O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 
Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

  

Ministério da Saúde oferece cursos gratuitos para pesquisadores que trabalham com DST e aids

BRASÍLIA, 27/05/09 - O Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde selecionará pesquisadores para dois treinamentos – um em metodologia de pesquisa qualitativa e o outro em pesquisa clínico-epidemiológica em HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa pretende contribuir para a qualificação dos pesquisadores e aumentar o rigor necessário para a produção de conhecimento científico.

Ao todo serão oferecidas 50 vagas – 20 para estudos qualitativos e 30 para clínico-epidemiológicos – para cientistas com mestrado. As despesas com transporte aéreo, hospedagem e alimentação serão custeadas pela organização. Os cursos são uma realização do Programa Nacional de DST e Aids, em parceria com o Centro de Estudos de Aids e DST do Rio Grande do Sul (CEARGS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Veja detalhes abaixo:

Pesquisa clínico-epidemiológica

Com inscrições abertas até 29 de maio, o curso será composto por um módulo inicial, com oito aulas a distância, de 16 de junho a 4 de agosto. Em seguida, haverá um módulo presencial de uma semana de duração, de 24 a 28 de agosto, em Porto Alegre. Na primeira fase, os alunos terão aulas teóricas sobre as etapas de construção de um projeto de pesquisa, juntamente com fundamentos sobre métodos científicos.

Ao final do módulo a distância, cada participante deverá fazer um pré-projeto, como requisito para participar do módulo presencial. Dos 30 participantes da primeira fase, 20 serão selecionados para o módulo presencial. Ao final do treinamento, cada um terá, além da capacitação em métodos de pesquisa clínico-epidemiológica, um projeto de pesquisa desenvolvido. Os dois módulos serão coordenados pelo mestre em saúde pública Mauro Ramos e pela psicóloga Fernanda Torres, do Centro de Estudos de Aids/DST do Rio Grande do Sul. Outras informações sobre os pré-requisitos e mais detalhes poderão ser esclarecidos por meio do site www.ceargs.org.br.

Pesquisa qualitativa

Até 8 de junho, ficam abertas as inscrições para o treinamento sobre pesquisa qualitativa no site http://www.laccos.org/frame4_copy(1).htm. Metade das vagas se destina a cientistas da região Sul, onde será realizado o curso. A capacitação – ministrada pelo mestre e doutor em Psicologia Social pela Escole des Hautes Etudes em Sciences Sociales de Paris, Brigido Vizeu Camargo, – será em Florianópolis (SC), de 14 a 18 de setembro. O treinamento envolverá aulas teóricas e práticas sobre método, delineamento de pesquisa e procedimentos de coleta de dados – questionários, entrevistas e grupos focais. Também será aprofundado o conhecimento das principais estratégias de análise de dados do tipo qualitativo.

Estudos com análise qualitativa requerem técnicas específicas tanto na coleta quanto na avaliação dos dados. Por isso, o treinamento visa a aperfeiçoar desenho de amostras e análise do conteúdo coletado.

Programa Nacional de DST e Aids
Assessoria de Imprensa
Telefones: (61) 3448 8100 / 8088
Celular: (61) 8175 3804
Fax: (61) 3448-8090
E-mail: imprensa@aids.gov.br
Site: www.aids.gov.br

 

LEIA SOBRE AIDS :: MAIS SAÚDE

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia