O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 
Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

  

TURISMO

Manaus aposta firme em turismo GLS
Marcelo Cerqueira

Com a finalidade de divulgar a VI Parada Gay da Amazônia a Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Transgêneros (AAGLT) convidou militantes e jornalistas do segmento GLS brasileiro para uma intensa maratona de atividades culturais e turísticas pela capital amazonense.
O grupo de GLS desembarcou na capital amazonense no dia quinze e ficou na região até o dia vinte e dois de abril. Na bagagem, nada mais que maquinas fotográficas, câmaras e muito papel para anotar. Os sites G Magazine, e GLS Planet divulgaram notícias diárias sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo durante a estadia.

A maratona multi-colorida teve início com uma visita guiada às dependências do Tropical Hotel de Manaus que durou uma manhã inteira. O Grupo foi convidado a conhecer os apartamentos e o Zoológico do Hotel, onde vivem o mais variados tipos de animais da Amazônia. Ao contrário do que se parece o Tropical Hotel, em Manaus, tem preços para os mais variados hospedes, de reis a chefes de estados e turistas que querem se hospedar com conforto e poder pagar dentro de suas possibilidades econômicas. O almoço de boas vindas no Tropical Hotel contou com as presenças dos maiores figurões do turismo local, entre eles: João Carvalho diretor de Marketing da Amazonastur, Raul Sampaio Diretor Comercial da Fonte Turismo, Ellen Ritta, vice-presidente do Hotel de Selva Ariaú Amazon Towers, João Barbato Gerente de Vendas do Tropical Hotel e Olando Câmara diretor presidente da Manaustur. Adamor Guedes da AAGLT iniciou falando da VI Parada Gay de Manaus e foi sucedido por Orlando Câmara, “Não temos preconceitos, Manaus é uma cidade democrática e aberta para receber todos de braços abertos” declarou Câmara que teve de se ausentar por ter assumido outros compromissos naquela manhã. “Manaus é um grande destino para o turismo GLS e é uma cidade amiga dos gays” disse Raul Sampaio da Fonte Turismo, uma agência que oferece pacotes para receber turistas GLS não só do Brasil como do exterior. A iniciativa de promover o turismo GLS na região da Amazônia contou com o apoio da Amazonastour e Fundação Amazonense de Turismo.

Turismo na Selva é adrenalina pura

Quando eu perguntei para a Guia de Selva Edizia Martins, mais conhecida como Edi, funcionária do Ariaú Amazon Towers sobre o que um turista deveria trazer consigo para visitar a exuberância da Amazônia. Ela foi catedrática em responder, sem pestanejar. “Para visitar a Amazônia o turista precisa ter muito espírito de aventura, curiosidade e gostar do pedaço mais deseja do planeta” declarou. E aventura é o que não lhe faltará no meio da Selva. O Hotel Ariaú fica localizado sobre as águas do Rio Negro e oferece pacotes de aventuras inigualáveis no seu meio. Os pacotes incluem Vôos Panorâmicos onde se pode ter uma visão espacial da floresta, Ritual Indígena, Cruzeiro Fluvial e uma excitante visita noturna aos igarapés da região para focar jacarés e ver outros animais da natureza que só saem ta toca a noite para caçar alimentos. O Hotel Ariaú Amazon Towers também oferece um pacote especial de sobrevivência na Selva para aqueles visitantes mais chegados a uma boa aventura no coração da Amazônia, bem ao estilo Indiana Jhones. De acordo com a Guia Edi na sobrevivência o turista aprende a conviver com a natureza, ascender fogo, reconhecer plantas medicinais, saber qual cipó pode beber água. Geralmente, são pacotes de dois dias no máximo. Em breve o Hotel estará inaugurando uma suíte GLS, que bem aos moldes da Casa da Boneca Barbe quer oferecer conforto e privacidade para casais (ou não) GLS em férias ou em Lua de Mel, agende-se.

Vida Gay na Amazônia é muito intensa

Se você pensava que uma aventura na Amazônia só se resume em convier com jacarés, tucunarés, boto cor de rosa, anaconadas, se enganou meu bem. É tudo isso e muito, muito mais. A vida Gay na capital Amazonense é muito ferveção. São poucas boates, saunas e bares, mais é tudo muito intenso. O povo tem uma disposição fenomenal. Em Manaus, existem três boates onde o povo se joga de quinta a domingo, e muitas vezes na quarta-feira, já rola uma boa diversão noturna.

A Boate A2 de propriedade de dois irmãos empresários da cidade é um ponto de paquera e diversão certa. A casa começa a ferver quinta-feira a partir das 23hs, respectivamente, sexta, sábado e domingo funciona a todo vapor. A entrada custa de 5 a 10 reais, tem uma grande pista de dança e lota, sempre. Tem uma freqüência enorme de garotos musculosos, trans, travas, gays, lésbicas é um basfonds delicioso. A boate tem um som muito bacana e é certo descolar uma boa paquera para os últimos dias da viagem, ou mesmo somente para uma noite apenas e nada mais.

Já a boate TS (Turbo Service), e a Enigma são bem animadas. A TS é a mais antiga da região, funciona no Porto da Cidade, era a antiga boate dos Ingleses, tem o James que é o promoter, uma biba animadíssima, bem relacionada e comanda a noite na cidade com muita distinção. Boate Enigma é mais freqüentada por mulheres, talvez pelo perfil da sua proprietária, Bete. Esta última é precedida por um Bar onde o povo fica dando pinta na frente da boate, é um espetáculo.

Já as saunas são duas. Clube H2O e a For Man, se você imagina coisa tipo Lagoa São Paulo, esqueça. As saunas são simpáticas, porém ainda necessitam de mais aparatos de lazer e diversão. Isso pode ser porque como a cidade é muito livre e tolerante, as pessoas não precisam muito de espaços como estes para conhecer pessoas e relacionar-se. Mas, vale a pena conhecer ao menos para poder forma uma opinião.
A odisséia turística dos GLS na Amazônia terminou com uma festa na Holliwoe Bier, na Ponta Negra às 5h da manhã com gogo-boy, lançamento do o CD da Parada Gay com músicas tradicionais que o povo GLS adora dançar. “É uma iniciativa pioneira no Brasil, que mais empresas se associem a esta idéia” finalizou Adamor Guedes. A Parada Gay de Manaus acontece no dia 4 julho no trecho da Praia da Ponta Negra, espera-se de 100 a 150 mil pessoas.

Hotel de Selva
Ariaú Amazon Towers Hotel
Tel/Fax (91) 2121.5000
Tell Free 0800 702 5005
Rua Leonardo Melcher 699 Manaus.AM
e-mail: Ellen@ariautowers.com.br
www.ariau.tur.br

Tropical Hotel Manaus
Av. Coronel Teixeira, 1.320 Manaus, AM
Fones (92) 659.5020
E-mail : gvrthm@tropicalhotel.com.br

Hotel de Selva Lago Salvador
Fones (92) 658.3052 3438 fax (92) 658.3512
E-mail: fontur@harizon.com.br    www.fontur.com.br
Agência Fonte Turismo Fontur
Av. Cel. Teixeira, 1.320 Ponta Negra
Fones (92) 658.3052 3438
E-mail : comercial@fontur.com.br

Serviço
A2
Rua Saldanha Marinho, 780 - Centro
Quinta, Sexta e Sábado a partir das 23h.
Melhores dias: quinta e sexta-feira.
Maiores informações fone: 673-0112

Enigma
Rua Silva Ramos 1054 Centro
Funciona de 5ª à sábado a partir das 19:00h, 5ª e 6ª com Videokê (atualizado) das 19:00 às 6:00h. Sábado com videokê das 19:00 às 23:00h

Club TS (Turbo Seven)
Sábados e domingo.
No centro próximo ao Museu do Porto
For Men Club Café
Sauna vapor - american bar - bar ao ar livre - sala de tv - sala de vídeo - sala de leitura - sala de massagem - dark room - cabines individuais - chuveiros coletivos - massagista - garotos.
Rua Silva Ramos, 636 - centro - entre as ruas Japurá e Tarumã. Fone: 635-9521
Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Travestis
Secretaria da Região Norte da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT)
Coordenador Geral: Adamor
Fones: 92 622.5006 - 622.5006
Rua Lima Bacury, 221 - Centro
E-mail:aaglt@bol.com.br



 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia