O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Centro de Referência e Cidadania Joazinho da Goméia

Serviços

Assistência Jurídica

Psicológica e Social

Segunda, quarta e sextas-feiras - das 14 as 18hs

Terça e quintas-feiras das 10 ás 12hs

Ligue e marque seu horário - 3322 2552 - 3321 1848

 

PROJETOS SOCIAIS DO GGB -Projeto Somos tem avaliação positiva

 

Participantes vieram de cinco Estados da região NE

Aconteceu em Salvador nas dependências do Hotel Vila Velha na Vitória o encontro de avaliação do Projeto Somos nos dias 13 e 14 de dezembro. O encontro teve a finalidade de avaliar as atividades desenvolvidas pelos grupos que fazem parte do projeto nos cinco estados nordestinos onde o projeto atua, são eles: Bahia, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Os participantes puderam apresentar os seus trabalhos desenvolvidos por suas entidades nas áreas de Advocay, desenvolvimento institucional e atividades tecnológicas de prevenção do HIV/Dst e Aids junto a homossexuais e homens que fazem sexo com homens. Na ocasião houve a possibilidade de pensar novas ações para o próximo ano. Cada participante teve a oportunidade de pensar as atividades a serem implementadas nos próximos doze meses por seus grupos nas áreas acima. O método utilizado foi o FODA, fortalecimento, oportunidades, debilidades e ameaças, facilitado por Wilson Dantas do Grupo Hábeas Corpus Potiguar e Keila Simpson da Associação de Travestis de Salvador.
O projeto Somos nos próximos seis meses terá como meta a sensibilização de gestores municipais e estaduais, na concepção do coordenador Marcelo Cerqueira “ devemos fortalecer a relação dos grupos com as coordenações municipais de DST e Aids” com a finalidade de aproximar os trabalhos na prevenção. Deste modo, o projeto prevê a criação de dois pólos de capacitação, em Recife e Feira de Santana, conseguinte o pólo de Natal, será elevado a Centro de Capacitação devido a sua capacidade instalada.
Como atividades prioritárias consta no projeto de para os próximos seis meses a realização de quatro treinamentos nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Natal e Recife. Na opinião dos participantes do Projeto teve avaliação positiva, pois conseguiu capacitar mais de cinqüenta lideranças em desenvolvimento institucional, advocacy e prevenção.(Editoria Local do Jornal Homo Sapiens)

Homossexuais são capacitados em Advocacy na Bahia

Das 310.310 mil notificações para HIV no Brasil, 220.783 são homens que representam 71,15% das notificações nos últimos 20 anos, um desastre.

Começou no dia 28 de junho Dia internacional do Orgulho Gay e segue até dois de Julho próximo em Salvador o III Seminário Nacional do Projeto Somos com lideranças homossexuais de cinco estados nordestinos: Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O treinamento tem a finalidade de aumentar os conhecimentos dos ativistas em temas relacionados à saúde homossexual e Advocacy para garantir o exercício de seus direitos na busca da cidadania.

Vinte e cinco gays, lésbicas e transgêneros estão sendo capacitados para o gerenciamento de organizações não governamentais e elaboração de projetos de prevenção do HIV e promoção dos Direitos Humanos para atuarem junto à população de homossexuais e de homens com práticas homoeroticas, identificados como homens que fazem sexo com homens (HSH). Passados vinte anos do surgimento da Aids no Brasil a informação continua sendo a melhor forma de se prevenir contra a infecção pelo vírus HIV. Utilizando dinâmicas de trabalho em grupo e atentos às experiências tecnológicas inovadoras na prevenção, os militantes trabalharão coletivamente para encontrar a melhor forma de desenvolver a prevenção com base na realidade de suas comunidades,
levando consigo no final do treinamento um projeto pronto para ser colocado em prática.

De acordo com informações recentes do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde das 310.310 mil notificações por HIV no Brasil 220.783 são de homens para 89.527 com mulheres. Os homens representam 71,15% das notificações por HIV no Brasil e constitui um grande desafio sensibiliza-los para o uso do preservativo e de outras práticas sexuais mais seguras. "Estas lideranças gays ao voltarem para as suas comunidades
estarão salvando vidas", enfatizou Marcelo Cerqueira, Secretário de Comunicação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros, ao tempo que qualifica a iniciativa pioneira como exemplo já seguido por outras redes do movimento social no Brasil.

O Projeto Somos é uma promoção da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e no Nordeste o projeto é desenvolvido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) no Ceará ambos com fundos do Programa Nacional de Aids.

O projeto Somos escolheu o tema do Advocacy como ferramenta preferencial na criação de climas favoráveis para o exercício da cidadania plena de Gays, Lésbias e Travestis no Brasil. Ao todo são cinco Centros de Capacitação e quatro polos de treinamento em todo o Brasil, levando atividades de prevenção para 80% dos estados brasileiros. Na manhã de hoje os participantes tiveram acesso ao manual de Advocacy em HIV e aids para gays e outros homens que fazem sexo com homens editado pela Associação para a Saúde Integral e Cidadania na América Latina (ASICAL). O evento acontece no Hotel Vila Velha no centro de Salvador.

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia