente a arte instalação “O Sexo estampado na capa” de autoria da desing e cantora Fao Miranda promete uma performance com muita música produzida por ela mesma. Apresenta um luxuoso repertório erótico, ambientado com cenografia montada a partir de capas de discos. “O Sexo e as horas” ficou a cargo do artista Tonico Portela que usa 24 relógios como forma de retratar o tempo, incluindo  iconografias de sexualidades famosas na História das Artes Plásticas.

Tais obras são  resultado de muitas horas de trabalho criativo. Se foi uma trabalheira produzir apenas uma performance,  o trabalho foi dobrado para Sandro Abade Pimentel pois ficou na curadoria de montagem do Musex ( Museu do Sexo) usando peças eróticas do acervo institucional do GGB o que resultou numa rica e diversificada exposição de esculturas eróticas das mais variadas procedências todas elas coletadas em feiras populares. O Trabalho levou o nome de “O sexo na feira”, tendo como homenageado o centenário do cineasta Mazzaropi, com exposição em seu atelier no bairro do Dois de Julho. O artista também é autor da arte instalação “No tempo da maçã do amor” inspirada no trabalho do artista plástico Marepe.

O trabalho tem a finalidade de falar sobre saúde e prevenção do HIV além de envelopar o Beco dos Artistas com fitas vermelhas, uma performance vai distribuir maçã do amor ao público como símbolo do amor romântico. A Semana da Diversidade tem apoio do Governo da Bahia través da Fundação Cultural (FUNCEB), Bahiatursa, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Saúde, Sepromi e Correios e Telégrafos.

 

Período de 5 a 9 de setembro

  • O sexo na feira, Sandro Abade Pimentel, Rua Areal de Baixo, 1-A, Dois de Julho. Aberto ao público grátis das 14 ás 20h

 

  • Safer sex, Lúcia Monte Alegre, Thermas Planetário 11, Tororo. Das 15h ás 22h
  • O Sexo estampado na capa, Fao Miranda. Calçada do Bar Mocambinho, Dois de Julho. Das 19h ás 22hs. Performance da artista 8, sábado.

 

  • No tempo da maçã do amor, Sandro Abade Pimentel, Beco dos Artistas, Garcia. Aberto ao público grátis das 19h ás 22h. Performance com distribuição de maças dia 8, sábado, 21hs.
  • O Sexo e as horas, Tonico Portela, Franco Lounge Bar, Rio Vermelho. Das 19h ás 22h.

 

  • Até se acostumar, Aline Costa, Beco dos Artistas, Garcia. Aberto ao público grátis das 19h ás 22h.
  • Comer, comer prá poder crescer, Silverino Ojú. Performance do artista com alimentos, 8 sábado, 21hs. Apresentação única.

 

  • O sexo, o desejo e o tempo, Tiago Santana. Beco dos Artistas, Garcia. Aberto ao público grátis das 19h ás 22h.

 

Coletiva Quarta-Feira, ás 15h
Fone: (71) 8826 2623
Atelier Sandro Abade Pimentel
Rua Areal de Baixo, 1-A, Dois de Julho

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia