O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Militância

Parada Gay anima com protesto e música domingo no Centro de Salvador
Editoria local Salvador


 

SALVADOR, 25/10/09 – Tudo deu certo conforme o planejamento da organização da VIII Parada Gay da Bahia. Começou as 15h30 a cerimônia de abertura do evento no Campo Grande, Centro de Salvador. Os convidados ficaram no salão de espera do Tropical Hotel da Bahia e foram conduzidos para o trio por seguranças para dar inicio ao evento. As 15h30 começou a cerimônia de abertura. Marcelo Cerqueira, GGB no trio elétrico deu a faixa à trans Tanucha Sampaio, mestre de cerimônia que ajudou a passar as faixas de madrinhas na seqüência.  A transexual Tatiane Araújo, da Articulação Nacional de Travestis (ANTRA) que deu as boas vindas aos presentes ao tempo que pediu mais respeito e cidadania às colegas, defendeu que travestis precisam ser inseridas no mercado de trabalho e que os poderes públicos devem priorizar isso. Em seguida falaram a Delegada Patrícia Nunes, titular da 1ª  Delegacia de Polícia dos Barris; o Secretario Rui Costa da Secretaria de Relações Institucionais, representando o governador Jacques Wagner; Luiz Mott fundador do GGB, a Vereadora Leo Kret do Brasil, a vereadora Aladilce da Comissão da Mulher.

Depois das mensagens dos convidados, parte política da abertura foi a vez da coroação das duas Madrinhas: a delegada Isabel Alice, emocionada falou da alegria de receber a faixa e disse que esse reconhecimento não é somente dela e sim de toda a Policia Civil, especialmente das mulheres. A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT),  muito traquejada em falar para multidões comparou o tratamento dado às  travestis do Brasil com as da índia, como mostrou a novela Caminhos da índia, onde as trans são sagradas e respeitadíssimas pela população: “A presença de travestis é auspiciosa, anunciam boa sorte”, disse a prefeita e madrinha da VIII Parada Gay da Bahia.

Após empossar a madrinhas veio mais emoção. A cantora Nara Costa, rainha absoluta do ritmo do Arrocha, encantou o público e levantou calorosos aplausos executando o Hino Nacional sem acompanhamento musical. Após execução do Hino por Nara Costa a música eletrônica tomou conta do trio do GGB que estava lotado com os convidados da entidade. Na primeira parada do trio em frente à casa da Itália o Secretário de Justiça Cidadania e Direitos Humanos Nelson Pelegrino, acompanhado da vereadora Marta Rodrigues fez discurso de apoio ao movimento.“ O GGB está para os gays, como o Ilê e Olodum estão para os negros, são grupos que tiveram coragem de enfrentar todo o sistema em favor de uma luta por igualdade, respeito e liberdade”, disse o Secretario. Faixas da Vereadora Olívia Santana saudavam a Parada.

Mais música eletrônica, ao som de Chiquinho, Santoro, Jhony e Marc Marck direto dos USA para as pistas da Bahia. Na segunda parada do carro oficial, na Praça da Piedade, foi a vez da deputada federal Lídice da Mata dar seu apoio costumeiro ao movimento. Celsinho Coutrim igualmente esteve no trio representando Emilia Salvador,  presidente da Bahiatursa, impossibilitada de estar presente por compromissos fora do Estado.
Por uma determinação da Prefeitura de Salvador, todos os trios tiveram de desligar o em frente da antiga Mesbla na Avenida Sete de Setembro, devido a um prédio antigo em reforma que  corria ao risco de desabar com conta dos amplificadores dos trios.

O som foi retomado logo após o mosteiro de São Bento. A Parada seguiu  pela Avenida Sete, desceu a Castro Alves e caminhou pela Carlos Gomes, Senador Costa Pinto e terminou a frente do Tropical Hotel da Bahia. O último trio a passar em frente à casa da Itália as 20h30 minutos foi o trio do Off Club que levou gogo boys e muita música eletrônica para avenida. A VIII Parada Gay da Bahia é uma realização do Grupo Gay da Bahia (GGB) teve apoio do Governo da Bahia através da Bahiatursa, Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura e Turismo.

Recebeu apoio e incentivo da Prefeitura de Salvador através da Saltur, Sucom, Sesp, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Transito e Limpurb. Departamento Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Coordenação Municipal e Estadual de DST/Aids. A segurança foi garantida pela Polícia Militar da Bahia que mandou efetivo de mais de  mil homens e mulheres policiais. Segundo depoimento de muitos participantes, na rua e encima dos trios, foram raríssimas as cenas de violência, quer entre os participantes, quer por parte das forças de segurança. Segundo a imprensa baiana o evento contou com a participação de cerca de 800 mil pessoas. O Deputado Federal Daniel Almeida do PC do B distribuiu um manifesto apoiando a luta dos homossexuais por justiça social.

Confira também

DIVULGAÇÃO - Parada Gay tem divulgação garantida na mídia baiana

MÚSICA - Bué da Fixe na Parada Gay da Bahia 2009

SBOT - pegue aqui sbot para rádio da VIII Parada e divulgue!

TRÁNSITO - Trafégo muda no centro por causa da Parada Gay

PROGRAMAÇÃO - confira aqui a programação da VIII Parada e se jogue!

NOVIDADE - Filme da VIII Parada Gay estimula sair do armário, confira!

VIII PARADA - Trio abre-alas com muita alegria, música e militância

MOSTRA DE CINEMA - Sessão Possíveis Sexualidades, confira!

MADRINHAS - prefeita Moema Gramacho e Delegada Isabel Alice são as escolhidas da VIII Parada Gay da Bahia!

VIII PARADA GAY - Reunião com órgãos define estratégias

AÇÃO- Reunião na Saltur vai definir estratégia na Parada Gay, confira!

Festa - Parada comemora 30 anos do GGB em cima do trio!

APOIO - Prefeitura através da Saltur garante participação na VIII Parada Gay da Bahia, confira!

PARABÉNS - Parada Gay da Bahia comemora 30 anos do GGB, confira!

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia