O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

É show

Boate tropical recebe decoração e ambientes novinhos em folha
Editoria local Salvador, Ba, 6.01.2010


Detalhe do Teatro Carmem Miranda

 

O Grupo Gay da Bahia (GGB) e o empresário Marcos Mello têm a grata satisfação de convidar para o lançamento exclusivo para imprensa, das novas instalações da boate Tropical Night Club. A boate Tropical originalmente funcionava a Rua Pau da Bandeira na Ladeira da Montanha, boate tradicional da cena gay de Salvador foi durante anos palco onde artistas transformistas podiam expor a difícil e mal compreendida arte do transformismo.

Nomes saudosos do transformismo baiano deixaram sua marca na Boite Tropical, entre eles Saquarema Satanás, Jane Lecrerie, Dalila Blanch, Suzana Vermont, Peti de Buar, Monique Lafond, Marquezza. Durante a ditadura militar, quando a repressão era comandada pela Delegacia de Jogos e Costumes, a policia invadia a casa e com a expressão chula “viados de um lado e caçador de outro”, ordenava ascender luzes da boite, distribua cacetadas, arrancava peruca e maquiagem de travestis. A boite resistiu a tudo isso de 1982 até 2001, dezenove anos de ativismo gay em Salvador à beira da Baia de Todos os Santos, tendo ao fundo as escadarias do quintal do Palácio do Rio Branco. Perguntado ao proprietário Marcos Mello se ele se recordava de momentos de repressão policial, ele diz: “Foram tantos, que nem consigo me lembrar dos mais dramáticos”, disse o pioneiro e entusiasta promotor cultural gay Marcos Mello.

Por esses longos anos só havia em Salvador como local de divertimento homossexual as boates Tropical, sempre mais popular e depois pelos finais dos anos 1980 que surge a sofisticada boate Holmes 24, na Gamboa/Contorno, de propriedade do promotor cultural Bebeto Franco, freqüentada pela parcela homossexual mais requintada. A Holmes 24, apesar de grande sucesso, não sobreviveu ao tempo. Após Bebeto Franco, passou pelas mãos da transexual Mey Matos, Waltinho, que mantiveram o mesmo nome de Holmes.

A casa foi adquirida em 2006 pelo ex-proprietário da Tropical, o promotor cultural Marcos Mello, que colocou todo empenho para possibilitar diversão de qualidade aos homossexuais que preferem o Centro da cidade à Barra. Hoje é com imensa satisfação e grande alegria que o GGB e Marcos Mello convidam toda imprensa baiana para um coquetel e compartilhar um pouco de nossa história cultural que marcaram e continuam marcando a nossa identidade homossexual. “A Boite Tropical é um espaço histórico, sofisticado e popular ao mesmo tempo, um patrimônio marcante da cultura homoerótica baiana. Raras boites gays do Brasil  duraram tanto tempo, mais de duas décadas!”, diz o antropólogo Luiz Mott.

Marcos Mello oferece hoje uma boate novinha em folha. Dois andares de luxo e conforto para oferecer aos baianos e turistas de todo o mundo. No piso térreo, além da recepção com telão indicando a programação de shows da casa,  o espaço oferece pista de dança, bar, local de convivência com aconchegantes sofás e cadeiras, sala vip e sala especial para Dj. O  andar superior   abriga o Teatro Camem Miranda, decorado com traços da cantora, local de apresentação de shows de variedades por  artistas transformistas e de bandas musicais. “Trabalho duro, caro, mas o resultado é esse espaço deslumbrante em pleno centro de Salvador”,  declara  Marcos Mello, cansado mas feliz com o belo trabalho da reforma.

A casa tem inauguração especial com coletiva para a imprensa nessa Quinta-feira, dia 7 de janeiro, ás 16hs e abre oficialmente às 22hs para o púbico em geral.

A boate Tropical fica a Rua Gamboa de Cima, 24 – Gamboa, continuação da Rua do Quartel..Fones de contato (71) 9135 6984 – 8819 1620 - 9989 4748 – 8872 6351

 

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia