O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Centro de Referência LGBT Salvador
GGB comemora indicação de vereadora a Neto que institui Centro na cidade.

Salvador, BA, quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 –  Editoria do site

 

Vereadora Fabíola Mansur, autora do porjeto de indicação ao prefeito ACM Neto que deverá instituir o Centro de Referência e Combate a Homofobia LGBT em Salvador.

(Foto) Divulgação

O Grupo Gay da Bahia (GGB) comemora a indicação de projeto da vereadora municipal Fabíola Mansur (PSB) que sugere ao Executivo Municipal a criação do Centro de Referência e Combate a Homofobia de Salvador. O projeto de indicação 23/13 foi publicado no Diário do Legislativo nessa quarta-feira, 6 e pode ser acessado pela internet. Iniciativa atende a plataforma de campanha da vereadora, em relação ao combate a homofobai.

A entidade começou um dialogo no final do mês de janeiro com a vereadora apresentando para sua analise a necessidade da criação de um mecanismo dentro da estrutura do poder público para acolher as demandas da população LGBT, o Centro de Referência é uma dessas demandas, o órgão tem as mesmas características dos atuais Centros de Referência e combate a violência contra a mulher, existentes em todo o país, porém com finalidades diferentes.

Luta antiga iniciada há exatos dezesseis anos iniciada com a sanção da Lei Anti Discriminação 5.275 de autoria do então vereador Mauricio Trindade, sancionada pelo prefeito Imbassahy, proíbe discriminar pessoas em virtude da sua orientação sexual, mas até então carece de regulamentação, isso é a criação de instancias para viabilizar a sua aplicação no dia a dia da cidade e na proteção dos LGBTs que ainda sofrem cotidianamente por serem o que são. A instituição do Centro de Referência tem a finalidade especial de regular a Lei já existente na capital baiana.

Mesmo que pese Salvador há 16 anos ter dado o primeiro passo rumo nesse aspecto outras cidades do Brasil saíram a frente ao exemplo de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já existem esses Centros em pleno funcionamento e com excelentes resultados a sociedade. O projeto de indicação de Salvador comparou os textos dos Centros existentes e usou como base para a proposição ao prefeito ACM Neto.

Por se tratar de indicação é importante toda mobilização dos LGBT, inclusive aqueles que são mais próximos ao prefeito ACM Neto, mostrando-lhe a importância para o combate a homofobia e criação de climas favoráveis para que as pessoas possam viver com dignidade e segurança, sabendo que  são amparadas pelo Estado. “A cada dia um LGBT é morto no Brasil e se o Estado não entrar nessa luta, a matança vai continuar a cada dia”, declarou Marcelo Cerqueira ,  presidente do GGB feliz pela ação da vereadora.

Cerqueira acredita que ACM Neto já é parceiro da luta, ele foi membro da Frente Parlamentar do Congresso Nacional, quando Deputado Federal, mesmo assim é importante que todos que tenham a oportunidade fale sobre o assunto com ele. Já em clima de carnaval, e nessa quarta-feira a partir das 20hs o GGB desfila na Barra com o Cortejo Vou atrás. “Vamos apertar o juízo dele até ele aprovar a indicação do Centro”, brinca Cerqueira.

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia