O GGB    ::    SEJA MAIS UM FILIADO    ::    FAÇA SUA DOAÇÃO    ::    ggb@ggb.org.br
 

Home
Saúde
Movimento GLBT
Grupos GLT
Editorial
Legislação
Direitos Humanos
Orientações
Caderno Cultural
Educação
Agenda 2004
Notícias
Artigos-Opinião
Acontece
Nossas publicações
Turismo
Sociedade
Destaques
Marcelo Cerqueira
Sites
Projetos
Roteiros e serviços

 

  

Vânia Galvão defende criação de GT de combate à homofobia

Salvador,BA, domingo 17 de abril de 2011 - ás 21hs

Foto Valdemiro Lopes

Vereadora Vânia Galvão(PT) apresentou indicação ao prefeito João Henrique nessa última sexta-feira 15.

 

Mais de 80 casos de racismo, violência e homofobia foram registrados pelo Observatório da Discriminação Racial da Violência contra a Mulher e LGBT no carnaval deste ano em Salvador. Tendo em vista esta realidade, a vereadora Vânia Galvão, líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, enviou o Projeto de Indicação nº 73/11 ao prefeito João Henrique, na última segunda-feira (11), para criação do Grupo de Trabalho de Combate à Homofobia no Município de Salvador.
“De forma pioneira, outros municípios brasileiros têm implantado ao longo dos últimos anos o GT multidisciplinar, voltado à formação de políticas públicas de atendimento à população LGBTT. Como exemplo, destaco a iniciativa da cidade de Fortaleza, que implantou o GT no âmbito da Guarda Municipal”, reforça Vânia.

A criação do Grupo tem como objetivo executar atividades de segurança pública com a elaboração de diretrizes e recomendações preventivas e repressivas a ações de violência homofóbica.  “A inexistência de políticas públicas, específicas e alternativas, de combate a essas práticas pela sociedade contribui para o aumento da violência destinada aos cidadãos e cidadãs LGBTT, e não podemos ficar inertes. Vamos pensar junto nas soluções e no que pode ser feito para diminuir esses índices negativos da nossa cidade”, declara a vereadora.
Vânia destaca ainda que é dever dos poderes públicos intervir, direta ou indiretamente, para o efetivo cumprimento de políticas cidadãs e para o alcance de melhor tratamento e qualidade de vida a indivíduos estigmatizados no convívio social.
 
Ranking da violência

De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil registrou 260 casos de homicídios contra gays e travestis em 2010, aumento de 31% em relação ao ano anterior. Em média, um homossexual foi morto no Brasil a cada um dia e meio. Pelo segundo ano consecutivo, a Bahia foi o Estado que registrou o maior número de casos, com 29 assassinatos (15 gays e 14 travestis), seguido por Alagoas (24 casos), Rio de Janeiro e São Paulo (23 casos cada). Entre os municípios, Salvador aparece na segunda posição em homicídios de homossexuais, com oito mortes, ficando atrás apenas de Maceió.(Da Câmara)
 

GGB aplaude iniciativa da vereadora petista

O Grupo Gay da Bahia (GGB) torna publico sua satisfação com a indicação da vereadora Vânia Galvão ao prefeito João Henrique que visa a criação de um GT para o aperfeiçoamento do debate sobre a homofobia na Bahia.  “Iniciativa louvável da vereadora que já em outras épocas se mostrou sensível às demandas LGBT através de seu mandato na Câmara Municipal”, comemora Marcelo Cerqueira, líder da entidade.

O GGB tem a esperança de que outros vereadores se associem a iniciativa da vereadora e que o GT se torne um instrumento eficaz de política para essa população. Somente essa semana Salvador registrou dois casos graves envolvendo violência contra travestis, uma foi baleada e morta e a outra levou um tiro, mas passa bem.

O GGB decidiu a partir dessas duas ocorrências fazer  o Diário da Homofobia na Bahia, onde a entidade vai proceder o registro dos casos de homofobia, além do levantamento de assassinatos no Brasil que o GGB já realiza a vários anos. “ A situação ta delicadíssima, uma onda de crimes e agressões contra homossexuais”, disse Luiz Mott.

 

Leia também notícias relacionadas

Atividades marcam dia do orgulho gay em Salvador
Câmara de Salvador promove sessão solene para marcar a data

 

 


Voltar

  __________________________________________________________________________________________________________
  Grupo Gay da Bahia - GGB
Rua Frei Vicente, 24 - Pelourinho - Caixa Postal 2552
CEP 40.022-260. Salvador / Bahia / Brasil 
Tel.: (71) 321-1848 / 322-2552 / 322-2176
Fax: 322-3782
 
__________________________________________________________________________________________________________

         © 2003, Todos os direitos reservados, Grupo Gay da Bahia