O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Programa

Onde tem Mott tem fogo.Hoje tem Luiz Mott no programa do Jô Soares da Rede Globo
Editoria local Salvador, Ba, 23/04/2010 -por MARCELO CERQUIERA


 

 

O decano do movimento gay brasileiro, antropólogo Luiz Mott é presença hoje a noite no Programa do Jô Soares da Rede Globo.

O programa começa as 0h25 e a entrevista vai constar de dois blocos. “Inicialmente era apenas um bloco, mas Jô se empolgou  e resolveu fazer dois”  disse Mott. Ele ainda elogiou o apresentador “produção gentilíssima e atenciosa com os convidados”, disse.

O ativista foi convidado para falar do lançamento do seu ultimo livro Inquisição na Bahia, lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia no mês passado no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.


Mott é do Grupo Gay da Bahia, a entidade pró-homossexuais mais antiga e em atuação no Brasil. Dentre uma de suas várias batalhas no ativismo arco-íris, é histórica a movimentação vitoriosa que Mott, antropólogo, fez para que, nos anos 80, o Conselho Federal de Medicina deixasse de considerar a homossexualidade uma doença. Sua ênfase no combate à violência homofóbica também é muito conhecida e reconhecida pela sociedade.

Mas os trabalhos etnográficos de pesquisar premiado vão além da defesa dos direitos civis de homossexuais, Mott encontrou e publicou a história de vida de Rosa Maria Egipciaca da Vera Cruz, escrava africana da Costa da Mina que no Rio de Janeiro entre 1725 a 1733 se tornou a principal Santa da igreja, considerada a flor do Rio de Janeiro.

Mott, especialista em História da Religiosidade estreou no primeiro volume da serié História da Vida Privada no Brasil, volume 1 lançado pelo editora Companhia das Letras com o trabalho Religião e Vida Privada no Brasil Antigo que aborda um dos temas predileto do pesquisador, religião..

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia