O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  


Sesab lança Campanha de Prevenção de DST/Aids e presta homenagem ao Rei Momo do Carnaval 2009

SALVADOR, BA, 3/02/09 - O cantor e compositor Gerônimo, Rei Momo do Carnaval 2009, foi escolhido pela Secretaria da Saúde do Estado, através da coordenação estadual de DST/Aids, para receber, este ano, o Troféu Artista Voluntário na Luta Contra a Aids, homenagem que em edições anteriores contemplou Daniela Mercury (2006), Margaret Menezes e Saulo Fernandes (2007) e Carlinhos Brown (2008),  artistas que se destacam não somente pelo talento e criatividade artística, mas também por serem considerados cidadãos éticos e socialmente responsáveis, comprometidos com as causas sociais e humanitárias, entre elas a prevenção do HIV/Aids.

O troféu será entregue ao artista baiano na próxima terça-feira, dia 10, às 16h30min, no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, em solenidade que terá a presença de representantes da Sesab e das diversas instituições parceiras.

   Na oportunidade, acontecerá também o lançamento, para a imprensa, da Campanha de Prevenção de DST/HIV/Aids, que tem como tema "A Aids está onde você nem imagina. Não arrisque. Use camisinha". A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, explica que a campanha visa alertar a população sexualmente ativa quanto ao risco do sexo sem o uso do preservativo, mostrando que o HIV/Aids "não tem cara, pode estar em qualquer lugar, atingir qualquer pessoa".    Ainda de acordo com Maricélia Macedo, a campanha foi concebida com uma linguagem simples e foco no verão, principalmente no Carnaval, tendo como público-alvo a população em geral, principalmente a população adulta.

SHOW NA ESCADARIA DO PASSO

Na mesma data em que será apresentada à imprensa (terça-feira, dia 10), a Campanha de Prevenção de DST/HIV/Aids da Sesab poderá ser vista pelo público em geral, durante o show que Gerônimo, eleito por voto popular o Rei Momo de 2009 e destaque como artista voluntário na luta contra a Aids, apresenta toda terça-feira, a partir de 19 horas, na escadaria do Paço, também no Pelourinho. Além de curtir os conhecidos sucessos de Gerônimo, como "Eu sou negão", "É D'Oxum", "Jubiabá" e "Menino do Pelô", entre outros, os fãs do cantor terão a oportunidade de conhecer um jingle que ele compôs para incentivar os foliões baianos e turistas para a prevenção de DST/HIV/Aids.

Os números na Bahia

Na Bahia, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso de Aids, até o ano passado, dados ainda parciais apontam para o registro de 10.234 casos da infecção, sendo 9.891 na população adulta.  No total de casos de Aids acumulados em todo o Brasil, incluindo a Bahia, a maioria foi registrada em homens, embora a partir de meados dos anos 90, venha se observando que a taxa de incidência diminui entre os homens e cresce entre as mulheres - o Ministério da Saúde aponta para o crescimento de 44% na infecção por HIV entre as mulheres, no período de 1995 a 2005. 

Dados apontam que no início da epidemia, na década de 80, a proporção era de um caso na população feminina para cada 25 casos na masculina, e nos últimos anos houve uma tendência de feminização da infecção, com uma proporção quase igual nos dois sexos. Nesse contexto, deve-se também destacar que a infecção deixou de ser associada a "grupos de risco" para assumir o conceito de vulnerabilidade. (Da Assessoria)

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia