O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

GGB implanta Centro de Referência Homossexual em Salvador

Centro vai dispor de advogados, psicólogos e assistentes sociais para defender e orientar pessoas vitimas de violência homofobica

Um convenio celebrado entre o Grupo Gay da Bahia (GGB) e a União  através da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República em Brasília vai garantir que o GGB siga na defesa dos Direitos Humanos dos Homossexuais na Bahia.

Constitui objeto primordial do convênio celebrando no dia 8 de dezembro a implantação do Centro de Referência em Direitos Humanos de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais – GLBT em Salvador conforme Plano de Trabalho e Projeto Básico elaborados pelo GGB e aprovados pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República que tem a finalidade de criar o Centro.

O Centro inicialmente vai contar com uma equipe técnica composta por um advogado, um psicólogo e um assistente social além de estagiários de Direito que dentre as atribuições deverão trabalhar para Fornecer orientação geral sobre direitos humanos a qualquer vítima de violação, informando sobre as garantias legais e encaminhando para os serviços especializados de atendimento a cada caso específico.

Prestar atendimento especializado à população GLTTTB, feminina e negra, desenvolvendo ações de promoção da cidadania, combate ao preconceito e à discriminação e fornecendo orientação jurídica, psicológica e social, por meio de equipe multidisciplinar capacitada, às vitimas de discriminação, intolerância e violência homofóbica, racial e com base no gênero.

O GGB comemora com muito entusiasmo mais essa conquista. “Este Centro é uma grande conquista rumo a consolidação e a observância dos Direitos Humanos dos Homossexuais baianos, sobretudo aqueles populares que sofrem na pele a malvadeza do preconceito”, comemora Marcelo Cerqueira presidente da entidade. O Centro também vai ter a atribuição de oferecer serviços de mediação de conflitos popular de forma a ser praticada como um instrumento que venha a favorecer uma melhor qualidade de vida das partes envolvidas no conflito, configurando-se numa prática social de realização da autonomia e da democracia, educando, facilitando e ajudando na produção de diferenças e tomadas de decisão.

Ainda de acordo com o projeto apresentado para a instituição do Centro o GGB vai promover a simulação de tribunal com advogados capacitados para essa finalidade, evitando que os processos sigam o Fórum ou as delegacias de Polícia, quando o Centro entender que os referidos processos podem ser resolvidos nessa primeira estância, quando necessário for os processos serão encaminhados aos tribunais tradicionais. Mas, com base na Lei Municipal, na sua competência o centro por ser uma autarquia do Poder Público Municipal, poderá dispor de acesso a montar processo e encaminhar os autos na esfera do poder publico municipal em parceria com as Secretarias e Superintendências necessárias. Agora só resta comemorar.

Contato (71) 9989 4748 – 3322 2552 – 3266 1147
 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia