O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Testagem do HIV
Entidades protestam contra testagem compulsória em presídios
Por Redação

SALVADOR, 12/03/09 – O Grupo Gay da Bahia (GGB) e Associação de Travestis de Salvador (Atrás) Cetro Baiano Anti-ids enviaram hoje correspondência destinada a Secretaria de Cidadania Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH) aos cuidados da Secretaria Dra Marilia Muricy e do superintendente do sistema Prisional da Bahia Coronel Francisco Leite opondo-se a testagem compulsória nas visitas intimas no sistema prisional da Bahia.

As entidades entendem engajadas na luta contra a epidemia do HIV e Aids entendem que o artigo 57 do Regulamento Interno Disciplinar de funcionamento dos Estabelecimentos Penais do Estado da Bahia que prescreve o teste compulsório, teste rápido, para essas visitas intimas. “Essa é uma medida que fere a legislação em vigor que estabelece como premissa básica para testagem a voluntariedade” declara Luiz Mott fundador do GGB que atua na prevenção desde os primórdios da Aids na Bahia.

A carta das Ongs estabelece como principio Constitucional que o cidadão, a pessoa deve demonstrar interesse em fazer o testa e o resultado deve ser dado por pessoas capacitadas e em ambiente apropriado. Ainda na opinião dos ativistas que assinam a correspondência ninguém deve ser obrigado a fazer o teste, isso inclui mesmo às pessoas que vivem no sistema prisional na Bahia e em outros Estados Brasileiros. “Importante uma política mais efetiva de prevenção com farta distribuição e incentivo ao uso do preservativo” declarou Milena Passos da Associação de Travestis de Salvador (ATRAS). A decisão de acatar a solicitação é da SJCDH as entidades apostam no bom senso da Secretaria Marilia Muricy que tem se mostrado uma pessoa muito disposta e aberta ao dialogo.

 

 

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia