O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Semana da Diversidade Cultural
Intervenções no Beco dos Artistas abordam amor e prevenção

Salvador, BA, 7 de setembro 2012 - Da assessoria

Quem esteve nessa última quinta-feira à noite no Beco dos Artistas teve a oportunidade de conferir de perto além da foto instalação do artista Tiago Santana pode apreciar as performances dos artistas Sandro Pimentel e Aline Costa sobre amor e prevenção. Sandro Pimentel, primeiro artista apresentar sua performance surpreendeu o público com o trabalho “ Na época da maçã do amor”. No inicio da semana o artista esteve no local e decorou quase toda extensão do ambiente com laços vermelhos símbolo da luta contra a Aids e na noite de ontem ele realizou performance distribuindo maçã do amor para as pessoas que se encontravam no local.

Aline Costa e Iuri Tripodi

Pimentel vestia camisa branca e calça vermelha e  começou a instalação colocando mesas brancas de fechar na extensão da rua, foram cerca de 17 mesas posicionadas em linha reta, seguida colocação de bandejas sobre as mesas contendo maças vermelhas caramelizadas espetadas por um palito de madeira. Assim que instalou todas as bandejas, atiçando a curiosidade do público, deu-se um intervalo de tempo para contemplação do conjunto de mesas e bandejas e como se fosse um vendedor começou a distribuir as maças ao tempo que fazia variadas brincadeiras com as pessoas. Pimentel usou o símbolo da Aids para pautar o tema, as maças fazem referência a um tempo de pureza e romantismo, tão distante dos tempos modernos.

Tiago Santana

De longe surge em meio a penumbra do Beco um anjo com asas de penas brancas e com um vestidinho de cetim também branco, carregando nas mãos uma cesta. Logo em seguida a entrada do anjo surge um ser de barba, roupa vermelha, sobrancelhas carregadas e nas mãos um tridente e uma cestinha.

Sandro Pimentel " Maçã do amor", Beco dos Artistas.

 

O anjo era na verdade Aline Costa acompanhada do artista visual Iuri Tripodi executado a segunda parte do seu trabalho de nome “Até se acostumar”. Anteriormente ela decorou o teto do bar Melancia Blue com enormes corações brancos e vermelhos com a mensagem: “me prove o seu amor, use camisinha”.

A performance consistia na distribuição desses corações em tamanho pequeno contendo no seu interior um preservativo masculino. Aline teve como inspiração divulgar o uso do preservativo focando que prova de amor é se cuidar e cuidar outro, até se acostumar. As performances tiveram inicio por volta das 22h e seguiram até cerca de 1h da manhã do dia 7 de setembro. Os laços vermelhos de Sandro Pimentel, os corações de Aline Costa e as fotografias de Tiago Santana podem ser visitados no Beco dos Artistas das 19h ás 2h. A Semana é parte das atividades de mobilização para a 11ª Parada Gay da Bahia e tem apoio do Governo da Bahia, através da Secretária de Cultura, Bahiatursa, FUNCEB e Ministério da Saúde, Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais.

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia