O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Reconhecimento - Oscar Gay 2009
GGB confere a cantora Marina Lima Troféu Trinâgulo Rosa
Por Redação

SALVADOR, 4/03/09 No 19º Oscar Gay do Brasil, o Grupo Gay da Bahia dá o Troféu Triângulo Rosa à cantora Marina Lima, à Primeira Dama do Estado da Bahia, aos Ministros Temporão  e Vanucchi,  ao Governador do Rio de Janeiro, à Bayer do Brasil, à Embaixada da Inglaterra e a uma dezena de órgãos governamentais, pelo apoio aos direitos humanos dos homossexuais. O Troféu Pau de Sebo, destinado aos inimigos da comunidade GLTB foi para o Exército Brasileiro, pela discriminação a um casal de sargentos gays; à cantora Claudia Leitte, à modelo  Isabelli Fontana e apresentadora Luciana  Gimenez, e a seis parlamentares evangélicos,  por declarações e posturas  homofóbicas. São Paulo e Rio Grande do Sul continuam sendo os estados mais "simpatizantes” e os Tribunais de Justiça, as autarquias que mais têm colaborado na cidadania dos homossexuais. O objetivo do Oscar Gay, é estimular as autoridades e vips a defenderem com coragem a cidadania plena dos homossexuais e inibir a intolerância homofóbica.


Como acontece todos os anos, logo após o Oscar de Hollywood, o Grupo Gay da Bahia, entidade de utilidade pública municipal de Salvador, divulga pelo 19º ano consecutivo, o OSCAR GAY, premiando  com o Troféu Triângulo Rosa as personalidades e instituições que em 2008 deram  maior  apoio aos direitos humanos dos homossexuais,  outorgando o Troféu Pau de Sebo, aos inimigos dos gays,  lésbicas e transgêneros. O Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar mais de 300 mil prisioneiros homossexuais presos por Hitler. Hoje o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do orgulho gay.

Quanto ao Troféu Pau de Sebo, explica Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia: "Aproveitamos uma tradição irreverente  do folclore brasileiro para mostrar o ridículo dos inimigos dos gays e lésbicas: por mais que queiram destruir o movimento de libertação homossexual, nunca chegam a seu objetivo, caindo  e se lambuzando no pau de sebo da ignorância. Mesmo que esperneiem, aumenta a  cada ano o número dos gays assumidos e o apoio dos simpatizantes, sobretudo de autoridades e órgãos públicos."

 Neste Oscar Gay 2009, destacaram-se positivamente cinco “vips”, encabeçando a lista  a  cantora Marina Lima, por ter retirado Gal Costa do armário, incluindo a Primeira Dama da Bahia, Fátima Mendonça, esposa do Governador Jacques Wagner, que participou de duas  paradas gays representando a bissexual mexicana Frida Kahlo. Entre as firmas simpatizantes, a Bayer, a Indústria Farmacêutica Nycomed, o programa Fantástico da TV Globo. A Embaixada do Reino Unido mereceu destaque por hastear a bandeira do arco-íris, ao lado da bandeira inglesa, em Brasilia, no dia mundial do orgulho GLBT.

Os Ministros da Saúde Temporão, e dos Direitos Humanos, Vanucchi, repetidamente manifestaram seu apoio à cidadania GLBT, destacando-se também mais de uma dezena de Tribunais de Justiça, que garantiram o direito de travestis e transexuais mudarem de nome e reconheceram aos casais homossexuais os mesmos direitos dos heterossexuais.Entre os políticos simpatizantes, destaque para o Governador Sérgio Cabral Filho, do Rio de Janeiro, por pleitear junto ao Supremo Tribunal Federal a concessão de direitos previdenciários às uniões estáveis de funcionários homossexuais, ao Governador José Roberto Arruda,  do Distrito Federal, por encaminhar projeto de lei à Câmara Legislativa dando direito a pensão por morte a parceiros de homossexuais e ao deputado Federal Maurício Rands (PT/PE), pelo projeto de lei permitindo a inclusão do parceiro homossexual como dependente na declaração do imposto de renda. Também a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, foi homenageada: por oferecer curso de capacitação sobre diversidade sexual aos seus integrantes.                

Quanto aos inimigos dos homossexuais, merecedores do Pau de Sebo,  lidera a lista o Exército Brasileiro, pela prisão discriminatória e perseguição aos sargentos Laci Marinho  e Fernando Figueiredo, após assumirem-se como casal gay, aos Ministros Aldir Passarinho Jr. e Fernando Gonçalves, da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça,  por negarem a possibilidade da união estável homossexual e a seis parlamentares evangélicos do Distrito Federal, Bahia e Paraíba, pela oposição aos projetos de lei favoráveis à cidadania homossexual.

Segundo o Presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, “neste ano, foram tantas as conquistas do movimento gay, que tivemos de reunir os premiados por categorias, por exemplo, todos os juízes e defensores públicos que reconheceram a união estável dos gays e lésbicas, ou as diversas câmaras municipais que aprovaram leis em favor da cidadania homossexual. Felizmente o número de apoiadores é quase cinco vezes maior que nossos inimigos: São Paulo  e Rio Grande do Sul são os estados a receber o maior número de Troféus Triangulo Rosa.”

 Os premiados recebem pelo correio o diploma com o título merecido. Entre os premiados com o Triângulo Rosa dos anos anteriores, constam  os nomes de Ruth Cardoso,  Martha Suplicy, Brastemp, Telefônica Tim, Incra, Banco do Brasil,  o jogador Lilico,  Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, Presidente Lula, Gilberto Gil, e entre os Inimigos que receberam o Pau de Sebo, o finado bispo de Jundiaí, o escritor Olavo de Carvalho, o deputado Severino Cavalcanti. Para o próximo ano, já estão na lista do Oscar Gay o Presidente  Lula e a primeira dama Mariza, por terem distribuído camisinhas no sambódromo.

Categorias Triângulo Rosa

TROFÉU TRIANGULO ROSA PARA OS AMIGOS DOS HOMOSSEXUAIS 2009
VIPS:

FIRMAS

MINISTROS

EMPRESAS, AUTARQUIAS, SINDICATOS, FUNDAÇÕES E CONSELHOS

ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS

ORGÃOS PÚBLICOS ESTADUAIS

ORGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS

TRIBUNAIS DE JUSTIÇA

POLÍTICOS

TROFÉU PAU DE SEBO PARA OS INIMIGOS DOS HOMOSSEXUAIS

 

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia