O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda do GGB
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Municipios
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Atividades marcam dia do orgulho gay em Salvador
Câmara de Salvador promove sessão solene para marcar a data 

Jedson Nobre

 

Sessão dos gays - Luiz Mott, Eduard MacRae e Ricardo Liper serão os convidados para exposição de suas impressões sobre a homossexualidade na Bahia nos últimos cinquenta anos.

Vereadora(E) Vânia Galvão autora da Sessão Solene do dia 28 de junho na Câmara de Salvador.  
Equipe da editoria local do site do GGB
 

SALVADOR, BAHIA, 24/06/07 - Tem data marcada para o dia 28 de junho uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Salvador que ira debater o tema da homossexualidade e a sua relação com a sociedade. Serão três ilustres convidados; Ricardo Liper, professor de Filosofia e Estética, Luiz Mott decano do Movimento Homossexual Brasileiro, professor Doutor e Titular de Antropologia, Eduardo MacRae, professor Doutor em Antropologia todos mentes brilhantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Os catedráticos irão fazer uma etnologia da homossexualidade nos últimos cinqüenta anos da Bahia de todos os Santos e Santas.  Trata-se de um tema muito instigante posto que na Bahia existe uma longa tradição histórica da homossexualidade que vem desde o Brasil colônia, passando pelo império e Republica até os dias atuais, na música, política, literatura e Belas Artes.  Aqui na Bahia encontramos registros de três governadores infamados de serem homossexuais é que conta Luiz Mott, Etno-historiador da homossexualidade. “Diogo Botelho, Cêmara Coutinho e Sabino Silva foram infamados de serem amantes do amor que não ousava dizer o seu nome” afirma Mott.

A Sessão Solene promete ser muito rica culturalmente. Aspectos mais populares e instigantes da Bahia na contemporaneidade, as impressões dos viajantes, a sedução da cultura negra e o que isso pode despertar nas histórias de vidas de Mott e de MacRae, ambos homossexuais de origem italiana, e inglesa, respectivamente, quais nasceram em São Paulo e viveram pelo mundo e acabaram seduzidos pela Bahia e pelas imagens que essa terra produziu em seus subconscientes.  Todos os homens cinquentões. Liper, um anarquista fortemente marcado pelo existencialismo de Sartre, francês que imprimiu no mundo uma visão de liberdade e critica social. Na Bahia, foi um dos fundadores do jornal o Inimigo do Rei, e também membro fundador do GGB. Criou um estilo muito seu de ser critico das instituições e do autoritarismo.

A sessão Solene acontece no salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores às 19hs com previsão para seguir até as 21hs com um coquetel no Pátio.  A porta da Casa Legislativa será decorada com uma bandeira de cinqüenta metros e será instalado um tablado com microfone aberto a partir das 15hs para que toda forma de homofobia, machismo e racismo seja denunciada. “Vamos expulsar esse triangulo do maligno para os quintos dos infernos”, diz Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

A Sessão Solene é uma promoção em conjunto do mandato da Vereadora Vânia Galvão, do Grupo Gay da Bahia (GGB), GLBT do PT, Associação de Travestis de Salvador e demais entidades da luta homossexual na cidade.


 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia