O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Exmo. Prof.Dr. Luiz Mott

Fundador do Grupo Gay da Bahia

Exmo. Sr. Marcelo Cerqueira

Presidente do Grupo Gay da Bahia

Prezado Senhores,

Em resposta à solicitação feita pelo Prof. Dr. Luiz Mott sobre episódio envolvendo os dois jovens que, segundo publicado pelo jornal A Tarde, se dizem vítimas de homofobia por parte de um segurança do Iguatemi Salvador, na noite de segunda-feira, venho por meio desta esclarecer que:

1. O Iguatemi, conhecido como shopping da Bahia, em seus 33 anos de existência sempre conviveu harmoniosamente com a diversidade, sem qualquer discriminação de raças, crenças, sexo, posição econômica ou social ou orientação sexual, mantendo, inclusive, firmes relações de parceria com entidades representativas desses segmentos da sociedade;

2. Iguatemi preza pelo respeito aos Direitos Humanos e assegura que todas as orientações dadas aos seus funcionários baseiam-se nos princípios determinados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Tal postura pode ser comprovada pelo sem número de cursos específicos sobre o assunto que já foram e ainda são oferecidos aos seus funcionários visando o aprimoramento das relações entre esses e os clientes do shopping.

3. Ainda com respeito à legislação, o Iguatemi assegura que conhece e respeita a Carta Magna - que prevê o direito de demonstrações públicas de afeto - bem como a Lei Municipal número 5275/97 - que trata da discriminação em virtude de orientação sexual - mas reserva-se o direito a tomar como referência também as regras de urbanidade - que buscam evitar excessos e gerar constrangimentos de toda ordem, sem as quais a sociedade não sobreviveria em harmonia.

4. O iguatemi ressalta que em nenhum momento os clientes foram convidados a se retirar do shopping, havendo somente a solicitação para que o comportamento adotado por eles naquele momento fosse interrompido. De todo modo, o episódio relatado está sendo averiguado e será avaliado pela administração do shopping com o merecido cuidado.

Nesse sentido, o Iguatemi rechaça qualquer atitude discriminatória, buscando sempre a melhoria das relações com a sociedade.

Pessoalmente, me coloco à disposição para eventuais esclarecimentos, como também, para um encontro com os representantes do Grupo Gay da Bahia (GGB), independentemente da cobrança de prazo estabelecida.

Atenciosamente, Ewerton Visco - Shopping Iguatemi Salvador 12.02.09

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia