O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

VIII Parada Gay da Bahia
Reunião com órgãos públicos define estratégia
Por Redação

 

Representantes dos órgãos públicos reunidos na Saltur

SALVADOR, 1/10/09 - Uma reunião hoje pela manhã na sede da Saltur no Dique do Tororo com a presença de representantes dos órgãos da prefeitura de Salvador, Policia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros acabou por definir a estratégia de atuação dos organismos governamentais na VIII Parada Gay da Bahia que acontece em Salvador a partir das 11hs no Campo Grande dia 25 de outubro.

A reunião começou as 10hs conduzida originalmente por Merina Aragão representando a  Saltur, pela organização da Parada Gay através de Keila Simpson da Associação de Travetis (ATRAS), Joelma Cerqueira, Nem Rasta e Marcelo Cerqueira do Grupo Gay da Bahia (GGB). Compareceram oficiais do 18º Batalhão de Polícia Militar, Dr Rui da Paz do Departamento de Policiamento da Capital da Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Codesal, Limpurb, Transalvador e SESP. A Sucom, Meio Ambiente e Secretaria de Saúde não mandaram representantes para a reunião.

Ficou acertado que a Transalvador deverá começar a restringir o transito na noite de sábado 24 de outubro a partir das 19hs. Os pontos que serão restritos são a Rua lateral ao Campo Grande ao lado do Hotel da Bahia, permitindo apenas o transito de moradores e hospedes do Hotel, onde ficará o estoque de trios elétricos. Já a parte da frente do largo do Campo Grande cerca do Modulo Policial será interditada a partir das 21hs para a instalação do palco para apresentações artistas do evento. Também a parir das 22hs não será permitido estacionar veículos por toda extensão onde vai passar o evento. Essa medida é para garantir a preservação do patrimônio alheio e que também não cause retenção por conta da passagem dos trios. No Campo Grande e centro de Salvador, Avenida Sete de Setembro, Castro Alves e Carlos Gomes será totalmente fechada para o transito de veículos no dia do evento.

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) vai intensificar o ordenamento de ambulantes. Não será permitido veículo de motor no percurso e os ambulantes deverão ser instruídos a ocupar as ruas transversais. A Limpurb vai proceder à limpeza púbica quando na saída do último trio elétrico. Os dois órgãos irão instalar banheiros químicos nas imediações de todo o circuito com reforço na Praça da Piedade, Campo Grade, Castro Alves e Mercado de Flores no Largo 2 de Julho.

Policia vai intensificar segurança no dia

As duas Policias em acordo na reunião garantiram que irão trabalhar para que o evento não registre ocorrências mais significativas. No geral as ocorrências mais comuns são de ganância, furto de celular, carteira de cédulas, jóias e maquina fotográfica.

O policiamento vai ser intensificado nas áreas do circuito inclinado os terminais de transbordo e áreas delicadas no percurso já identificadas pela Policia e Comissão Organizadora. A Policia Civil vai instalar Carro Presídio ao longo do circuito para facilitar o trabalho das equipes de policiais. Um efetivo de mais de mil homens irão atuar no dia do evento. A Policia Militar foi solicitada a fazer aferição do número de participantes do evento. A organização pretende ter dados reais e significativos sobre o quantitativo de pessoal presente no dia do desfile no Centro de Salvador.

A evolução da Parada tem previsão de começar com a cerimônia de abertura às 15h e sua evolução ta programada para as 15h30. A previsão é que a cada 20 minutos se desloque um trio elétrico. Se tudo ocorrer de acordo o planejamento o último trio deve chegar ao Campo Grande marco de saída e chegada às 21h. Já o palco tem previsão de encerrar às 22hs com apresentação de bandas musicais. (Marcelo Cerqueira - DRT-BA 2135)

 

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia