O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Prêmio Eduardo Barbosa
Noite gloriosa do GGC na Câmara Municipal premia parceiros da causa LGBT

Salvador, domingo, 25 de setembro de 2011 – 1h17min – por Marcelo Cerqueira

Foto: Sinval Rios divulgação 2011 - Ao centro de preto Paulo Paixão GGC com os garciados da noite de premiação em Camaçari.

Uma noite gloriosa marcada por momentos de emoção e apreço ao Grupo Gay de Camaçari (GGC) aconteceu ontem na Câmara Municipal por ocasião da entrega do prêmio Cidadania e Prevenção Dr. Eduardo Barbosa. A cerimônia que tinha previsão de começo para as 20h começou com 40min de atraso devido a uma situação que acabou por interditar parte da Via Cascalheira que liga a Estrada do Coco a Camaçari por volta das 19hs fez com que alguns dos agraciados não chegassem a tempo atrasando o evento.

Mas o atraso não tirou o brilho da festa nem foi motivo de transtorno aos participantes que lotaram o plenário da Câmara Municipal. A parte festiva ficou por conta do Samba Parafuso de Abrantes, agremiação popular que começou entoado toques e letras de sambas da região ao tempo que três sambistas desenvolviam no pé as letras e convidavam os participantes para caírem na roda de samba. Um dos momentos mais aplaudido foi quando a dançarina e cantora da banda O Bumm, Rosiane Pinheiro tirou o salto de numero 15 e caiu no samba, o povo aplaudia o gingado e a graça da cantora.

A parte cívica do evento ficou por conta da cantora local Lais Martins que fez a execução á capela do hino de louvor á cidade de Camaçari seguido da execução do Hino Nacional por integrante da Policia Militar da Bahia. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Zé Elizio, presidente da Casa Legislativa.

Na bancada, o homenageado da noite Dr Eduardo Barbosa, secretário Municipal de Administração Ademar Delgado e Paulo Paixão presidente do GGC como mestre de cerimônia. Eis que surge no centro o último número artístico da noite, Natacha Kiss trajando vestido dourado com detalhes em pedras e uma enorme calda interpretava uma canção romântica eu quero ser pra você de Paula Fernandes, para os aplausos do público. O Dr Eduardo que fica na cidade até o domingo após a 10 Parada veio acompanha da sua mãe e de mais dois familiares. Ele recebeu seu prêmio e outro destinado ao ministro Padilha da Saúde. Eduardo ressaltou os avanços municipal em favor dos LGBT " Camaçari é motivo de orgulho para todos nós", disse.

A premiação foi dividida em cinco blocos nas categorias; Publicidade e Comunicação, Justiça e Cidadania, Personalidade Atuante, Artes e Artista, Organização não Governamental, OSC e Poder Público. O estilista Di Paula, 50 anos, recebeu o prêmio na categoria Artes e Artistas ele começou o seu discurso emocionado pelo reconhecimento do seu trabalho e no decorrer ressaltou sua contribuição a causa através de seu trabalho como costureiro e pontuou os altos índices de violência e homofobia “ Eu sou de uma época que não havia tanta violência e intolerância como hoje em dia”, disse o modista.

Na categoria ONG o Grupo Gay da Bahia (GGB) recebeu o prêmio graças aos esforços institucionais da entidade em constantemente denunciar esses índices de violência homofobia no Brasil. A premiadíssima agência Propeg de Publicidade recebeu através de Michele Esteves o prêmio pelo vídeo produzido para o GGB que divulgava a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considera as uniões homo-afetivas como entidade familiar.

"Camaçari avança cada vez mais na consolidação da política LGBT", diz secretário Carlos Silveira em noite de premiação

Foto: Sinval Rios divulgação 2011 - Ao centro Marcelo Lima (SE) Eduardo Barbosa e Keila Simpson (ABGLT). De pé barba longa e grisalha, secretário Carlos Silveira do Social.

Mas sem dúvida o ponto alto da premiação ocorreu no discurso do secretário Carlos Silveira da Secretaria de Ação Social. Ele recebeu o prêmio na categoria de Poder Público. O secretário pontuou os avanços da política LBBT municipal através da instituição em sua pasta da Gerência LGBT que tem como titular o ativista Paulo Paixão.

Ele também aproveitou o momento para anunciar que os LGBT da cidade a partir do próximo mês poderão contar com um outro serviço de atenção. “Anunciamos aqui a instituição da Coordenação LGBT municipal que vai ser capaz de receber e acompanhar o cidadão LGBT na cidade em suas necessidades”, disse.

O secretário também pontuou que nos próximos dias a travesti Natacha Kiss irá receber um imóvel financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal naquele município fato que o secretário considera uma grande conquista por ser o reconhecimento de uma pessoa travesti na condição de chefe de família, uma vez que o programa prioriza mulheres nessa condição.

Na Câmara o evento teve fim por volta das 23h e seguiram as comemorações no auditório da Casa do Trabalhador onde foi servido coquetel que terminou por volta das 0h. O evento contou com a presença da vereadora municipal de Salvador Marta Rodrigues (PT-SSA) uma das agraciadas. A deputada Luiza Maia impossibilitada de comparecer por conta de uma virose mandou representante garantir sua participação na 10ª Parada nesse domingo e receber o seu prêmio.  

No centro,vereadora Marta e secretário Ademar Delagado de Administração Municipal. Foto: Sinval Rios divulgação 2011

A 10ª Parada do Orgulho LGBT de Camaçari acontece nesse domingo, 25 e tem concentração marcada para ás 14h. O tema escolhido pelo GGC entidade que organiza a marcha é 10 anos de luta fazendo história, mudando conceitos, promovendo prevenção. O ponto de saída da Parada é na Avenida Radial A e termina na Praça dos 46 por volta das 20h.

Relacionadas

Eduardo Barbosa
GGC entrega prêmio nesse sábado próximo em Camaçari, confira lista de nomes!

Homenagem do povo
Ativista Eduardo Barbosa receberá Titulo de Cidadão Soteropolitano, confira!

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia