O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Movimento
Parada Gay de Mata de São João teve prevenção como tema
Por Redação

 

Clique na foto para ampliação!

SALVADOR, 28/09/09 – A cidade de Mata de São João região metropolitana de Salvador recebeu na tarde de ontem a IV Parada Gay municipal. Sob o tema viver com prazer e respeito à vida o Grupo de Gays, Lésbicas e Travestis (GRITTE) comandou o evento que teve inicio ás 15h30 em frente ao bar da Galega na Rua Rodagem Torre e terminou às 20hs na Praça Barão do Açu da Torre embalado por um potente trio elétrico e música eletrônica da boa tocada pelo DJ Taroba de Feira de Santana.

As 15hs sobe ao trio elétrico Bira Lopes do GRITTE para anunciar abertura do evento. Convidou para conduzir o os passos da Parada o artista transformista Dion que foi durante todo percurso mestra de cerimônia e ajudou a empossar como madrinha, princesa e rainha da festa gay as escolhidas na noite anterior, são elas. A madrinha da Parada Gay foi a representante do Programa Estadual de DST/Aids a funcionária Simone Carvalho que ao tempo que foi homenageada representou o serviço de Saúde do Estado. Duas princesa escolhidas em acirrada disputa na noite de sábado são elas travesti Rikma da cidade e Valerie O´Hara de Salvador pelo mérito e na mesma noite a transexual Isrraila Drumond de Dias D´avila, município vizinho como rainha. Depois da entrega de faixas foi à vez dos discursos.

Keila Simpson da Articulação Nacional de Travestis (ANTRA), representante do Grupo Gay da Bahia (GGB), vereadores Alan Ferrari e Rosa Pereira aproveitaram a oportunidade para expressar apoio ao evento e a luta dos homossexuais naquela cidade. A ausência percebida foi do prefeito João Galberto que não compareceu ao evento como de costume.

Após as falas entusiasmadas dos militantes, incluindo o presidente do GRITTE Bira Lopes, a evolução do evento seguiu por toda Rua Rodagem Torre até a Paraça Açu que culminou com apresentação da Banda On The Floor tocando música eletrônica. O clima da praça estava mais para o pagodão que música eletrônica, visto que a maioria naquele local era de pessoas da comunidade que dançavam freneticamente ao som potente dos carros estacionados na praça. A banda tem qualidade musical, mas não funciona para eventos desse tipo no interior porque o som é muito sofisticado e o povo quer mesmo é quebradeira. Mesmo os gays mais simpatizantes de música eletronica no interior prefere outro estilo, porque em meio a multidão se tornam minorias. Voluntários distribuíam preservativos fartamente aos participantes que somados todos deu um publico médio de dez mil pessoas.

A Policia Militar que trabalhou de forma tática não registrou alterações além das cotidianas. Somente ao fim da festa um veículo com som ligado tocando pagode foi interrompido por policiais militares que ordenaram à condução do veiculo ao pátio da Delegacia.

Indignados pelo fim do pagodão os participantes deram uma sonora vaia para atitude indigesta na opinião deles aos militares. A Parada Gay de Mata de São João é uma realização do GRITTE que é uma entidade filiada a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT) e Articulação de Ongs Aids (A BOA).

Relacionadas

MATA DE SÃO JOÃO - hoje, domingo tem Parada Gay!

 

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia