O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Leitura - Ainda Lembro

 

Reprodução da capa do livro Ainda Lembro de Jean Wyllys.

Ainda lembro é o segundo livro do escritor, ex-BBB5 Jean Wyllys, lançado a toque de caixa no mês de maio passado. É uma obra de leitura rápida, dinâmica dividida em duas partes; a primeira reúne crônicas e relatos de personagens que marcaram a vida do jovem autor. É um livro de crônicas pequenas de no máximo três páginas cada relato. Uma delas conta à história de sua possível experiência sexual, quando foi levado para um bordel para ter ralação com uma puta juvenil. A segunda parte do livro reúne ficção que abordam temas em tom morno de amor, solidão e ressentimento, inclusive alguns foram resgatados de Afrlitos, o seu primeiro livro. As duas partes, mostram a espinha ereta e o coração tranqüilo de Jean.

Todos as páginas se abrem com enunciados fortes. Quem conhece, sabe que Jean adora essas ditas frases famosas interpretadas por Caetano Veloso, ou retiradas de versos de poetas como Álvaro de Campos, um deles é aquele poema que Bethânia Canta magistralmente... Todas as cartas de amor são ridículos. Não seriam cartas de amor se não fossem ridícolas. Quando Jean relata a experiência de confinação na Casa descreve a relação em tom de saudade das amigas Pink e Grazi, inclusive fala do amor que nasceu a partir da relação com uma delas, essa tal cumplicidade. Ele descreve toda essa amizade que experimentou com a ex-miss e a comerciante, conclui a crônica refletindo a certeza do amor pelas duas.“Estou certo de que quero ter, por toda a minha vida, uma mulher cantando para mim”, afirma no livro.


Trocando em miúdos o livro é tranqüilo, por esse aspecto não espere coisas mais picantes, não espere algo como Devassos no Paraíso, ou Sete Balas num Buraco Só, do João Silvério Trevisan, não vai encontrar nada que lembre, sequer Hilda Hist, a não ser na citação entre uma frase e outra. O seu conteúdo é para toda a família não tem cenas picantes de sexo gay, ou coisa similar. Talvez, seja uma questão do Padrão Globo, ou talvez quem sabe evita-se o choque, pensando que já basta o fato de ser homossexual, para a classe média o choque em si mesmo. Recomendo a compra por diversos motivos, entre eles porque a foto da capa é um primor e é uma edição muito bem cuidada, papel fosco, a cor ta bacana e como outros virão, você não vai perder de ter o segundo livro do carismático vencedor do BBB5, vai? Lógico, que não.

Ainda Lembro tem prefácio de Pedro Bial, Editora Globo, 111 páginas, preço R$ 18,00 em média. (Marcelo Cerqueira)


 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia