O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Fique Sabendo quem quiser
Serviço de saúde oferece acesso ao diagnóstico precoce para HIV durante a 10 Parada Gay da Bahia

Serviço vai oferecer testagem para quem desejar conhecer sua sorologia.

SALVADOR, BA quinta-feira, 19h 18 de agosto de 2011 – Editor site

Um comunicado na tarde desta quinta-feira do Secretário Municipal de Saúde, Gilberto José, pela assessoria de gabinete Perivaldo Amaral, confirmou a parceria do Grupo Gay da Bahia (GGB) com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador através da Coordenação Municipal de DST/HIV. Esta ação vai garantir aos participantes o acesso ao diagnóstico precoce para o HIV através do Fique Sabendo, uma ação do Ministério da Saúde que de forma rápida e segura possibilita o diagnóstico para o HIV e atendimento para aqueles receberem resultado positivo.

De acordo os dados epidemiológiscos na Bahia existe mais de 10 mil notificações de aids desde 1081 até 2011 e existem muitas pessoas que são portadoras e não sabem que possuem o vírus no seu organismo.  “Quanto mais cedo à pessoa souber que ela é portadora de um vírus ou uma doença, mais chances ela tem de viver bem e com qualidade”, afirma Socorro Chaves da Coordenação Municipal de DST/Aids de Salvador.

Técnicos da Coordenação Municipal de DST/HIV e Aids irão montar por ocasião da 10º Parada Gay da Bahia uma estrutura completa para garantir o atendimento e acolhimento para aquelas pessoas que de forma voluntária quiserem fazer o teste. O atendimento será oferecido ao público da Parada e em geral a partir das 9h do dia 11 de setembro, dia do evento. Qualquer pessoa que desejar fazer o teste poderá se dirigir ao posto que funcionará perto da concentração nas  dependências da Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães (esquina do Campo Grande com o Corredor da Vitória). Também com o apoio da Coordenação o GGB vai distribuir no palco do evento cerca de 10 mil preservativos.

Para ter acesso ao serviço à pessoa deverá apresentar um documento de identificação pessoal, a falta dele não é um impeditivo para fazer o teste e receber o resultado, porém para receber o laudo é preciso apresentar o documento de identidade.

Já os procedimentos para a imunização para hepatite B terá funcionamento diferenciado. O serviço será oferecido na semana de 6 a 9 de setembro na sede do GGB no Pelourinho. Isso porque no dia da Parada as pessoas, multas delas poderão fazer uso de bebidas alcoólicas e não é aconselhável essa mistura conforme orientação dos técnicos.

Participa também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, atuando no evento com três ambulâncias básicas estrategicamente estacionadas nas Praças da Piedade, Castro Alves e Campo Grande, durante a sua realização..

Antes havia toda uma discussão sobre a disposição desse serviço durante a celebração do orgulho LGBT, muitos acreditavam e alguns continuam acreditando que esse não seria um local adequando, talvez por estigmatizar o público que já carrega consigo diversos estigmas, além das descriminações cotidianas. “O diagnóstico precoce é um direito fundamental do cidadão. O teste é oferecido e a pessoa é livre para fazer ou não”, confirma Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

O GGB foi uma das primeiras Ongs a oferecer testagem pelo método padrão em Salvador graças a uma parceria com a Unidade Docente de Infectologia do Hospital Universitário Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também desde a sua fundação a entidade já distribuiu mais de 1 milhão de preservativos masculino. Em 2005 o GGB recebeu do Ministério da Saúde o título de “Melhores Práticas de Prevenção para HSH ”, reconhecendo a excelência do trabalho realizado na prevenção..

 

Serviços


Fique Sabendo na Parada
Local do Posto - Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães (esquina do Campo Grande com o Corredor da Vitória).

SAMU - Equipe de plantão no 192 - 24h
Praças da Piedade, Castro Alves e Campo Grande

Vacinação para Hepatite B
Sede do GGB
Rua Frei Vicente, 24 – Pelourinho
Fone (71) 3322 2552

10º Parada Gay da Bahia
11 de setembro de 2011
Concentração a partir das 11h – Campo Grande.

Atualizado em 19 de agosto de 2011 ás 18h30min

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia