O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Costa dos Coqueiros

Parada Gay de Praia do Forte foi sucesso nesse domingo
por MARCELO CERQUEIRA 13/07/09


 

PRAIA DO FORTE, 13/07/09 – Moço, o senhor é gay? Pergunta um garotinho curioso com aquela movimentação de pessoas diferentes na pequena vila de Praia do Forte distrito de Mata de São João, conhecida pela sofisticação de suas pousadas e por ser ponto de pouso de turistas internacionais para curtir a linda paisagem que surpreende a cada rua, praia e áreas verdes da vila. Ouvindo a resposta de sim, sou gay, o garoto partiu feito um foguete para contar aos seus camaradas que o visitante é gay.

O clima de expectativa e curiosidade não foi por nada menos que os preparativos da III Parada Gay da Vila, ou melhor, como segunda língua da vila é o inglês, poderíamos chamar de III Gay Pocket Pride, guardando as proporções da cidade. A concentração ocorreu à frente do bar de seu Souza.

A pequena multidão se organizava para tirar fotos com as poucas montadas que chamava atenção de crianças e adultos pelo visual caprichado. Duas bicicleta táxi com quatro rodas uma invenção local regulamentada pela Prefeitura substituiu  os trios elétricos ainda conduzia quatro pessoas em seus bancos.

As duas engenhocas traziam uma boca de alto falante na traseira acoplado a um microfone potente o bastante para que quase toda vila ouvisse Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) ecoar o seu mote “Praia do Forte é Gay” para os aplausos dos que assistiam o evento.

Quando foi às 16hs a Pocket Pride teve inicio de fato, após toda fechação da concentração. O cortejo seguiu por quase toda extensão da Avenida ACM passando pela Rua das Estrelas, onde mais adiante no estacionamento havia um palco armado com a banda On The Floor passando as batidas fortes da música eletrônica com a DJ Anne Louise de Salvador. A banda parou para que os militantes convidados dessem as boas vindas a todos e se apresentarem no palco.

Revezaram-se em discursos calorosos Bira presidente do GRITTE de Mata de São João, Alessandro Monte, Wellington Andrade, Franklin Silva, Luiz Mott fundador do GGB, Ìcaro Ceita, seguido da primeira dama municipal que esteve no evento acompanho do marido o simpático João Galberto, prefeito de Mata de São João. O vereador Alexandre Rossi foi o mestre de cerimônia do evento na maior animação comandava as apresentações.

O som no palco terminou por volta das 20Hs para descanso de Ivan Nascimento, 29 anos, presidente do Grupo Gay Ambiental de Praia do Forte, idealizador da Parada. “Graças a Deus que tudo deu certo, sem problemas, mais uma etapa do preconceito vencida na vila”, disse.

O prefeito municipal João Galberto compareceu acompanhado da primeira dama. Vereador Alexandre Rossi, foi meio que um mestre de cerimônia. A Parada teve apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Ação social.

PF boa opção para seu final de semana

A Vila de Praia do Forte é um lugar privilegiado pelos Deuses. O pequeno povoado distrito de Mata de São João oferece um leque de diversão variada para todos os gostos, especialmente aqueles que são fascinados pela exuberância da natureza. Na aldeia você pode visitar o projeto Tamar, iniciativa premiada em todo o mundo pelos trabalhos de proteção as tartarugas, o Tamar é um ponto que vale a visita, depois de se encantar com os animais marinhos, deve-se passar na loja da entidade, comprar uma lembrança e ajudar as obras do projeto.

As noites em PF são regadas de boas opções de bares, pousadas e restaurantes do mais alto nível internacional. A pousada e restaurante Brasil é uma delas. Localizada na Avenida ACM oferece acomodações, café da manhã, almoço e jantar com qualidade internacional a preços bem mais em conta. Sem falar que a frente da pousada oferece bar ambiente servindo drinks e petiscos deliciosos.

Também vale a visita a igrejinha de Praia do Forte. Lá você vai poder contemplar um pequeno momento histórico que abriga uma coleção de pinturas religiosas com as passagens da Via Sacra do Cristo com todos os passos. Obras oferecidas em vida pelo artista Carlos Bastos que também ofereceu as três pinturas maiores do altar central da capela. Destaque para a representação de Nossa Senhora da Conceição, que tem feição da Miss Bahia, Marta Rocha uma das musas inspiradoras do pintor, se não dizer a preferida dele.

Gerente do SAPIRANGA no complexo de Barraca de Praia oferece peixe fresco aos banhistas com rapidez e simpatia. Local é o pedaço da orla mais bem organizada da Bahia com banheiro público limpo para oferecer mais conforto e comodidade aos visitantes, muito raro em toda a Costa, a parte Porto Seguro. Uma moqueca de peixe com guarnições para duas pessoas custa em média 40$.

Anteriores

PRAIA DO FORTE - GGA divulga data da III Parada Gay da Vila, apronte-se!

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia