O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  


Assembléia confere título de cidadão a Luiz Mott

A Assembléia Legislativa da Bahia vai conceder ao antropólogo e militante GLBT Luiz Mott o título de Cidadão Baiano, em cerimônia a ser realizada no dia 11 de maio. Mott é paulistano, nascido no bairro Jardim São Paulo, próximo a Santana, zona norte da capital paulista.

Morando em Salvador há mais de três décadas, ele fundou em 1980 o Grupo Gay da Bahia, o mais antigo grupo ativista GLBT em funcionamento no Brasil. Começou carreira acadêmica na Universidade Federal da Bahia a convite da professora Consuelo Ponde de Senna, Mott, logo se tornou um intelectual promissor foi professor convidado, substituto e terminou sua carreira na UFBA como professor titular da cadeira de Antropologia em disputado concurso público realizado pela universidade á cinco anos passados.

O professor Mott sempre foi conhecido como um intelectual orgânico, um apaixonado pela verdade cientifica, se debruçou anos sobre os arquivos de Lisboa e de Brasil dando voz a escrava Rosa Maria Egipciaca da Vera Cruz, a qual ganhou o livro de mais de 200 páginas, lançado pela Brasiliense. Também é dele o texto Religião e Vida Privada no Brasil Colônia, texto que abre junto com outros intelectuais do Brasil Antigo a História da Vida Privada no Brasil, lançado pela editora Companhia das Letras.

A proposição que da o titulo de cidadão baiano a Mott merece ser contada, isso para mostrar a homofobia baiana na Assembléia Legislativa. Foi inicialmente proposta pela então deputada Estadual Maria José Rocha – Zezé (PT), hoje atuando em Brasília no Ministério da Educação, seguido pela Deputada Moema Gramacho (PT), eleita prefeita de Lauro de Freitas. "Este título é uma honra um reconhecimento pelos serviços prestados por Mott a sociedade baiana, deve ser estendidos a todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa", declarou Moema Gramacho, que assumiu a prefeitura de Lauro de Freitas em 2005.

A proposta, agora aceita pelo plenário, foi defendida pelo deputado estadual Targino Machado (PMDB). A sessão especial de outorga do título será no Plenário do Palácio Deputado Luis Eduardo Magalhães, às 16 horas. (Marcelo Cerqueira) Salvador, 1 de maio de 2006.

Local: Assembléia Legislativa da Bahia
Centro Administrativo da Bahia - CAB
As 16h do dia 11 de maio de 2006 - quinta-feira

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia