O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Dez anos da psicologia comprometida com a diversidade sexual

Psicólogo Humberto Verona do CFP em Salvador no dia 26 próximo na sede do Conselho de Psicologia na Estrada de São Lazaro no bairro da ederação. Evento começa as 18h30.

SALVADOR, 20/08/09 - Em virtude dos eventos comemorativos aos 10 anos da Resolução CFP 01/99 e do Dia do (a) Psicólogo (a) o Conselho Regional de Psicologia – 3ª região (BA/SE) através dos Grupos de Trabalho de Combate à Homofobia e de Relações de Gênero vem, por meio desta, convidá-lo (a) a participar de um debate sobre a Resolução CFP 01/99 e quais suas implicações para a prática do (a) psicólogo (a), no próximo dia 26 de Agosto, a partir das 18h30min.

Neste debate contaremos com a presença do presidente do Conselho Federal de Psicologia, Sr. Humberto Verona, do Coordenador do GT de Diversidade Sexual do CRP 05 (RJ), Sr. Pedro Paulo de Bicalho, da integrante da ONG Cunhã – Coletivo feminista (da Paraíba) e Doutoranda no PPGNEIM-UFBA, Psicóloga Gilberta Soares, e representantes de movimentos sociais locais com o objetivo de fortalecer a discussão sobre a Psicologia e o enfrentamento da Homofobia. 

Para o Dia do (a) Psicólogo (a), 27 de Agosto, será exibido o documentário “Bombadeira – A Dor da Beleza”, do cineasta baiano Luis Carlos de Alencar, que retrata os percursos e conflitos vivenciados pelas travestis no processo de construção de sua identidade. O documentário será exibido às 16h30min, no Auditório do CRP 03, e nesta ocasião abriremos espaço para um debate à luz das teorias de gênero focando a construção das identidades.

10 ANOS DE COMPROMISSO DA PSICOLOGIA COM A DIVERSIDADE SEXUAL

Objetivo:

O objetivo principal desta atividade é oferecer aos psicólogos (as), estudantes de psicologia, profissionais de outras áreas e sociedade civil organizada a oportunidade de discutir com a categoria profissional as normas de atuação do psicólogo no que se refere á orientação sexual, as implicações éticas da prática e a homofobia existente na Psicologia enquanto ciência e profissão. Outro foco da atividade será fomentar uma discussão mais ampla sobre os direitos sexuais e reprodutivos.

 Programação:

Para o dia 26/08 está programado um debate sobre os 10 anos da resolução CFP 01/99 e suas implicações para a prática do (a) psicólogo (a), com a presença do atual presidente do Conselho Federal de Psicologia, Sr. Humberto Verona, membros do GT Nacional Psicologia e Diversidade Sexual, a participação do Conselheiro Presidente do GT de Psicologia e Diversidade Sexual e da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP RJ (5ª região), o Sr. Pedro Paulo de Bicalho, além da presença de representantes dos movimentos sociais GLBT’s locais.

Pontos norteadores da discussão: 10 anos da Resolução CFP 01/99; a ética profissional; a formação do profissional de psicologia; violência homofóbica e interseccionalidade (gênero, raça e classe).

 

Organização: Conselho Regional de Psicologia – 3ª região

Mauricio Brasil - GTCH
Anselmo Chaves - GTCH
Alessandra Almeida – GTRGP

Convidados:

Humberto Verona - Presidente CFP
Pedro Paulo Bicalho – Presidente GT Diversidade Sexual CRP – RJ
Marcelo Cerqueira – Presidente do GGB
Luiz Mott – Antropólogo e fundador do GGB
Gilberta Soares – Psicóloga  

 

Maiores informações:

GT de Combate à Homofobia: gtch@crp03.org.br

  • GT Psicologia e Relações de Gênero: gtrgp@crp03.org.br
  • CRP 03: 3247-67 16

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia