O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

GGB celebra trinta anos muito bem assumidos

GGB celebra trinta anos e dá prêmio aos amigos e colaboradores

Salvador, quarta-feira, 11 de Agosto de 2010. Por Marcelo Cerqueira e Luiz Mott

Trinta anos muito bem assumidos é o novo mote do Grupo Gay da Bahia (GGB), para celebrar três décadas de luta. Trinta anos muito bem assumidos, abrindo espaço social e criando condições para que muitos outros homossexuais possam assumir sua real orientação sexual, enfrentando o preconceito e a discriminação. Apesar das poucas garantias que o Estado oferece como estrutura de apoio para o combate à homofobia, muitos LGBT passaram a entender que, quem se assume, tem menos stress e melhor qualidade de vida.  Assumir é um estado de espírito, estar bem consigo, com o seu meio social e com a sua sexualidade. Sair do armário é revolucionário e faz bem pra saúde!
O GGB, fundado em 1980, luta há 30 anos pelos direitos dos que divergem da sexualidade imposta à sociedade.

Luta titânica encabeçada pelo professor Luiz Mott em colaboração com Marcelo Cerqueira e demais coordenadores da entidade, Cristiano Santos, Adenilton Gomes, Keila Simpson, Otavio Reis, Joelma Cerqueira, Oséas Santana, Milena Passos, saudosa memória de Michele Mary. Batalha que continua em escala nacional e internacional reforçada pelo surgimento de novos grupos e lideranças, empenhadas contra tudo e contra todos que tentam negar os direitos fundamentais de seres humanos acusados de um único pecado: amar diferente do estabelecido pela heteronormatividade. O amor, opiniões, escolhas individuais, devem ser respeitadas, princípio elementar do livre arbítrio e de uma sociedade que se pretenda realmente democrática.

Durante esses trinta anos o GGB fez escola, sem nenhuma dúvida. A maior parte de mais de duas centenas de grupos de emancipação homossexual, tiveram influência direta ou indiretamente dessa ação poderosa do GGB em todo  Brasil. Em sua longa e vitoriosa história, o GGB manteve sempre duas frentes principais de ativismo: o combate à homofobia, através da denúncia dos crimes de ódio praticados contra a população GLBT e a promoção da saúde sexual dos homossexuais, através especialmente da prevenção da Aids e DSTs. Distribuímos mais de três milhões de preservativos, inicialmente em parceria com a Bemfam, depois com Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia e o Programa Nacional, hoje Departamento Nacional de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Realizamos centenas de conferencias sobre Direitos Humanos em escolas, universidades, terreiros de candomblé, associações comunitárias na Bahia e no Brasil. Através da Editora GGB, publicamos centenas de boletins, folders, cartazes, 12 livros, cartilhas, postais e jornais. Mantemos vivo este site lançado desde 1999, a onze anos de informação, um mundo de informação sobre nossa cultura e estilo de vida ao acesso de todos através da rede de computadores.

Esse trabalho titânico e beneditino foi realizado por muitas mãos e mentes brilhantes, mentes comprometidas com a defesa de nosso povo GLBT. Muitos vieram para esta festa e trouxeram o sol como sinal de vitória, um brilho que nunca se apagará, e como devotos, trouxeram cestos, muitos cestos de alegria para vencer os momentos difíceis, momentos que às vezes agente pensa que nada mudou que tudo continua pior que antes. Mas essa alegria esse sol dos novos faz com que essa luz nunca se apague e a luta continua em cada cato da cidade.

É tomado desse sentimento de alegria e de dever cumprido, com base em tantos anos de heroísmo, tudo isso e muito mais que o Grupo Gay da Bahia vem a público prestar homenagem de trinta anos muito bem assumidos a trinta pessoas e instituições fantásticas que ajudaram a escrever a nossa história, a promover a nossa cultura, saúde, cidadania. Cada um do seu jeito, de sua maneira, com seus saberes, com uma sensibilidade especial e a clarividência de ver através do invisível que o futuro ta bem perto. Falamos de um futuro onde não exista dominados e nem dominadores, onde não haja lugar para o machismo, o racismo e a homofobia e que a felicidade seja tão radiante como propaganda de refrigerante.

Já disse Caetano Veloso o GGB “o orgulho da Bahia!” E agora dissemos nós que o GGB é um Patrimônio Imaterial da Bahia, dos homossexuais e de toda a sociedade “baiense”. Deve ser dever de todos os homossexuais e simpatizantes preservar essa parte de nossa história, ainda muito recente.

A luta continua! a homofobia, esta praga que a cada dois dias assassina um homossexual no Brasil, deve ser combatida por todos nós, LGBT e simpatizantes. Não se pode deixar que o ódio anti-homossexual se instale em nenhum lugar, em nenhum coração, em nenhum canto desse Bahia de todos nós. Homofobia, Fora daqui! Um mundo sem racismo, machismo e homofobia é possível! Viva O GGB. Viva os homossexuais da Bahia. Viva todos aqueles que ajudaram escrever essa historia.

Conheça os trinta agraciados com o Trofèu do Grupo Gay da Bahia

 

 

Dramaturga Aninha Franco

 

Baba Bel de Oxum

Jornalista Biagio Talento

Infect Dr.Carlos Brites - HUPES

Carlos Vilmar Desing

Caso Sério - C. Simões

Saltur - Claudio Tinoco

Dion Diva di Milênio

Ex-prefeito Imbassay

Ministro Juca Ferreira da Cult

Bahiatursa, Emilia Salvador

Lídice da Mata, deputada

Marcos Melo, tropical Night

Moema Gramacho

Nelson Pelegrino, Deputado

TV Aratu Casemiro Neto

 

Cantra Sarajane

Vânia Galvão, vereadora

 

 

 

Dra Tereza Cristina, Defensoria Pública da BA

Jornalista Luiz Francisco

Socorrinho Chaves

Fernanda Bezerra, Possíveis

Delegado Rui da Paz

Médido Pedro Chequer

 

Prof Ricardo Liper

 

Inês Dourado, professora

ISC/UFBA

 

Bar Âncora do Marujo

Tânia Toko, atriz

Valmick Brás

 

HOMENAGEADOS TROFEU GGB 30 ANOS - Lista nominal


1.      ANINHA FRANCO, Escritora, Promotora Cultural, Diretora do Teatro XVIII: editou o livro “Dez Viados em Questão” , tipologia dos  homossexuais da Bahia; homenagem extensiva a  todos  autores e diretores de teatro;

2.      ANTONIO IMBASSAY, ex-Prefeito de Salvador, recebeu em audiencia diversas vezes os Diretores do GGB  e promulgou a Lei n. 5275/97   contra a homofobia; homenagem extensiva aos órgãos públicos do Município que apoiaram a cidadania homossexual;

3.      BAR ANCORA DO MARUJO, na Rua Carlos Gomes, uma espécie de  bar Stone Wall da Bahia, em funcionamento desde o século passado.  Espaço dedicado a arte do transformismo, resiste as mudanças culturais e geográficas da comunidade LBGT.

4.      BEL DE OXUM, Babalorixá do Terreiro Abassá d´Oxum, São Tomé de Paripe, por sua participação ativa no projeto Candomblé, Saúde e Axé e outras atividades do
GGB, gay assumido, homenagem extensiva a  todos  os adeptos das religiões afro-brasileiras que colaboraram com a causa  gay e lésbica;

5.      BIAGIO TALENTO, Jornalista de A Tarde, ex-correspondente de O Estado de S.Paulo, grande divulgador de noticias sobre a militância homossexual na Bahia;

6.      CARLOS BRITES, Médico infectologista da UFBa, por seu pioneirismo e importância de suas  pesquisas sobre HIV/Aids, homenagem extensiva a  todos  profissionais da saúde do Creaids, Coas, Secretarias de Saúde do Estado e Município que tratam os homossexuais e portadores de HIV/Aids  com respeito e dignidade;

7.      CARLOS VILMAR, artista gráfico criador de diversas campanhas do Grupo Gay da Bahia, Jornal Homo Sapiens e leiaute da Campanha da 9a Parada Gay da Bahia 2009.

8.      CASEMIRO NETO, jornalista, apresentador da TV Aratu, no Programa Que Venha o Povo, sempre tratando gays e travestis com dignidade.

9.      CLAUDIO SIMÕES, jovem e brilhante diretor de teatro, autor de  peças consagradas pela critica e público, desde 1994 introduziu o tema Aids em sua dramaturgia. Em seu nome, o GGB homenageia a todos os diretores, dramaturgos, atrizes e atores de teatro pela inclusão da temática homossexual em suas realizações.

10.     DELEGADO RUY DA PAZ diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), sempre acessível e sensível as demandas do GGB na investigação dos assassinatos de homossexuais na Bahia. Recebe o Troféu em seu lugar o Delegado Sotero.

11.     DEPUTADO FEDERAL NELSON PELEGRINO, defende a agenda do Grupo Gay da Bahia desde 1992, na Assembléia Legislativa da Bahia e em Brasilia, participou de diversas paradas e manifestações de protesto do GGB. 

12.     DION, ou Valtinho, parte homem, parte mulher, lado diva, lado ser humano, uma pessoa completa, um artista transformista de luxo, um icentivador, inovador que nunca sai de moda. Pai e mãe de todas as transformistas da Bahia, Dion Diva do Milênio. 

13.     DR. PEDRO CHEQUER, baiano, médico,  atual diretor da Unaids, co-fundador e ex-Diretor do Programa Nacional de Aids do Ministério da Saúde , teve papel vital nas políticas de prevenção da Aids junto à comunidade homossexual.

14.     Dra. TEREZA CRISTINA, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, dinamizadora do Núcleo de Direitos Humanos onde sempre dá bom acolhimento às demandas da população GLBT. Em seu lugar recebe Mona

15.      DRA.INÊS DOURADO, professora do Instituto de Saúde Comunitária da UFBa, vem realizando há anos importantes pesquisas sobre a comunidade gay de Salvador. EM seu lugar a filha

16.     EMILIA SALVADOR, Presidente da Bahiatursa, pelo apoio a todas edições das Paradas Gays da Bahia, aos Concursos de Fantasia Gay da Bahia e ao projeto de  Capacitação da rede de hotelaria e similares para melhor receber o turista homossexual.

17.     FERNANDA BEZERRA, jovem e dinâmica produtora cultural de Salvador, responsável pela exitosa  Mostra Possíveis Sexualidades já na sua terceira edição. 

18.     JUCA FERREIRA, ex-vereador de Salvador, atual Ministro da Cultura do Brasil, intelectual dos melhores, homem forte não apenas de estrutura, mas de ações por ter dinamizado, descentralizado a e os movimentos culturais dos eixos tradicionais, levando cultura para quem não conhece cultura, criando pontos de cultura, premiações a ações culturais e possibilitando a premiação de projetos voltados para a população LGBT de todo o Brasil.

19.     Lídice da Mata,  Deputada Federal e Constituinte,  desde 1985, quando vereadora de Salvador, depois como deputada estadual e federal, sempre defendeu as iniciativas do GGB no parlamento, ao lado de  Geracina Aguiar, Maria José Rocha, Moema Gramacho. Em seu lugar

20.     Luiz Francisco, Jornalista ex-correspondente da Folha de São Paulo em Salvador, grande divulgador de noticias sobre a militância homossexual.

21.     MARCOS MELO, empresário da noite GLS da Bahia, desde 1980 com a  Boate Tropical na Rua Pau da Bandeira. Época difícil testemunha dos tempos de quando policiais invadiam as casas noturnas, batiam, prendiam e torturavam gays, lésbicas e travestis. Viva a Tropical! 

22.     Moema Gramacho, ex-Deputada Estadual, Prefeita de Lauro de Freitas, histórica defensora aguerrida da cidadania dos gays, lésbicas e transgêneros em todos os mandatos, presença tradicional nas paradas gays de Lauro de Freitas e Salvador;

23.     Professor Israel Pinheiro, presidente da  Associação dos Professores Universitários da Bahia, já em 1987, apoiou o reconhecimento do parceiro homossexual como dependente do plano de saúde da APUB.

24.     Ricardo Liper, Professor da UFBa,  Mestre em Filosofia, co-fundador do GGB, homenagem extensiva a  todos  fundadores e particpantes históricos da militância homossexual na Bahia e  ao  jornal O Inimigo do Rei;

25.     Saltur,  Salvador Turismo, – Presidente Cláudio Tinoco , pelo apoio fundamental à realização do Concurso de Fantasia Gay da Bahia e   das Paradas Gays da Bahia  em todas suas edições desde 2002. Merina Aragão

26.     SARAJANE,  cantora,  pelos 30 anos de seu sucesso “abre a rodinha”, e por estar presente na primeira celebração do Orgulho Gay na Bahia, em 1981, no Teatro Gregório de Mataos.

27.     SOCORRO CHAVES, Coordenadora Municipal de DST/HIV e Aids da Prefeitura de Salvador, há décadas grande aliada do GGB na prevenção junto à comunidade gay.

28.     TANIA TOKO, jovem atriz começou no Bando de Teatro Olodum e imortalizou no imaginário popular a mulher forte com o personagem Neuzão da série Ó Pai Ó no cinema e na Rede Globo de Televisão.

29.     VÂNIA GALVÃO, vereadora,  ex-presidente do PT municipal, presidiu a Frente Parlamentar LGBT da Camara Municipal de Salvador e convocou diversas sessões especiais contra Homofobia.

30.     WALMICK BRÁS, empresário da noite gay de Salvador,  sócio proprietário da Sauna Planetário 11. Homenagem a todos os empresários do segmento LGBT da Bahia.

Entrega do Troféu GGB 30 anos


Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quarta-feira dia 8 de setembro de 2010, às 20hs
Apresentação Especialíssima do Corpo de Ballet Rosana Abubakir
Shows performáticos com artistas transformistas e outras atrações

Ballet Rosana Abubakir vai dar o brilho da dança na festa

Ballet Rosana Abubakir fará apresentação especial no aniversário de 30 anos do GGB.

Saratielle Koslowysky é uma das atrações do transformismo

 

O ator transformista que Davison Esquivel, também cabeleireiro e maquiador interpreta a  Saratielle Koslowysky, uma diva Judia Russa que vai dar o ar da graça na festa de 30 anos do GGB.

Por telefone disse a produção do evento que vai fazer uma performance memorável, é de se esperar vindo dele. “Vou fazer algo, clássico e marcante”, disse. Ele é um dos melhores espetáculos do gênero na bahia.

Caballeros de Santiago apresenta o vigor da dança Espanhola

A noite memorável vai ter a energia e o vigor da Dança Flamenca da Escola de Dança Espanhola Caballeros de Santiago sob a direção da Profª e Coreógrafa Margareth Lusquiños.

.

 

Atualizado em 31 de agosto ás 20hs.

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia