O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda do GGB
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Municipios
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

 

Grupo Gay da Bahia lança exposição polêmica com imagens de santo

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador - 13/06/2006 - 07h32


Uma exposição de 50 pinturas e gravuras, reproduzidas e ampliadas em postais ou "santinhos", lançada na segunda-feira (12) pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), mostra um dos santos mais populares da Igreja Católica em "cenas de devota intimidade" com o Menino Jesus.

Entre as imagens, três chamam a atenção por terem sido modificadas por artistas baianos --o cantor Caetano Veloso, como santo Antonio, segura Menino Jesus no colo; o ministro Gilberto Gil (Cultura), como Menino Jesus, segura o santo no colo; e o cantor Michael Jackson, com óculos escuros e uma túnica preta, também está com o santo nos braços.


Divulgação
Imagem mostra cantor Michael Jackson segurando menino Jesus
Imagem mostra cantor Michael Jackson segurando menino Jesus
"Com exceção destas três imagens modificadas, todas as outras foram publicadas por editoras católicas, o que demonstra que a igreja, no passado, tinha uma posição mais liberal", disse o antropólogo Luiz Mott, um dos fundadores do GGB.

Divulgação
'Santinho' põe ministro Gilberto Gil como menino Jesus
"Santinho" põe ministro Gilberto Gil como menino Jesus
A Arquidiocese de Salvador, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não vai se pronunciar sobre a exposição, que permanece aberta à visitação pública até o final deste mês, na sede do GGB, no Pelourinho (centro histórico), com entrada gratuita.

"É um ataque à fé, uma falta de respeito à Igreja Católica, uma mostra feita apenas por pessoas inescrupulosas, que querem aparecer", disse a professora Márcia Fernandes, que viu algumas das imagens pela internet. "Acho que todos os católicos deveriam boicotar esta mostra."


Há pouco mais de um mês, o Banco do Brasil retirou um trabalho da artista plástica Márcia X da mostra "Erótica - Os Sentidos da Arte", que ficou em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio. A obra censurada pela direção do BB mostrava dois pênis feitos com terços religiosos.

Na exposição do GGB, as imagens mais comuns revelam santo Antonio segurando o Menino Jesus. "Examinando as pinturas e gravuras antigas, ficam evidentes a proximidade física e a intimidade do relacionamento do santo com Menino Jesus", disse Mott.

Em outras imagens, Jesus aparece nu ou envolto em um lençol branco, mas sempre no colo ou nos braços do santo. "Com isso, queremos demonstrar que é recíproca a intimidade entre Menino Jesus e o santo", disse Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

Outras quatro reproduções revelam Menino Jesus e o santo "casamenteiro" com as faces muito próximas. "Está implícito que ambos se beijam", acrescentou Mott.

Na opinião do antropólogo, a exposição "Santo Antonio: O Divino Amante do Menino Jesus" pretende discutir a "evolução do carinho humano através das imagens".

"Queremos também demonstrar à sociedade que a intimidade entre adultos e crianças nem sempre foi considerada crime e tratada como pedofilia."

Fernando de Bulhões, seu nome de batismo, santo Antonio nasceu em Lisboa, em 1195. Morreu na Itália, aos 36 anos, em 1231.


 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia